01/10/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS VIRGEM E DOUTORA (Branco, Prefácio Comum ou das Virgens Ofício da Memória)
Antífona de entrada
Deus cercou-a de cuidados e a instruiu, guardou-a como a pupila dos seus olhos. Ele abriu suas asas como a águia e em cima dos seus ombros a levou. E só ele, o Senhor, foi o seu guia (Dt 32,10ss).
Oração do Dia
Ó Deus, que preparais o vosso reino para os pequenos e humildes, dai-nos seguir confiantes o caminho de santa Teresinha, para que, por sua intercessão, nos seja revelada a vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - Jó 19,21-27
Leitura do livro de Jó.
Disse Jô: 19 21 “Compadecei-vos de mim, compadecei-vos de mim, ao menos vós, que sois meus amigos, pois a mão de Deus me feriu.
22 Por que me perseguis como Deus, e vos mostrais insaciáveis de minha carne?
23 Oh!, se minhas palavras pudessem ser escritas, consignadas num livro,
24 gravadas por estilete de ferro em chumbo, esculpidas para sempre numa rocha!
25 Eu o sei: meu vingador está vivo, e aparecerá, finalmente, sobre a terra.
26 Por detrás de minha pele, que envolverá isso, na minha própria carne, verei Deus.
27 Eu mesmo o contemplarei, meus olhos o verão, e não os olhos de outro; meus rins se consomem dentro de mim”.
Palavra do Senhor.
Salmo - 26/27
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.
Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,
atendei por compaixão!
Meu coração fala convosco confiante
e os meus olhos vos procuram.
Senhor, é vossa face que eu procuro;
não me escondais a vossa face!
Não afasteis em vossa ira o vosso servo,
sois vós o meu auxílio!
Não me esqueçais nem me deixeis abandonado,
meu Deus e salvador!
Evangelho - Lucas 10,1-12
Aleluia, aleluia, aleluia.
Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 10 1 designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.
2 Disse-lhes: “Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.
3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.
4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.
5 Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’
6 Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.
7 Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.
8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.
9 Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo’.
10 Mas se entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei:
11 ‘Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo’.
12 Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma”.
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, ouvi as nossas preces, ao proclamarmos as vossas maravilhas em santa Teresinha. Assim como vos agradou por seus méritos, também vos agrade o nosso culto. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Se não vos converterdes e não vos tornardes semelhantes às crianças, não entrareis no reino do céu, diz o Senhor (Mt 18,3).
Depois da Comunhão
Ó Deus, fazei que o sacramento que recebemos acenda em nós aquela caridade que levou santa Teresinha a abandonar-se inteiramente a vós e a implorar vossa misericórdia para com todos. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Anunciemos o Reino de Deus que ele aconteça entre nós
Jesus escolheu os Seus discípulos e os enviou para irem onde Ele mesmo deveria estar. Jesus quer estar em todos os lugares, em nossa casa, em nossa família. Jesus quer estar presente no meio de nós, a Sua presença amorosa se faz sentir em todo lugar que Ele foi acolhido e recebido, mas Ele mesmo envia os Seus para que, em Seu nome, esteja onde Ele precisa estar.
Precisamos juntos levar o amor de Deus, a Palavra de Deus, a presença de Jesus em todo canto e lugar; queremos Jesus em nossas casas, nos trabalhos, em todos os cantos da sociedade para transformar este mundo.
O Reino de Deus está no meio de nós, está muito próximo a nós, precisamos levar o Reino de Deus para que ele aconteça. É um desafio, Ele mandou Seus discípulos dois a dois. Que beleza se o casal, o homem e a mulher, anunciarem o Reino de Deus! Em primeiro lugar, no próprio lar, mas precisamos de casais evangelizadores, homens e mulheres que saem de suas casas e testemunham com a vida que Deus está no meio de nós. Precisamos de irmãos, irmãos de sangue, mas, sobretudo irmãos na fé, que se unam para anunciar o Evangelho. É tempo de proclamar a graça de Deus.
Em meio às tantas pessoas desanimadas, cansadas, decepcionadas, precisamos ser protagonistas da fé, sentinelas do Reino de Deus, precisamos anunciar com amor e sem destemor a presença de Deus no meio de nós. E digo mais, do modo como Jesus mesmo mandou: precisamos orar pelos doentes, precisamos levar esperança aos que estão enfermos e sofridos; orarmos pelos doentes e pelos enfermos.
O Reino de Deus está muito próximo a nós, precisamos levá-lo para que ele aconteça
Não lamente somente porque as pessoas estão ficando doentes; homens e mulheres de Deus levam a cura e a presença amorosa. Precisamos levar o Reino de Deus às pessoas e anunciar a proximidade de Deus no meio de nós. Seremos recebidos por alguns; ignorados por outros; seremos mal recebidos por tantos; mas o importante é que anunciemos o Reino de Deus.
Iniciamos, agora, o mês das missões; e todo batizado é missionário, é compromissado (ou deveria ser), para sermos discípulos: aqueles que aprendem; e missionários: aqueles que são enviados para anunciar e proclamar o Evangelho de Deus aos corações.
Olhemos para o exemplo formidável de Santa Teresinha, a padroeira das missões, foi do seu Carmelo que ela se tornou missionária pelo mundo inteiro, pela oração e pelo amor à salvação das almas. Tenhamos este mesmo ardor: o de querer conquistar muitos para Cristo, pelo nosso anúncio profético e testemunhal do Evangelho.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário