10/10/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 XXVII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)


Antífona de entrada
Senhor, tudo está em vosso poder e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9ss)
Oração do Dia
Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a nossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Gálatas 3,22-29
Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas.
Irmãos, 3 22 a Escritura encerrou tudo sob o império do pecado, para que a promessa mediante a fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem.
23 Antes que viesse a fé, estávamos encerrados sob a vigilância de uma lei, esperando a revelação da fé.
24 Assim a lei se nos tornou pedagogo encarregado de levar-nos a Cristo, para sermos justificados pela fé.
25 Mas, depois que veio a fé, já não dependemos de pedagogo,
26 porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo.
27 Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo.
28 Já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus.
29 Ora, se sois de Cristo, então sois verdadeiramente a descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.
Palavra do Senhor.

Salmo - 104/105
O Senhor se lembra sempre da aliança!

Cantai, entoai salmos para ele,
publicai todas as suas maravilhas!
Gloriai-vos em seu nome, que é santo,
exulte o coração que busca a Deus!

Procurai o Senhor Deus e seu poder,
buscai constantemente a sua face!
Lembrai as maravilhas que ele fez,
seus prodígios e as palavras de seus lábios!

Descendentes de Abraão, seu servidor,
e filhos de Jacó, seu escolhido,
ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus,
vigoram suas leis em toda a terra.

Evangelho - Lucas 11,27-28
Aleluia, aleluia, aleluia.
Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 11 27 enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: "Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!"
28 Mas Jesus replicou: "Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!"
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, o sacrifício que instituístes e, pelos mistérios que celebramos em vossa honra, completai a santificação dos que salvastes. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Bom é o Senhor para quem confia nele, para aquele que o procura (Lm 3,25).

Depois da Comunhão
Possamos, ó Deus onipotente, saciar-nos do pão celeste e inebriar-nos do vinho sagrado, para que sejamos transformados naquele que agora recebemos. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Ouçamos e coloquemos em prática a Palavra de Deus

“Jesus respondeu: ‘Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática’” (Lucas 11,28).

Aquilo que a mulher está exaltando: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”, não posso afirmar outra coisa a não ser: ‘Feliz, de fato, é o ventre de Maria, os seios de Maria que amamentaram Jesus, que receberam e cuidaram d’Ele”.

Quando contemplo a Virgem Maria, digo: “Que bênção! Que graça! Que bem-aventurada é essa Mulher!”. Como digo da minha mãe: “Que alegria, mamãe! Você foi o ventre que me trouxe. Seus seios que me amamentaram!”. Não posso deixar de reconhecer jamais a grandeza, a felicidade em reconhecer a mãe que me gerou e me amamentou.

Jesus não tira essa felicidade, pelo contrário, Ele a exalta e a coloca no sentido mais pleno: “A felicidade maior daquela que me trouxe, daquela que me gerou e me amamentou, foi ter ouvido a minha Palavra e a ter colocado em prática, por isso, Ela é plenamente feliz”.

Por isso, te digo: o que torna a vida humana feliz não é a nossa ligação física. É uma felicidade para uma mãe gerar um filho, é uma graça para um pai ser um pai, é uma graça você realizar o que realiza, fazer parte da Igreja e do povo de Deus, isso é graça, mas não é a graça maior.

Como precisamos nos desdobrar na prática da Palavra!

A graça maior que dá vida plena a nós, primeiro é ouvir a Palavra de Deus. Jesus vai recordar que muitos desejaram ouvir essa Palavra e não puderam ouvir; como muitos hoje desejam ouvir, mas não têm a oportunidade de ouvir como estamos ouvindo.

Vamos ouvir! Quando digo “ouvir” é voltar os ouvidos inteiramente para que a Palavra de Deus penetre em nós, esteja em nós e se cumpra em nós. Não encontre um tempo mais abençoado no seu dia do que aquele momento que você se recolhe para acolher o amor de Deus em você. Por isso, se recolha no canto que puder e que tiver condições para meditar a Palavra.

Uma vez meditando, ouvindo e deixando Deus falar ao seu coração, por meio da Sua Palavra, pratique a Palavra. Porque muitos ouvem, pregam, anunciam a Palavra, mas não a praticam. É uma tentação para a vida de cada um de nós. Como precisamos nos desdobrar na prática da Palavra!

Não podemos ouvir Deus falar de humildade e não nos esforçarmos, não trabalharmos para sermos uma pessoa humilde; não posso ver a Palavra de Deus falando sobre o amor, e dizer: “O amor é lindo. É a coisa mais perfeita”. Mas onde está o amor desdobrado nos meus atos, nas atitudes, naquilo que realizo?

Não basta ouvir a Palavra. É necessário ouvir, esse é o primeiro passo; a primeira felicidade é de quem ouve, mas a felicidade plena é de quem pratica o que ouve.

Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ