11/10/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio IV Semana do Saltério)
Antífona de entrada
Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel (129,3s).
Oração do Dia
Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - Isaías 25,6-10
Leitura do livro do profeta Isaías.
25 6 O Senhor dos exércitos preparou para todos os povos, nesse monte, um banquete de carnes gordas, um festim de vinhos velhos, de carnes gordas e medulosas, de vinhos velhos purificados.
7 Nesse monte tirará o véu que vela todos os povos, a cortina que recobre todas as nações,
8 e fará desaparecer a morte para sempre. O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces e tirará de toda a terra o opróbrio que pesa sobre o seu povo, porque o Senhor o disse.
9 Naquele dia dirão: Eis nosso Deus do qual esperamos nossa libertação. Congratulemo-nos, rejubilemo-nos por seu socorro,
10 porque a mão do Senhor repousa neste monte, enquanto que Moab é pisada no seu lugar como pisada é a palha no monturo.
Palavra do Senhor.
Salmo - 22/23
Na casa do Senhor habitarei eternamente.
O Senhor é o pastor que me conduz;
não me falta coisa alguma.
Pelos prados e campinas verdejantes
ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha
e restaura as minhas forças.
Ele me guia no caminho mais seguro,
pela honra do seu nome.
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,
nenhum mal eu temerei;
estais comigo com bastão e com cajado:
eles me dão a segurança!
Preparais à minha frente uma mesa,
bem à vista do inimigo,
e com óleo vós ungis minha cabeça;
o meu cálice transborda.
Felicidade e todo bem hão de seguir-me
por toda a minha vida;
e na casa do Senhor habitarei
pelos tempos infinitos.
2a Leitura - Filipenses 4,12-14.19-20
Leitura da carta de são Paulo ao Filipenses.
Irmãos, 4 12 sei viver na penúria, e sei também viver na abundância. Estou acostumado a todas as vicissitudes: a ter fartura e a passar fome, a ter abundância e a padecer necessidade.
13 Tudo posso naquele que me conforta.
14 Contudo, fizestes bem em tomar parte na minha tribulação.
19 Em recompensa, o meu Deus há de prover magnificamente a todas as vossas necessidades, segundo a sua glória, em Jesus Cristo.
20 A Deus, nosso Pai, seja a glória, por toda a eternidade! Amém.
Palavra do Senhor.
Evangelho - Mt 22,1-14 ou 1-10
Aleluia, aleluia, aleluia.
Que o Pai do Senhor Jesus Cristo nos dê do saber o espírito; conheçamos, assim, a esperança à qual nos chamou, como herança! (Ef 1,17s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 22 1 Jesus tornou a falar-lhes por meio de parábolas:
2 "O Reino dos céus é comparado a um rei que celebrava as bodas do seu filho.
3 Enviou seus servos para chamar os convidados, mas eles não quiseram vir.
4 Enviou outros ainda, dizendo-lhes: 'Dizei aos convidados que já está preparado o meu banquete; meus bois e meus animais cevados estão mortos, tudo está preparado. Vinde às bodas!'
5 Mas, sem se importarem com aquele convite, foram-se, um a seu campo e outro para seu negócio.
6 Outros lançaram mãos de seus servos, insultaram-nos e os mataram.
7 O rei soube e indignou-se em extremo. Enviou suas tropas, matou aqueles assassinos e incendiou-lhes a cidade.
8 Disse depois a seus servos: 'O festim está pronto, mas os convidados não foram dignos.
9 Ide às encruzilhadas e convidai para as bodas todos quantos achardes'.
10 Espalharam-se eles pelos caminhos e reuniram todos quantos acharam, maus e bons, de modo que a sala do banquete ficou repleta de convidados.
11 O rei entrou para vê-los e viu ali um homem que não trazia a veste nupcial.
12 Perguntou-lhe: 'Meu amigo, como entraste aqui, sem a veste nupcial?' O homem não proferiu palavra alguma.
13 Disse então o rei aos servos: 'Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o nas trevas exteriores. Ali haverá choro e ranger de dentes'".
14 Porque muitos são os chamados, e poucos os escolhidos.
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, com estas oferendas, as preces dos vossos fiéis, para que o nosso culto filiar nos leve à glória do céu. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada (Sl 33,11).
Depois da Comunhão
Ó Deus todo-poderoso, nós vos pedimos humildemente que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue de Cristo, possamos participar da vossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Dediquemos atenção para as coisas de Deus
A c que Jesus, hoje, nos conta é uma graça, mas ela nos mostra uma tragédia, uma desgraça, porque não há nada mais triste do que a frieza, do que a indiferença, do que o pouco-caso, do que o não ligar para o outro.
Estamos nos tornando cada vez mais insensíveis, vivemos numa sociedade marcada pela insensibilidade. Quanto mais egoísta é o ser humano, menos ele escuta o que está em cima e do lado, porque ele está fechado no seu mundo, nas suas coisas e, realmente, não tem tempo para aquilo que é essencial e fundamental.
Não faça pouco-caso com quem dá importância para você. Se alguém te convida para uma festa ou um almoço, dê o máximo de atenção. Se você realmente não puder ir, justifique com muita clareza, peça desculpas, faço algo até para reparar a consideração que a pessoa teve com você, e até veja se você não pode mesmo dar um jeitinho, nem que seja para passar lá ou rever um outro modo, porque é consideração o que o outro tem para com você, e é falta de consideração você nem responder, é coisa de gente orgulhosa e soberba que se acha muito importante.
Infelizmente, muitos estão dando pouca ou nenhuma atenção para as coisas de Deus
Nem sempre consigo responder a todos os convites e até as chamadas que as pessoas me fazem, porque com as redes sociais é muito difícil tudo isso. Aqui estou falando daquelas pessoas mais próximas a mim. Preciso dar atenção a quem é próximo e a quem deu atenção para mim, isso é fundamental, isso é caridade. Não faça pouco-caso com ninguém, não faça pouco-caso com a atenção do outro.
A parábola de hoje nos mostra, justamente, as pessoas que fazem pouco-caso com a graça de Deus, com o Reino de Deus e as coisas de Deus. A parábola que Jesus está contando, na verdade, é falando desse rei que fez a festa de casamento do seu filho e os convidados foram chamados, mas cada um tinha uma desculpa para dar e não foram, e o rei precisou chamar o povo da rua que estava nas esquinas, nas praças, porque quem foi convidado fez pouco-caso.
Se eu te digo que você não pode fazer pouco-caso com seu próximo, com seu irmão, também com Deus não podemos fazer pouco-caso. Porque, infelizmente, muitos estão fazendo pouco-caso, muitos estão dando pouca atenção, nenhuma atenção para as coisas de Deus ou o mínimo de atenção. Só de estar me escutando agora já é um pouco de atenção.
Mas é aquela atenção de responder, de estar com o Senhor que está no meio de nós. Infelizmente, este é o grande mal dos nossos tempos: estamos demasiadamente ocupados, temos tempo para as nossas redes sociais, para os nossos smartphones, para a televisão, rádios, programas, trabalhos, compromissos… Mas para Deus é o tempo minado que sobra.
Não façamos parte daquele grupo que faz pouco-caso com as coisas de Deus, para não ficarmos fora do grande banquete da vida.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário