13/10/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
Antífona de entrada
Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel (129,3s).
Oração do Dia
Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - Gálatas 5,1-6
Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas.
5 1 É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão.
2 Eis que eu, Paulo, vos declaro: se vos circuncidardes, de nada vos servirá Cristo.
3 E atesto novamente, a todo homem que se circuncidar: ele está obrigado a observar toda a lei.
4 Já estais separados de Cristo, vós que procurais a justificação pela lei. Decaístes da graça.
5 Quanto a nós, é espiritualmente, da fé, que aguardamos a justiça esperada.
6 Estar circuncidado ou incircunciso de nada vale em Cristo Jesus, mas sim a fé que opera pela caridade.
Palavra do Senhor.
Salmo - 118/119
Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!
Senhor, que desça sobre mim a vossa graça
E a vossa salvação que prometestes!
Não retireis vossa verdade de meus lábios,
Pois eu confio em vossos justos julgamentos!
Cumprirei constantemente a vossa lei;
Para sempre, eternamente a cumprirei!
É amplo e agradável meu caminho,
Porque busco e pesquiso as vossas ordens.
Muito me alegro com os vossos mandamentos,
Que eu amo, amo tanto, mais que tudo!
Elevarei as minhas mãos para louvar-vos
E com prazer meditarei vossa vontade.
Evangelho - Lucas 11,37-41
Aleluia, aleluia, aleluia.
A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 11 37 enquanto Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele entrou e pôs-se à mesa.
38 Admirou-se o fariseu de que ele não se tivesse lavado antes de comer.
39 Disse-lhe o Senhor: "Vós, fariseus, limpais o que está por fora do vaso e do prato, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade!
40 Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o conteúdo?
41 Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão limpas".
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, com estas oferendas, as preces dos vossos fiéis, para que o nosso culto filiar nos leve à glória do céu. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada (Sl 33,11).
Depois da Comunhão
Ó Deus todo-poderoso, nós vos pedimos humildemente que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue de Cristo, possamos participar da vossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Quem repara na vida dos outros não cuida do seu coração
O fariseu estava admirado porque Jesus não lavou as mãos antes de comer. O fariseu estava preocupado com as coisas externas. Sabe essa nossa mania, maneira e vício terrível de tudo julgar? Algumas coisas até fazemos questão de comentar, reparar, a pessoa vive reparando na vida dos outros. Quando não falamos expressamos nos sentimentos; o olhar de condenação, de reparação já diz. Essa pessoa vive de reparar na vida dos outros.
Você pode ter certeza, quem repara na vida dos outros não cuida do seu coração. Quem cuida do seu coração não tem tempo de reparar na vida dos outros, porque tem tanta coisa para cuidar dentro de si que não vai perder tempo julgando ninguém.
Não podemos ser fariseus porque a mentalidade farisaica e hipócrita é esta: ela limpa o copo, tudo está maravilhoso, ela limpa todas as coisas externas, a casa. A aparência está maravilhosa, ela faz tratamento de pele, tudo está limpinho, mas o interior não cuida.
Não estou dizendo que não precisamos cuidar do exterior, muito pelo contrário, temos de cuidar, tomar banho, fazer o melhor por nós, mas o melhor que podemos fazer por nós começa por dentro e não por fora. Não adianta tanta aplicação para cuidar do corpo que vai perecer e não cuidarmos do coração, o deixarmos envaidecer e, assim, ele se flagelar.
Quem cuida do seu coração não tem tempo de reparar na vida dos outros porque tem tanta coisa para cuidar dentro de si
Para não sermos fariseus na vida, é preciso cuidar do interior. Não dá para negar que dentro de nós há muita coisa boa: temos generosidade, bondade e amor, mas não há de negar que acumulamos as sujeiras do mundo. Se acumulamos no corpo, se saímos para andar lá fora, passamos um dia trabalhando, chegando em casa precisamos tomar aquele banho para tirar as impurezas que, durante o dia, absorvemos. Imagina o que não absorvemos dentro do nosso coração, dentro da nossa alma, dentro do nosso ser!?
Por isso, é importante cuidarmos de purificar aqui dentro, porque a aparência ilude e engana, está tudo muito bem e maquiado. Não se deixe levar pelas aparências de redes sociais. Na rede social todo mundo é bonito e maravilhoso, todo mundo só tem coisas boas para contar, todo mundo está naquela maquiagem, está só mostrando coisas lindas e maravilhosas.
Não se deixe enganar nem engane a si próprio. Não é para todo mundo aparecer depressivo, deprimido, para baixo, mas precisamos da humildade de se cuidar a cada dia. Cuidar do interior, da alma, do coração, se aplicar com determinação para a purificação da alma e dos sentidos, para que o exterior corresponda àquilo que está dentro de nós.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário