21/10/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XXIX SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
Antífona de entrada
Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).
Oração do Dia
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - Efésios 3,2-12
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.
3 2 Vós deveis ter aprendido o modo como Deus me concedeu esta graça que me foi feita a vosso respeito.
3 Foi por revelação que me foi manifestado o mistério que acabo de esboçar.
4 Lendo-me, podereis entender a compreensão que me foi concedida do mistério cristão,
5 que em outras gerações não foi manifestado aos homens da maneira como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas.
6 A saber: que os gentios são co-herdeiros conosco (que somos judeus), são membros do mesmo corpo e participantes da promessa em Jesus Cristo pelo Evangelho.
7 Eu me tornei servo deste Evangelho em virtude da graça que me foi dada pela onipotente ação divina.
8 A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo,
9 e a todos manifestar o desígnio salvador de Deus, mistério oculto desde a eternidade em Deus, que tudo criou.
10 Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer, pela Igreja, a infinita diversidade da sabedoria divina,
11 de acordo com o desígnio eterno que Deus realizou em Jesus Cristo, nosso Senhor.
12 Pela fé que nele depositamos, temos plena confiança de aproximar-nos junto de Deus.
Palavra do Senhor.
Salmo - Is 12
Com alegria bebereis do manancial da salvação.
Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo;
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
com alegria bebereis do manancial da salvação.
E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor,
invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,
entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
Louvai, cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião,
porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!”
Evangelho - Lucas 12,39-48
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vigiai, diz Jesus, vigiai, pois, no dia em que não esperais, o vosso Senhor há de vir (Mt 24,42.44).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 12 39 disse Jesus: “Sabei, porém, isto: se o senhor soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria forçar a sua casa.
40 Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem”.
41 Disse-lhe Pedro: “Senhor, propões esta parábola só a nós ou também a todos?”
42 O Senhor replicou: “Qual é o administrador sábio e fiel que o senhor estabelecerá sobre os seus operários para lhes dar a seu tempo a sua medida de trigo?
43 Feliz daquele servo que o senhor achar procedendo assim, quando vier!
44 Em verdade vos digo: confiar-lhe-á todos os seus bens.
45 Mas, se o tal administrador imaginar consigo: ‘Meu senhor tardará a vir’, e começar a espancar os servos e as servas, a comer, a beber e a embriagar-se,
46 o senhor daquele servo virá no dia em que não o esperar e na hora em que ele não pensar, e o despedirá e o mandará ao destino dos infiéis.
47 O servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes.
48 Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, dele mais se há de exigir”.
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Dai-nos, ó Deus, usar os vossos dons servindo-vos com liberdade, para que, purificados pela vossa graça, sejamos renovados pelos mistérios que celebramos em vossa honra. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
O Filho do Homem veio dar a sua vida para a salvação dos homens (Mc 10,45).
Depois da Comunhão
Dai-nos, ó Deus, colher os frutos da nossa participação na eucaristia para que, auxiliados pelos bens terrenos, possamos conhecer os valores eternos. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Valorizemos a graça de Deus em nossa vida
“Deus é bom”, “Deus é justo”, “Deus é fiel”, “Deus é misericordioso”. Essas afirmações parecem até redundantes, mas esses adjetivos aos quais nos referimos a Ele revelam a natureza d’Ele e, ao mesmo tempo, a forma como Ele se relaciona conosco.
A bondade de Deus está aí: para todos Ele deu a vida, mas para alguns ou para muitos Ele foi revelando mais ainda do Seu amor e da Sua bondade. Basta ver que nós temos a graça de nos aproximarmos do Evangelho que dá vida, luz e graça. E essa graça, muitas vezes, não chegou a muitos corações, a tantas outras pessoas que não têm a possibilidade que nós temos de refletir, de termos a Palavra perto de nós, de nos aproximarmos do sacramento e de tantos bens espirituais que Deus nos concede.
Deus nos dá muito; e a quem muito é dado muito será cobrado. Então, nós temos muito mais responsabilidades, nós temos mais do que outros que não conheceram ou não tiveram a graça de conhecer o Evangelho.
Temos a graça de ser formados, ensinados, corrigidos e orientados diretamente por Deus que vem falar ao nosso coração, que fala diretamente a nós, que nos abastece com Seu amor e Sua bondade. Primeiro, precisamos ser gratos a Deus, e uma vez que somos gratos a Ele, também precisamos ser muito responsáveis, porque é um mal terrível ter a graça e não nos responsabilizarmos por ela, desperdiçá-la e perdê-la, deixar que ela não produza frutos em nossa vida.
Não nos sintamos menores nem mais cobrados quando precisamos ser mais convertidos e mais corrigidos por Deus, porque Ele tem nos dado muito. Deus tem sido muito pródigo para conosco, Ele tem sido muito misericordioso para conosco, a vontade d’Ele tem sido abundante em nossa vida. Nós, no entanto, muitas vezes, nos comportamos como aqueles filhos ingratos, e não reconhecemos a graça de Deus, só reclamamos e murmuramos.
Temos a graça de ser formados, ensinados, corrigidos e orientados diretamente por Deus que vem falar ao nosso coração
Não tenho coragem de reclamar de nada na vida, porque a vida para tantas pessoas é tão dura e cruel, chega a ser desumana. Vejo como pessoas, mesmo vivendo vidas duríssimas, sabem manter a gratidão e a submissão a Deus. Vejo, por outro lado, pessoas tendo tudo na mão, até as facilidades da vida, mas reclamam por qualquer coisa, estão insatisfeitas sempre, não têm gratidão por nada, nada está bom, nada presta na vida daquela pessoa.
É um mal terrível! Seremos cobrados por cada coisa, por cada momento, minuto e situação da vida que não soubermos viver.
Viver intensamente não é viver uma vida esbanjada, de qualquer jeito, uma vida louca. Viver intensamente é ser grato, é aproveitar cada momento, é saber ter responsabilidade por aquilo que nos é dado, confiado, por aquilo que recebemos. Não é viver nos comparando aos outros para querer ser sempre mais, para que cresça a soberba, o orgulho e a vaidade.
É termos maturidade para assumir nossas responsabilidades com louvor, gratidão, mas com empenho e dedicação para com aquilo que são nossos deveres e obrigações.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário