07/10/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO (Branco, Prefácio de Maria – Ofício da Memória)


Antífona de entrada
Ave, Maria, Cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre (Lc 1,28.42).
Oração do Dia
Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo, pela mensagem do anjo, a encarnação do Cristo, vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição pela intercessão da virgem Maria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Atos 1,12-14
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
12 Voltaram eles então para Jerusalém do monte chamado das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, distante uma jornada de sábado.
13 Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago.
14 Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele.
Palavra do Senhor.

Salmo - Lc 1
Bendita sejais, ó virgem Maria;
trouxestes no ventre a palavra eterna!


A minha alma engrandece ao Senhor,
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador.

Pois ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez por mim maravilhas
e santo é o seu nome!

Seu amor, de geração em geração,
chega a todos os que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.

Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada, os ricos.

Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

Evangelho - Lucas 1,26-38
Aleluia, aleluia, aleluia.
Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra! (Lc 1,28)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.
28 Entrando, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo".
29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
30 O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,
33 e o seu reino não terá fim".
34 Maria perguntou ao anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?"
35 Respondeu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,
37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível".
38 Então disse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo afastou-se dela.
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Fazei, ó Deus que a nossa vida corresponda às nossas oferendas e dai-nos contemplar de tal modo os mistérios do vosso Filho, que mereçamos alcançar as suas promessas. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
O anjo disse à Maria: Vais conceber e dar à Luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus! (Lc 1,31)

Depois da Comunhão
Senhor nosso Deus, anunciamos neste sacramento a morte e a ressurreição do vosso Filho, pedindo-vos que nos associeis às suas dores, para merecermos participar também das suas alegrias e glórias. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

O Santo Rosário é uma arma poderosa para a nossa vida

“Maria, então, disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!’” (Lucas 1,38).

A Igreja nos dá a graça de celebrarmos, hoje, Nossa Senhora do Rosário ou Nossa Senhora das Vitórias. Lá no século XVI, houve a grande batalha de Lepanto, e Ela foi importantíssima para a história da humanidade e da Igreja. A guerra promovida com os turcos-otomanos, nossos irmãos muçulmanos, foi decisiva para que aquele mundo, sobretudo Portugal e Espanha, não fosse dominado pelos Islâmicos, isso significaria que, hoje, muitos de nós também seríamos rendidos à cultura e à religião muçulmana. 

Diante do poder bélico que o império turco tinha, os cristãos belicamente com certeza eram os mais fragilizados, a graça que os cristãos tinham era a graça da oração. Todo mundo colocou o Rosário na mão e aquela vitória da batalha de Lepanto aconteceu pelos cristãos rezando o Santo Rosário.

Quando, hoje, celebramos Nossa Senhora das Vitórias ou Nossa Senhora do Rosário, é para dizer que o Rosário é a nossa arma poderosa, e ela não consiste numa repetição de Ave-Marias apenas. Muito pelo contrário, é uma oração mística, profunda, contemplativa e meditativa; é uma vitória para a nossa própria vida.

Vivemos, hoje, derrotados pela ansiedade, pelo medo, pelas angústias, pelas tensões, preocupações e inquietações, que são verdadeiras avalanches que se jogam sobre nós.

O Santo Rosário é uma oração mística, profunda, contemplativa e meditativa; é uma vitória para a nossa própria vida

O Céu está nos dando um santo remédio: a contemplação dos mistérios da nossa fé. É essa graça que o Santo Rosário nos dá porque estamos contemplando desde o anjo que vai visitar Maria, para ali dar início a esse mistério maravilhoso da encarnação de Deus no meio de nós, até o último glorioso, que é a coroação de Maria como Rainha do Céu e da Terra.

Nós passamos, contemplamos e meditamos os mistérios essenciais da nossa fé, da nossa redenção e da nossa vida. Depois, a nossa vida é iluminada pela vida de Cristo e de Sua Mãe, a Virgem Maria, porque os mistérios do Santo Rosário são os mistérios da nossa própria vida.

As alegrias de Jesus, as dores, as luzes na vida d’Ele e a Sua glória devem refletir a nossa própria vida. E para que não nos percamos em tantas luzes opacas e obscuras da vida, é que o Santo Rosário nos ilumina quando meditamos, quando contemplamos, quando percebemos que a graça divina que nos cura é essa.

A vitória das nossas famílias, a vitória da nossa casa, a vitória da nossa vida pessoal está aí na contemplação dos mistérios da fé. É bonito o Santo Rosário porque as Ave-Marias são como panos de fundo – sabe aquela musiquinha instrumental que você coloca para meditar e está tocando ao fundo – , estamos rezando com a boca para que não nos percamos porque temos dificuldade de concentração, de nos mantermos centrados em alguma coisa, então, as Ave-Marias são como portas de Deus nos puxando, enquanto vamos contemplando os mistérios da fé. Depois, a Virgem Maria reza conosco, os anjos rezam conosco, quando contemplamos os mistérios da fé.

Não desista do Santo Terço! Reze em casa, reze com a família, reze no carro pelo menos uma vez por semana. Cada família cristã e católica deveria se reunir para rezar o Santo Terço. Digo a você: as vitórias serão inúmeras em sua casa.

Depois, individualmente, rezando no seu carro, a caminho do trabalho, ao invés de ficar ouvindo notícias de cá e para lá, músicas, sem tempo para o Santo Terço… Ele é a vitória para esses devaneios mentais, para essa inconsistência dos sentimentos e para todo esse tempo em que vivemos, onde as batalhas são muitas. Com o terço na mão, iremos sempre vencer, com a graça de Deus.

Deus abençoe você! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ