09/10/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 XXVII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)


Antífona de entrada
Senhor, tudo está em vosso poder e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9ss)
Oração do Dia
Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mas do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Gálatas 3,7-14

Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas.


7 Sabei, pois: só os que têm fé é que são filhos de Abraão.
8 Prevendo a Escritura que Deus justificaria os povos pagãos pela fé, anunciou esta boa nova a Abraão: “Em ti todos os povos serão abençoados”.
9 De modo que os homens de fé são abençoados com a bênção de Abraão, homem de fé.
10 Todos os que se apóiam nas práticas legais estão sob um regime de maldição. Pois está escrito: “Maldito aquele que não cumpre todas as prescrições do livro da lei”.
11 “Que ninguém é justificado pela lei perante Deus é evidente, porque o justo viverá pela fé”.
12 Ora, a lei não provém da fé e sim (do cumprimento): “quem observar estes preceitos viverá por eles”.
13 Cristo remiu-nos da maldição da lei, fazendo-se por nós maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro”.
14 Assim a bênção de Abraão se estende aos gentios, em Cristo Jesus, e pela fé recebemos o Espírito prometido.
Palavra do Senhor.



Salmo - 110/111

O Senhor se lembra sempre da aliança!


Eu agradeço a Deus de todo o coração
junto com todos os seus justos reunidos!
Que grandiosas são as obras do Senhor,
elas merecem todo o amor e admiração!


Que beleza e esplendor são os seus feitos!
Sua justiça permanece eternamente!
O Senhor bom e clemente nos deixou
a lembrança de suas grandes maravilhas.


Ele dá o alimento aos que o temem
e jamais esquecerá sua aliança.
Ao seu povo manifesta seu poder,
dando a ele a herança das nações.



Evangelho - Lucas 11,15-26

Aleluia, aleluia, aleluia.
Agora o príncipe deste mundo há de ser laçado fora; quando eu for elevado da terra, atrairei para mim todo ser (Jo 12,31s).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.


11 15 Alguns deles disseram a respeito de Jesus: Ele expele os demônios por Beelzebul, príncipe dos demônios.
16 E para pô-lo à prova, outros lhe pediam um sinal do céu.
17 Penetrando nos seus pensamentos, disse-lhes Jesus: Todo o reino dividido contra si mesmo será destruído e seus edifícios cairão uns sobre os outros.
18 Se, pois, Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que expulso os demônios por Beelzebul.
19 Ora, se é por Beelzebul que expulso os demônios, por quem o expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes!
20 Mas se expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado a vós o Reino de Deus.
21 Quando um homem forte guarda armado a sua casa, estão em segurança os bens que possui.
22 Mas se sobrevier outro mais forte do que ele e o vencer, este lhe tirará todas as armas em que confiava, e repartirá os seus despojos.
23 Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha.
24 Quando um espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso; não o achando, diz: Voltarei à minha casa, donde saí.
25 Chegando, acha-a varrida e adornada.
26 Então ele vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes.


Palavra da Salvação.



Oração Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, o sacrifício que instituístes e, pelos mistérios que celebramos em vossa honra, completai a santificação dos que salvastes. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Bom é o Senhor para quem confia nele, para aquele que o procura (Lm 3,25).

Depois da Comunhão
Possamos, ó Deus onipotente, saciar-nos do pão celeste e inebriar-nos do vinho sagrado, para que sejamos transformados naquele que agora recebemos. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

A graça de Deus expulsa o mal da nossa vida

“Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’” (Lucas 11,24).

A Palavra de Deus, que vem hoje ao nosso encontro, coloca-nos diante das realidades importantes da nossa vida espiritual. A primeira delas é que os espíritos maus precisam sair de nós, precisamos realmente expulsá-los da nossa vida. E Jesus veio está no meio de nós para isto: para que os espíritos malignos não estejam dominando, agindo e tomando conta da nossa vida.

Sabemos que são muitos espíritos maus que pervadem a nossa vida, incitando-nos a ter maus pensamentos, maus sentimentos e a brigarmos uns com os outros. O Espírito da ofensa, da fofoca, da calúnia, da ira, da raiva, do medo. E de todos esses espíritos ou de todos os males o Senhor quer nos libertar. Permitamos que Ele nos liberte porque todas as vezes que nos aproximamos do Senhor, Ele nos liberta do mal.

Aquela acusação que querem fazer a Jesus, se é por príncipe de Belzebu ou príncipe dos demônios, que Ele expulsa os demônios e não pode o mal expulsar o mal, não pode uma casa dividida persistir de forma alguma, porque todo o Reino dividido, toda a casa dividida será destruída.

Então, o mal não expulsa o mal, quem expulsa o mal é a graça de Deus, a força do bem que vem do coração do Senhor nosso Deus. Portanto, não podemos servir o bem e o mal, não podemos estar misturados, uma hora sermos bons e outra hora sermos maus. Não podemos ficar falando bem, anunciando o Reino de Deus e fazendo mal aos outros, porque isso mostra uma vida dividida, um coração dividido e, com certeza, é um coração que se arruína.

Quem expulsa o mal é a graça de Deus, a força do bem que vem do coração do Senhor nosso Deus

Quando um espírito mau sai de um homem, sai da nossa vida, ele vai ficar vagando, vai ficar por aí, à espreita do primeiro momento em que encontrar essa casa vazia para fazer a festa e fazer a nossa situação de vida ficar pior.

Já vi muitas pessoas recuperadas de drogas, de álcool, de vícios, já vi muitas pessoas libertas do adultério, já vi muitas libertações, graças a Deus; mas preciso dizer que vi muitas pessoas voltarem depois e ficarem pior. Já vi pessoas que ficaram sóbrias, tempos bons sem beber, mas depois cederam e, quando caíram, caíram de forma pior.

Se temos uma fraqueza, essa fraqueza está aberta em nós, não podemos relaxar de forma alguma. Deus nos libertou hoje, nos liberta amanhã, mas se vacilarmos, se já nos acharmos prontos, vamos cair e podemos cair muito pior do que antes.

É preciso ter a firmeza, a convicção e não se voltar para o antigo vômito, não ficarmos vazios. É por isso que precisamos nos preencher todos os dias da graça de Deus. Ninguém está pronto, ninguém pode dizer que não vai cair, ninguém pode dizer que não vai cometer isso e aquilo, porque precisamos nos preencher de Deus, e se não nos preenchermos e a casa ficar vazia, os demônios voltarão para fazer a festa com essa casa que está vazia.

Deus abençoe você!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ