05/11/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 XXXI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)


Antífona de entrada
Não me abandoneis, jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22s).
Oração do Dia
Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vosso filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Filipenses 3,3-8
Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses.
3 Porque os verdadeiros circuncisos somos nós, que prestamos culto a Deus pelo Espírito de Deus, e pomos nossa glória em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.
4 No entanto, eu poderia confiar também na carne. Se há quem julgue ter motivos humanos para se gloriar, maiores os possuo eu:
5 circuncidado ao oitavo dia, da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu e filho de hebreus. Quanto à lei, fariseu;
6 quanto ao zelo, perseguidor da Igreja; quanto à justiça legal, declaradamente irrepreensível.
7 Mas tudo isso, que para mim eram vantagens, considerei perda por Cristo.
8 Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo
Palavra do Senhor.

Salmo - 104/105
Exulte o coração dos que buscam o Senhor!

Cantai, entoai salmos para ele,
publicai todas as suas maravilhas!
Gloriai-vos em seu nome que é santo,
exulte o coração que busca a Deus!

Procurai o Senhor Deus e seu poder,
buscai constantemente a sua face!
Lembrai as maravilhas que ele fez,
seus prodígios e as palavras de seus lábios!

Descendentes de Abraão, seu servidor,
e filhos de Jacó, seu escolhido,
ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus,
vigoram suas leis em toda a terra.

Evangelho - Lucas 15,1-10
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
15 1 Aproximavam-se de Jesus os publicanos e os pecadores para ouvi-lo.
2 Os fariseus e os escribas murmuravam: “Este homem recebe e come com pessoas de má vida!”
3 Então lhes propôs a seguinte parábola:
4 “Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?
5 E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo,
6 e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: ‘Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido’.
7 Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma delas, não acende a lâmpada, varre a casa e a busca diligentemente, até encontrá-la?
9 E tendo-a encontrado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: ‘Regozijai-vos comigo, achei a dracma que tinha perdido’.
10 Digo-vos que haverá júbilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrependa”.
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, que este sacrifício se torne uma oferenda perfeita aos vossos olhos e fonte de misericórdia para nós. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Como o Pai, que me enviou, é a vida, e eu vivo pelo Pai, diz o Senhor, assim quem come a minha carne viverá por mim (Jo 6,58).

Depois da Comunhão
Ó Deus, frutifique em nós a vossa graça, a fim de que, preparados por vossos sacramentos, possamos receber o que prometem. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Convertamos o nosso coração pelo amor de Deus por nós

“Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão” (Lucas 15,7).

A óptica do Evangelho de hoje nos mostra que o problema é nos considerarmos justos, porque os justos não medem a sua conversão, eles estão sempre rezando e vendo que os outros precisam se converter; há até uma oração na Igreja pela conversão dos pecadores, na qual nós devemos estar inclusos. Porque se os que estão fora da Igreja pecam pelos pecados que cometem no mundo aí fora, nós, muitas vezes, pecamos na Casa de Deus por orgulho, soberba e vaidade.

Aqui, consideramos os nossos pecados menores quando, na verdade, os nossos pecados são grandes porque conhecemos a graça; e quem conhece a graça deve lutar de forma pertinente a cada dia e até de forma penitente pela sua conversão diária. Converter-se para vencer essa arrogância, essa vaidade, essa mania de julgar os outros, converter o próprio temperamento que, muitas vezes, está com comportamentos excessivos.

A alegria que damos a Deus é sermos esse pecador que se converte a cada dia pelo amor, pela misericórdia e pela paciência

A nossa conversão não é menor do que a do mundo, não é porque nos julgamos aqueles que não roubam, que não matam, que estamos melhores que os outros, porque pode ser que o que julgamos ser ladrões e bandidos cheguem primeiro no Reino dos Céus ou no lugar que acharíamos que é nosso. É por isso que para Deus há muito mais alegrias por um só pecador que se converte, e aqui Ele não está falando o tamanho do pecador. 

A alegria que damos ao coração de Deus não é ficarmos parados, estagnados onde estamos, lamentando com o mundo que não se converte. A alegria que damos a Deus é sermos esse pecador que se converte a cada dia pelo amor, pela misericórdia e pela paciência, que se converte dessa mania destemperada de viver julgando a tudo e a todos, e começa a voltar-se para si mesmo e a olhar as suas próprias intempéries e situações não resolvidas da vida.

O Bom Pastor deixa as 99 ovelhas e vai atrás daquela única que está perdida. Muitas vezes, a ovelha não está perdida no mundo, mas sim na Igreja, na própria casa, porque o corpo da ovelha está ali, mas o coração já está distante há muito tempo.

Deixemos que o Bom Pastor encontre o coração dessa ovelha que somos nós, que nunca saímos da Casa do Pai, mas temos um coração que vive voando por outros campos. Que o Bom Pastor encontre o nosso coração, para que ele se converta e se convença, a cada dia, que sem o amor de Deus não somos nada.

Deus abençoe você!   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ