08/11/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XXXII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio IV Semana do Saltério)
Antífona de entrada
Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece (Sl 87,3).
Oração do Dia
Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - Sabedoria 6,12-16
Leitura do livro da Sabedoria.
6 12 A Sabedoria é luminosa e nunca murcha. Facilmente é contemplada por aqueles que a amam, e é encontrada pelos que a procuram. 13 Ela até se antecipa, apressando-se a mostrar-se aos que a desejam. 14 Quem por ela madruga não se cansa, pois a encontrará sentada à porta. 15 Meditar sobre ela é a perfeição do bom senso, e quem ficar acordado por causa dela em breve estará seguro. 16 Pois ela mesma sai à procura dos que dela são dignos; cheia de bondade, mostra-se a eles nos caminhos e, em cada projeto, vai ao seu encontro.
Palavra do Senhor.
Salmo - 62/63
A minha alma tem sede de vós, e vos deseja, ó Senhor.
Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!
Desde a aurora ansioso vos busco!
A minha alma tem sede de vós,
minha carne também vos deseja,
como terra sedenta e sem água!
Venho, assim, contemplar-vos no templo,
para ver vossa glória e poder.
Vosso amor vale mais do que a vida:
e por isso meus lábios vos louvam.
Quero, pois vos louvar pela vida,
e elevar para vós minhas mãos!
A minha alma será saciada,
como em grande banquete de festa;
cantará a alegria em meus lábios.
Penso em vós no meu leito, de noite,
nas vigílias suspiro por vós!
Para mim fostes sempre um socorro;
de vossas asas à sombra eu exulto!
2a Leitura - 1 Tessalonicenses 4,13-18 ou 13-14
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Tessalonicenses.
4 13 Irmãos, não queremos deixar-vos na ignorância a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança. 14 Com efeito, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos igualmente que Deus, por meio de Jesus, com ele conduzirá os que adormeceram. 15 Eis o que temos a vos dizer, de acordo com a palavra do Senhor: nós, os vivos, os que ficarmos em vida até a vinda do Senhor, não passaremos à frente dos que tiverem morrido. 16 Pois o Senhor mes¬mo, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, descerá do céu. E então ressus¬citarão, em primeiro lugar, os que morreram em Cristo; 17 depois, nós, os vivos, que ainda estivermos em vida, seremos arrebatados, junto com eles, sobre as nuvens, ao encontro¬ do Senhor, nos ares. E, assim, estaremos sem¬pre com o Senhor. 18 Reconfortai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
Palavra do Senhor.
Evangelho - Mateus 25,1-13
Aleluia, aleluia, aleluia.
É preciso vigiar e ficar de prontidão; em que dia o Senhor há de vir, não sabeis não! (Mt 24.44).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
25 1 “O Reino dos Céus pode ser comparado a dez moças que, levando suas lamparinas, saíram para formarem o séquito do noivo. 2 Cinco delas eram descuidadas e as outras cinco eram previdentes. 3 As descuidadas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram¬ óleo consigo. 4 As previdentes, porém, levaram jarros com óleo junto com as lâmpadas. 5 Como o noivo demorasse, todas acabaram cochilando e dormindo. 6 No meio da noite, ouviu-se um alvoroço: ‘O noivo está chegando. Ide acolhê-lo!’ 7 Então todas se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8 As descuidadas disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9 As previdentes responderam: ‘De modo algum, pois o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores”. 10 Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento. E a porta se fechou. 11 Por fim, chegaram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a por-ta!’ 12 Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade vos digo: não vos conheço!’ 13 Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora”.
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Lançai, ó Deus, sobre o nosso sacrifício um olhar de perdão e de paz, para que, celebrando a paixão do vosso Filho, possamos viver o seu mistério. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar (Sl 22,1s).
Depois da Comunhão
Fortificados por este alimento sagrado, nós vos damos graças, ó Deus, e imploramos a vossa clemência; fazei que perseverem na sinceridade do vosso amor aqueles que fortalecestes pela infusão do Espírito Santo. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre
Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Usemos sempre a prudência em nossa vida
Que parábola bela! Ao mesmo tempo, ela nos coloca em alerta. Das dez jovens, cinco eram prudentes e cinco não eram prudentes. As cinco que eram prudentes levaram suas lâmpadas e levaram o óleo consigo, porém, as imprevidentes não se preocuparam, levaram as lâmpadas e pensaram: “Se o óleo acabar, pego emprestado com alguém”.
Por falta de prudência, muitas coisas dão errado na vida, muitas situações desastrosas acontecem. O avião que caiu, o carro que ficou na estrada, a pessoa que ficou sem o alimento, a pessoa que está sempre confiando em si própria ou nos arranjos que podem fazer na vida.
Sei que em muitas situações você pensa: “Eu me arranjei em tantas coisas”, mas chega uma hora que não dá para se arranjar. Por isso não é questão de confiar ou não, a questão é ser prudente, a questão é ser uma pessoa que se cuida. É muito melhor, às vezes, errar por excesso, estar ali preparado e guardado, do que deixar perecer por falta.
Que jamais falte prudência em nossa vida, que jamais falte cuidado naquilo que devemos fazer. Primeiro, as lâmpadas precisam estar acesas para irmos sempre ao encontro do Senhor, mas se nos acostumarmos sempre a improvisar, em algum momento não dará para improvisar, e vamos ficar mesmo na mão – primeiro, com a nossa própria consciência; depois, com os nossos compromissos e responsabilidades.
Por falta de prudência, muitas coisas dão errado na vida, muitas situações desastrosas acontecem
Há pessoas que deixam a conversão sempre para depois: “Depois me converto”; “Depois me confesso”; “Depois peço perdão”; “Depois peço desculpas”; “Depois me reconcilio”. Perdeu a chance. A pessoa com quem você podia se reconciliar foi embora, morreu. Era a chance que você tinha para se converter, mas não se converteu; era a oportunidade que você tinha para mudar de vida, mas não mudou: a vida piorou e as situações estão aí.
O tempo da graça é agora! É preferível parar e buscar o óleo que ficou para trás do que continuar indo para a frente e não ter mais como voltar para buscar o óleo.
Eu já passei pelo posto de combustível e disse: “Lá na frente tem outro”. E lá na frente não tinha outro posto, não tinha como voltar para buscar o outro e fiquei na mão. Muitas vezes, tem sido assim na vida, ficamos na mão porque confiamos e não usamos da prudência.
Não seja imprudente em nada na vida, seja previdente, seja aquele que cuida com determinação e atenção em cada época da sua vida, ou seja, seja sempre vigilante e assim não ficará na mão.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário