18/11/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XXXIII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
Antífona de entrada
Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. vós me invocareis, e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes (Jr 29,11s.14).
Oração do Dia
Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - Apocalipse 4,1-11
Leitura do livro do Apocalipse de são João.
4 1 Depois disso, tive uma visão: vi uma porta aberta no céu, e a voz que falara comigo, como uma trombeta, dizia: Sobe aqui e mostrar-te-ei o que está para acontecer depois disso.
2 Imediatamente, fui arrebatado em espírito; no céu havia um trono, e nesse trono estava sentado um Ser.
3 E quem estava sentado assemelhava-se pelo aspecto a uma pedra de jaspe e de sardônica. Um halo, semelhante à esmeralda, nimbava o trono.
4 Ao redor havia vinte e quatro tronos, e neles, sentados, vinte e quatro Anciãos vestidos de vestes brancas e com coroas de ouro na cabeça.
5 Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante do trono ardiam sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.
6 Havia ainda diante do trono um mar límpido como cristal. Diante do trono e ao redor, quatro Animais vivos cheios de olhos na frente e atrás.
7 O primeiro animal vivo assemelhava-se a um leão; o segundo, a um touro; o terceiro tinha um rosto como o de um homem; e o quarto era semelhante a uma águia em pleno vôo.
8 Estes Animais tinham cada um seis asas cobertas de olhos por dentro e por fora. Não cessavam de clamar dia e noite: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Dominador, o que é, o que era e o que deve voltar.
9 E cada vez que aqueles Animais rendiam glória, honra e ação de graças àquele que vive pelos séculos dos séculos,
10 os vinte e quatro Anciãos inclinavam-se profundamente diante daquele que estava no trono e prostravam-se diante daquele que vive pelos séculos dos séculos, e depunham suas coroas diante do trono, dizendo:
11 Tu és digno Senhor, nosso Deus, de receber a honra, a glória e a majestade, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade é que existem e foram criadas.
Palavra do Senhor.
Salmo - 150
Santo, santo, santo, Senhor Deus onipotente!
Louvai o Senhor Deus no santuário,
louvai-o no alto céu de seu poder!
Louvai-o por seus feitos grandiosos,
louvai-o em sua grandeza majestosa!
Louvai-o com o toque da trombeta,
louvai-o com a harpa e com a cítara!
Louvai-o com a dança e o tambor,
louvai-o com as cordas e as flautas!
Louvai-o com os címbalos sonoros,
louvai-o com os címbalos de júbilo!
Louve a Deus tudo o que vive e que respira,
tudo cante os louvores do Senhor!
Evangelho - Lucas 19,11-28
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu vos escolhi a fim de que deis, no meio do mundo, um fruto que dure (Jo 15,16).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
11 Como Jesus estava perto de Jerusalém, alguns se persuadiam de que o Reino de Deus se havia de manifestar brevemente; ele acrescentou esta parábola:
12 Um homem ilustre foi para um país distante, a fim de ser investido da realeza e depois regressar.
13 Chamou dez dos seus servos e deu-lhes dez minas, dizendo-lhes: Negociai até eu voltar.
14 Mas os homens daquela região odiavam-no e enviaram atrás dele embaixadores, para protestarem: Não queremos que ele reine sobre nós.
15 Quando, investido da dignidade real, voltou, mandou chamar os servos a quem confiara o dinheiro, a fim de saber quanto cada um tinha lucrado.
16 Veio o primeiro: Senhor, a tua mina rendeu dez outras minas.
17 Ele lhe disse: Muito bem, servo bom; porque foste fiel nas coisas pequenas, receberás o governo de dez cidades.
18 Veio o segundo: Senhor, a tua mina rendeu cinco outras minas.
19 Disse a este: Sê também tu governador de cinco cidades.
20 Veio também o outro: Senhor, aqui tens a tua mina, que guardei embrulhada num lenço; 21 pois tive medo de ti, por seres homem rigoroso, que tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste.
22 Replicou-lhe ele: Servo mau, pelas tuas palavras te julgo. Sabias que sou rigoroso, que tiro o que não depositei e ceifo o que não semeei...
23 Por que, pois, não puseste o meu dinheiro num banco? Na minha volta, eu o teria retirado com juros.
24 E disse aos que estavam presentes: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem dez minas.
25 Replicaram-lhe: Senhor, este já tem dez minas!...
26 Eu vos declaro: a todo aquele que tiver, dar-se-lhe-á; mas, ao que não tiver, ser-lhe-á tirado até o que tem.
27 Quanto aos que me odeiam, e que não me quiseram por rei, trazei-os e massacrai-os na minha presença.
28 Depois destas palavras, Jesus os foi precedendo no caminho que sobe a Jerusalém.
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Concedei, Senhor nosso Deus, que a oferenda colocada sob o vosso olhar nos alcance a graça de vos servir e a recompensa de uma eternidade feliz. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Para mim só há um bem: é estar com Deus, é colocar o meu refúgio no Senhor (Sl 72,28).
Depois da Comunhão
Tendo recebido em comunhão o Corpo e o Sangue do vosso Filho, concedei, ó Deus, possa esta eucaristia, que ele mandou celebrar em sua memória, fazer-nos crescer em caridade. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre
Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Administremos bem os nossos dons
Esse é o exemplo desse homem nobre, que partiu para um país distante para depois ser coroado rei e voltar; e ele confia a dez dos seus empregados cem moedas de pratas para que eles possam administrar nesse tempo que ele está fora.
Aqui há duas realidades: Primeiro, os seus concidadãos que o odiavam e não queriam que ele reinasse; depois, é claro, há aqueles empregados a quem ele confiou administrar os seus bens, confiou administrar os seus negócios.
O primeiro foi muito ágil, muito esperto, pegou as cem moedas e as fez render dez vezes mais: “Muito bom, servo fiel. Você foi fiel em coisas pequenas, então você receberá o governo de dez cidades”.
Sabe, é uma retórica aquilo que Jesus está nos ensinando, porque parábolas são histórias da vida que devem servir para ilustrar a nossa própria vida. Deus nos confiou administrar os seus bens, administrar o mundo e a casa em que estamos.
Se cada um administrar bem a própria vida, terá feito uma grande contribuição para o mundo ser melhor, para a nossa vida ser melhor. Não seja como aquele operário ou aquele empregado preguiçoso que recebeu cem moedas, mas simplesmente foi um empregado inútil, porque, movido pelo medo, pela falta de iniciativa, pegou as cem moedas e as guardou num lenço, não pegou as moedas e não as colocou no banco, não fez nenhum negócio, não administrou aquilo que recebeu.
Precisamos nos impulsionar e impulsionar os outros para que ninguém enterre os seus talentos
Administre a sua vida, os seus talentos e dons. Nem todos nós vamos dar na mesma proporção, e isso não tem importância nenhuma no coração de Deus, porque o mesmo que recebeu 100 rendeu 10 vezes mais, o outro que recebeu 100, rendeu cinco vezes mais, mas o triste é quem recebeu 100 e não rendeu nada.
A visão aqui não é capitalista, do rendimento, do lucro, das finanças, do que vou financeiramente ganhar. Aqui é justamente tirar dessa visão capitalista a forma como iremos administrar bem a vida, os dons, a capacidade que cada um tem.
A vida não está fácil para ninguém, a vida nunca foi fácil para ninguém, agora a vida nunca vai ser também abençoada para quem não corre atrás, para quem não faz a sua parte, para quem simplesmente para diante das dificuldades, dos fracassos ou das tentativas da vida e esmorece e se entrega.
Precisamos nos impulsar e impulsionar os outros para que ninguém enterre os seus talentos, seus dons, para que ninguém fique paralisado, para que ninguém se entregue as suas dores, enfermidades e passe a vida lamentando ou se refugiando no medo ou nos outros pavores da vida. É preciso na fé ser mais do que os medos, arriscar-se, correr atrás, labutar, dar o melhor de nós para fazer render os dons e os talentos que recebermos do Alto.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário