24/11/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
SANTO ANDRÉ DUNG-LAG PRESBÍTERO E MÁRTIR (Vermelho, Prefácio Comum ou dos Mártires Ofício da Memória)
Antífona de entrada
A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; para os salvos, como nós, ela é poder de Deus (Gl 6,14; 1Cor 1,18).
Oração do Dia
Ó Deus, fonte e origem de toda paternidade, que destes aos santos mártires André e seus companheiros serem fiéis à cruz do vosso filho até a efusão do sangue, concedei, por sua intercessão, que, propagando o vosso amor entre os irmãos, possamos ser chamados vossos filhos e filhas e realmente o sejamos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - Apocalipse 14,14-19
Leitura do livro do Apocalipse de são João.
14 14 Eu vi ainda uma nuvem branca, sobre a qual se sentava como que um “Filho do Homem”, com a cabeça cingida de coroa de ouro e na mão uma foice afiada.
15 Outro anjo saiu do templo, gritando em voz alta para aquele que estava assentado na nuvem: “Lança a tua foice e ceifa, porque é chegada a hora de ceifar, pois está madura a seara da terra”.
16 O Ser que estava assentado na nuvem lançou então a foice à terra, e a terra foi ceifada.
17 Outro anjo saiu do templo do céu. Tinha também uma foice afiada.
18 E outro anjo, aquele que tem poder sobre o fogo, saiu do altar e bradou em alta voz para aquele que tinha a foice afiada: “Lança a foice afiada e vindima os cachos da vinha da terra, porque maduras estão as suas uvas”.
19 O anjo lançou a sua foice à terra e vindimou a vinha da terra, e atirou os cachos no grande lagar da ira de Deus.
Palavra do Senhor.
Salmo - 95/96
O Senhor vem julgar nossa terra.
Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”
Ele firmou o universo inabalável,
e os povos ele julga com justiça.
O céu se rejubile e exulte a terra,
aplauda o mar com o que vive em suas águas;
os campos com seus frutos rejubilem
e exultem as florestas e as matas.
Na presença do Senhor, pois ele vem,
porque vem para julgar a terra inteira.
Governará o mundo todo com justiça,
e os povos julgará com lealdade.
Evangelho - Lucas 21,5-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
Permanece fiel até a morte, e a coroa da vida eu te darei! (ap 2,10).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 21 5 como chamassem a atenção de Jesus para a construção do templo feito de belas pedras e recamado de ricos donativos, Jesus disse:
6 “Dias virão em que destas coisas que vedes não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído”.
7 Então o interrogaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E que sinal haverá para saber-se que isso se vai cumprir?”
8 Jesus respondeu: “Vede que não sejais enganados. Muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais após eles.
9 Quando ouvirdes falar de guerras e de tumultos, não vos assusteis; porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas não virá logo o fim”.
10 Disse-lhes também: “Levantar-se-ão nação contra nação e reino contra reino.
11 Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu”.
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Recebei, Pai santo, as oferendas que vos apresentamos, venerando a paixão dos santos mártires vietnamitas, para que, entre as dificuldades desta vida, possamos ser achados sempre fiéis a vós e apresentados como hóstia agradável. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus (Mt 5,10).
Depois da Comunhão
Na comemoração dos vossos santos mártires, vós nos alimentastes, ó Pai, com o mesmo pão; Dai-nos permanecer unidos no vosso amor e receber o prêmio eterno da nossa paciência. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre
Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Exorcizemos o medo de nossa vida
“Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados” (Lucas 21,8-9).
Tudo que o Mestre Jesus quer é que não sejamos enganados e iludidos. Porque as propagandas iludem, enganam, seduzem, inclusive as propagandas religiosas. Aliás, tantas coisas que recebemos na porta da nossa casa, que recebemos agora por meio das redes sociais. Quando não é um apelo para a vida fácil, para as acomodações, para as vantagens da vida, é um apelo para o medo, ou seja, conquistar as pessoas pelo medo; medo de guerras, de calamidades, medo do castigo.
O Reino de Deus não se conquista ou não somos conquistados pelo medo, somos conquistados pelo amor que Deus tem por cada um de nós, por isso, temos que ter cuidado para não sermos enganados, mas também para não enganarmos os outros, para não colocarmos pavor, terror e medo no coração das pessoas.
Não sejamos refém de qualquer espécie de medo, inclusive do medo religioso
Quando ouvimos falar de guerras, de revoluções e – não há novidade nenhuma – desde que sou gente, ouço falar de guerras para todos os lados. Sim, elas estão acontecendo; guerras em nós, guerras maiores, revoluções, mudanças e transformações no mundo.
Não podemos ficar apavorados. O pavor é para quem não conhece o Senhor, o terror é para o coração que não se voltou para Deus. Não é por causa das coisas trágicas que estão acontecendo no mundo que me volto para Deus. Volto-me para Deus porque seu amor me conquistou, volto-me para Deus porque tenho sede d’Ele, tenho necessidade de ser salvo, de ser resgatado e liberto pelo Seu amor e Sua misericórdia.
Não façamos a religião do drama, do pavor e do pânico. Há aqueles que querem pregar, inclusive no meio de nós, o terror a todo custo, o medo a qualquer preço porque corações apavorados e medrosos são mais fáceis de manter refém.
Não sejamos refém de qualquer espécie de medo, inclusive do medo religioso. É preciso exorcizá-lo, o que nós precisamos ter com Deus é uma relação de fé, de confiança e esperança. Em meio a um mundo onde não fechamos os olhos para os desastres, para os acontecimentos trágicos, enquanto aqueles semeiam o desespero, o medo e o pavor, nós semeamos a fé, a esperança e a confiança em Deus.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário