14/11/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XXXII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
Antífona de entrada
Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece (Sl 87,3).
Oração do Dia
Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - João 3, 5-8
Leitura da terceira carta de são João.
5 Caríssimo, fazes obras de fé em tudo o que realizas para os teus irmãos, mesmo para os irmãos estrangeiros.
6 Estes, perante a comunidade, deram testemunho do teu amor. Farás bem em provê-los para a sua viagem, de um modo digno de Deus.
7 Pois por amor do seu nome partiram, sem nada receber dos pagãos.
8 Devemos, portanto, receber a tais homens, para cooperar com eles pela verdade.
Palavra do Senhor.
Salmo - 111/112
Feliz aquele que respeita o Senhor!
Feliz aquele que respeita o Senhor
E que ama com carinho a sua lei!
Sua descendência será forte sobre a terra,
Abençoada a geração dos homens retos!
Haverá glória e riqueza em sua casa,
E permanece para sempre o bem que fez.
Ele é correto e generoso e compassivo,
Como luz brilha nas trevas para os justos.
Feliz o homem prestativo,
Que resolve seus negócios com justiça.
Porque jamais vacilará o homem reto,
Sua lembrança permanece eternamente!
Evangelho - Lucas 18,1-8
Aleluia, aleluia, aleluia.
Pelo evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 18 1 Jesus propôs aos seus discípulos uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo.
2 “Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava pessoa alguma.
3 Na mesma cidade vivia também uma viúva que vinha com freqüência à sua presença para dizer-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’.
4 Ele, porém, por muito tempo não o quis. Por fim, refletiu consigo: ‘Eu não temo a Deus nem respeito os homens;
5 todavia, porque esta viúva me importuna, far-lhe-ei justiça, senão ela não cessará de me molestar’”.
6 Prosseguiu o Senhor: “Ouvis o que diz este juiz injusto?
7 Por acaso não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que estão clamando por ele dia e noite? Porventura tardará em socorrê-los?
8 Digo-vos que em breve lhes fará justiça. Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?”
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Lançai, ó Deus, sobre o nosso sacrifício um olhar de perdão e de paz, para que, celebrando a paixão do vosso Filho, possamos viver o seu mistério. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Os discípulos reconheceram o Senhor Jesus ao partir o pão (Lc 24,35).
Depois da Comunhão
Fortificados por este alimento sagrado, nós vos damos graças, ó Deus, e imploramos a vossa clemência; fazei que perseverem na sinceridade do vosso amor aqueles que fortalecestes pela infusão do Espírito Santo. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre
Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
A alma da oração é a perseverança
Os elementos fundamentais da oração são justamente estes: rezar sempre em todo tempo e lugar e não desistir da oração. Não é dar petição, porque a petição é um elemento àquilo que estou pedindo, mas não é a petição que é a alma da oração.
A alma da oração é a perseverança, é a oração que é vigilante, constante e, mesmo diante das adversidades, se torna mais insistente. Por isso a parábola justamente dessa viúva que vinha procurar o juiz para pedir que ele fizesse justiça. Mas o juiz não deu nem atenção para essa viúva, como tem tantas pessoas que fazem pouco-caso com a pessoa porque é idosa, porque não significa nada.
A viúva aqui no Evangelho representava uma pessoa pobre e simples, por isso, o juiz não deu muita ‘moral’ para ela, mas ela não se conformou com o pouco-caso do juiz, ela continuou insistindo, continuou batendo à porta, continuou exigindo que se fizesse justiça com ela.
Orar sem cessar é a necessidade maior que há para todos nós, para a nossa alma e para o nosso coração
Ora, diante da insistência da mulher, esse juiz vendo que mesmo ele não sendo temente a Deus, mas para não ser mais aborrecido e perturbado, para se ver livre, ele atendeu ao pedido da viúva. Se esse juiz concedeu a essa viúva sendo injusto, imagine Deus que é justo!
A oração não atende à nossa petição, a oração atende à nossa necessidade, aqui é um elemento muito importante para nós. Sei que temos os nossos pedidos, é importante apresentá-los, mas Deus é tão bom que atende além dos nossos pedidos, Ele atende às nossas necessidades. Se tem uma necessidade que a alma tem é a de ser orante e não ser vacilante. Como nós, muitas vezes, somos em atitude e matéria de oração, busquemos essa graça!
Sei que, muitas vezes, queremos a graça da coisa alcançada, mas a coisa alcançada é ter uma alma vigilante, persistente e insistente na oração. Orar sem cessar é a necessidade maior que há para todos nós, para a nossa alma e para o nosso coração. Porque nós oramos pouco, oramos mal e não somos persistentes.
Vamos ter uma alma sempre em Deus, o justo Juiz vai estar sempre escutando o apelo da nossa prece quando aprendermos a orar com perseverança, insistência e com confiança. A viúva não confiava no juiz, mas insistiu nele, mas nós confiamos em Deus. N’Ele queremos nos manter insistentes e vigilantes na nossa vida de oração.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário