07/11/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XXXI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
Antífona de entrada
Não me abandoneis, jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22s).
Oração do Dia
Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vosso filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - Filipenses 4,10-19
Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses.
4 10 Fiquei imensamente contente, no Senhor, porque, finalmente, vi reflorescer o vosso interesse por mim. É verdade que sempre pensáveis nisso, mas vos faltava oportunidade de mostrá-lo.
11 Não é minha penúria que me faz falar. Aprendi a contentar-me com o que tenho.
12 Sei viver na penúria, e sei também viver na abundância. Estou acostumado a todas as vicissitudes: a ter fartura e a passar fome, a ter abundância e a padecer necessidade.
13 Tudo posso naquele que me conforta.
14 Contudo, fizestes bem em tomar parte na minha tribulação.
15 Vós que sois de Filipos, bem sabeis como, no início do meu ministério evangélico, quando parti da Macedônia, nenhuma comunidade abriu comigo contas de deve-haver, senão vós somente.
16 Já por duas vezes mandastes para Tessalônica o que me era necessário.
17 Não é o donativo em si que eu procuro, e sim os lucros que vão aumentando a vosso crédito.
18 Recebi tudo, e em abundância. Estou bem provido, depois que recebi de Epafrodito a vossa oferta: foi um suave perfume, um sacrifício que Deus aceita com agrado.
19 Em recompensa, o meu Deus há de prover magnificamente a todas as vossas necessidades, segundo a sua glória, em Jesus Cristo.
Palavra do Senhor.
Salmo - 111/112
Feliz o aquele que respeita o Senhor!
Feliz o homem que respeita o Senhor
e que ama com carinho a sua lei!
Sua descendência será forte sobre a terra,
abençoada a geração dos homens retos!
Feliz o homem caridoso e prestativo,
que resolve seus negócios com justiça.
Porque jamais vacilará o homem reto,
sua lembrança permanece eternamente!
Seu coração está tranqüilo e nada teme,
e confusos há de ver seus inimigos.
Ele reparte com os pobres os seus bens,
permanece para sempre o bem que fez,
e crescerão a sua glória e seu poder.
Evangelho - Lucas 16,9-15
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos mediante sua pobreza (2Cor 8,9).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 16 9 disse Jesus aos seus discípulos: “Fazei-vos amigos com a riqueza injusta, para que, no dia em que ela vos faltar, eles vos recebam nos tabernáculos eternos.
10 Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes.
11 Se, pois, não tiverdes sido fiéis nas riquezas injustas, quem vos confiará as verdadeiras?
12 E se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso?
13 Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.
14 Ora, ouviam tudo isto os fariseus, que eram avarentos, e zombavam dele.
15 Jesus disse-lhes: “Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus vos conhece os corações; pois o que é elevado aos olhos dos homens é abominável aos olhos de Deus”.
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, que este sacrifício se torne uma oferenda perfeita aos vossos olhos e fonte de misericórdia para nós. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Como o Pai, que me enviou, é a vida, e eu vivo pelo Pai, diz o Senhor, assim quem come a minha carne viverá por mim (Jo 6,58).
Depois da Comunhão
Ó Deus, frutifique em nós a vossa graça, a fim de que, preparados por vossos sacramentos, possamos receber o que prometem. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre
Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Quem é fiel no pouco, será fiel no muito
“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito” (Lc 16,10).
Muitas vezes, buscamos as coisas grandes e acreditamos que elas são importantes, mas cada coisa é importante, cada momento é importante, cada situação vivida é importante. Não é porque alguém foi desonesto com milhões em dinheiro e você diz: “Não, era pouco dinheiro; foi mais ”; por favor, seja honesto para administrar muito e seja honesto para administrar um pouco. Seja muito honesto ao gerenciar uma moeda, bem como gerenciar cem moedas. Seja muito honesto em cuidar da sua casa, do seu quarto em sua casa, do melhor de você lá e também de cuidar de uma empresa, de um país, ou seja, do que estiver sob sua responsabilidade.
Às vezes dizemos: "Tenha muitas responsabilidades". Todos têm muitas responsabilidades e é fazendo bem o que nos foi dado que medimos a dimensão, a grandeza da nossa responsabilidade.
O pai que cuida de um filho tem que ter a mesma aplicação que um pai que cuida de dez, mesmo que seja mais exigente cuidar de dez, mas é preciso cuidar de um primeiro e depois cuidar de dois, três, quatro .. E assim por diante em frente. Quem não consegue um minuto de vida dificilmente consegue uma hora, depois 24 horas; e assim por diante.
Seja fiel no pouco que você tem, pois isso revela a grandeza do seu caráter e da sua personalidade
Estamos no tempo em que vivemos desprezando as pequenas coisas, mas são as pequenas que fazem toda a diferença, são elas que nos revelam onde está o melhor de nós, onde realmente está nossa capacidade de administrar a própria vida.
Comece com seu quarto. Quem um dia quer administrar uma casa tem que saber, primeiro, cuidar de um cômodo ... Até começar a organizar sua própria casa, dobrando seu cobertor ao acordar. Já será a primeira responsabilidade assumida na vida. Sei que uma criança despreza isso, se um pai não ensina seus filhos a cuidar de coisas que parecem simples (mas não é, pelo contrário, é importante); Se você não souber tirar a meia que tiro do pé e colocar no lugar por achar que é insignificante (mas não isso) é sinal de que outras coisas importantes da vida vão ficar de lado.
Precisamos ser honestos, mesmo com dinheiro desonesto. Não vamos compartilhar dinheiro desonesto, nunca! Mas, muitas vezes, o dinheiro que chegava até nós não era produzido no mundo de forma desonesta e iríamos buscar muitos meios para explicar as injustiças, e assim por diante.
Seja fiel no pouco que tem, pois isso revela a grandeza do seu caráter e da sua personalidade. Seja fiel com poucos amigos, seja fiel naquele momento em que estiver sozinho com a pessoa porque assim você também será tão bom quando estiver na frente de muitas pessoas.
Quem é fiel no pouco é aquele que, verdadeiramente, será fiel no muito, e é ele quem receberá a recompensa pela sua fidelidade.
Deus te abençoe!
Comentários
Postar um comentário