17/11/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 SANTA ISABEL DA HUNGRIA ESPOSA E RELIGIOSA (Branco, Prefácio Comum ou dos Santos – Ofício da Memória)


Antífona de entrada
Vinde, benditos de meu Pai, diz o Senhor: eu estava doente e me visitastes. Em verdade vos digo, tudo o que fizestes ao menor dos meus irmãos foi a mim que o fizestes (Mt 25, 34.36.40).
Oração do Dia
Ó Deus, que destes a santa Isabel da Hungria reconhecer e venerar o Cristo nos pobres, concedei-nos, por sua intercessão, servir os pobres e aflitos com incansável caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Apocalipse 3,1-6. 14-22
Leitura do livro do Apocalipse de são João.
Ao anjo da igreja de Sardes, escreve: “Eis o que diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as tuas obras: és considerado vivo, mas estás morto.
Sê vigilante e consolida o resto que ia morrer, pois não achei tuas obras perfeitas diante de meu Deus.
Lembra-te de como recebeste e ouviste a doutrina. Observa-a e arrepende-te. Se não vigiares, virei a ti como um ladrão, e não saberás a que horas te surpreenderei.
Todavia, tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes; andarão comigo vestidas de branco, porque o merecem.
O vencedor será assim revestido de vestes brancas. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, e o proclamarei diante do meu Pai e dos seus anjos.
Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
14 Ao anjo da igreja de Laodicéia, escreve: Eis o que diz o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da criação de Deus.
15 Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente!
16 Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te.
17 Pois dizes: ‘Sou rico, faço bons negócios, de nada necessito’ - e não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu.
18 Aconselho-te que compres de mim ouro provado ao fogo, para ficares rico; roupas alvas para te vestires, a fim de que não apareça a vergonha de tua nudez; e um colírio para ungir os olhos, de modo que possas ver claro.
19 Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima, pois, o teu zelo e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo.
21 Ao vencedor concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 14/15
Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito
De sentar-se comigo no meu trono.


“Quem morará em vossa casa?”
É aquele que caminha sem pecado
e pratica a justiça fielmente;
que pensa a verdade no seu íntimo
e não solta em calúnias sua língua.

Que em nada prejudica o seu irmão,
nem cobre de insultos seu vizinho;
que não dá valor algum ao homem ímpio,
mas honra os que respeitam o Senhor.

Não empresta o seu dinheiro com usura
nem se deixa subornar contra o inocente.
Jamais vacilará quem vive assim!

Evangelho - Lucas 19,1-10
Aleluia, aleluia, aleluia.
Por amor, Deus enviou-nos o seu filho como vítima por nossas transgressões (1Jo 4,10).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
19 Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade.
Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos.
Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura.
Ele correu adiante, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali.
Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: “Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa”.
Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente.
Vendo isto, todos murmuravam e diziam: “Ele vai hospedar-se em casa de um pecador”.
Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: “Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo”.
9 Disse-lhe Jesus: “Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão”.
10 Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Recebei, ó Pai, os dons do vosso povo, para que, recordando a imensa misericórdia do vosso filho, sejamos confirmados no amor a Deus e ao próximo, a exemplo dos vossos santos. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Não há maior prova de amor que dar a vida pelos amigos (Jo 15,13).

Depois da Comunhão
Tendo participado com alegria do banquete da salvação, nós vos pedimos, ó Pai, que imitando a caridade de santa Isabel da Hungria, participemos com ela da vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Permita que a salvação de Deus entre em seu coração

«Hoje a salvação veio a esta casa, porque também este homem é filho de Abraão, porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido» (Lc 19,9-10).

Zaqueu, na visão de muitos homens de seu tempo, era um homem perdido e não salvo, enfim, ele era um pecador público, um cobrador de impostos, e age de forma ilegal e desonesta. Porém, o que os homens veem em Zaqueu, o mal que havia nele, Deus vê que a salvação pode vir a qualquer coração que se abre para a graça.

Zaqueu faz isso, quer ver Jesus, quer saber quem é Jesus, quer procurar Jesus e por isso ultrapassa os próprios limites humanos. Ele era baixo, uma multidão ia à frente, ele subiu na árvore para ver o Mestre Jesus. É o esforço do coração, é o esforço humano para poder chegar ao encontro com Deus. Esse espaço é muito importante!

Muitas vezes, queremos as coisas prontas, automáticas, vivemos na era da automação de tudo e não queremos nos esforçar para encontrar um copo d'água, não queremos nos esforçar para levantar a cadeira, o sofá ou todas as acomodações da vida para vá ao encontro da nossa salvação.

Faça o esforço que precisa ser feito e permita que a salvação de Deus entre em sua casa e em seu coração.

Deus quer salvar nossa casa, nossa família, nossa alma, mas não podemos ser aqueles trabalhadores ricos: "Já fui à igreja"; "Eu já sabia disso ou daquilo, agora vou esperar." Não adormeça esperando, porque você não conhecerá a salvação, e ela não entrará em sua vida, em sua casa, em seu coração se você não erguer, não lutar, se não ultrapassar seus próprios limites, sejam eles físicos ou psicológicos.

Não podemos continuar vitimizando, não podemos permanecer infelizes. Temos que ter a humildade de reconhecer que somos pecadores, que erramos, não é para viver culpando a nós mesmos, mas é para que a libertação de Deus ocorra em nós.

Precisamos dar aquele passo que Zaqueu deu. Quando Jesus está vendo que estamos lutando para encontrar a graça que Ele mesmo nos trouxe, Ele mesmo veio ao nosso encontro. Tal como disse a Zaqueu: «Devo e quero ficar na tua casa», o Senhor também dirá a mim e a ti: «Quero ficar hoje no teu coração. Eu quero ficar na sua casa hoje. Eu quero ficar com você".

O Senhor ficará conosco e a salvação entrará em nossas vidas e em nossos corações. Não se deixe envolver por nada que o seja opressor, opressor e escravizador. Hoje, Deus quer fazer a liberação e a restauração, ele quer operar a restauração na sua casa e no seu coração. Dê o passo, suba na árvore que precisa ser escalada, faça o esforço que precisa ser feito, mas permita que a salvação de Deus entre em sua casa e em seu coração.

Deus te abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ