04/09/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XXII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).
Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses.
1 21 Há bem pouco tempo, sendo vós alheios a Deus e inimigos pelos vossos pensamentos e obras más, 22 eis que agora ele vos reconciliou pela morte de seu corpo humano, para que vos possais apresentar santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai.
23 Para isto, é necessário que permaneçais fundados e firmes na fé, inabaláveis na esperança do Evangelho que ouvistes, que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.
Palavra do Senhor.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
6 1 Em dia de sábado, Jesus atravessava umas plantações; seus discípulos iam colhendo espigas (de trigo), as debulhavam na mão e comiam.
2 Alguns dos fariseus lhes diziam: "Por que fazeis o que não é permitido no sábado?"
3 Jesus respondeu: "Acaso não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os seus companheiros;
4 como entrou na casa de Deus e tomou os pães da proposição e deles comeu e deu de comer aos seus companheiros, se bem que só aos sacerdotes era permitido comê-los?"
5 E ajuntou: "O Filho do Homem é senhor também do sábado".
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Ó Deus, o sacrifício que vamos oferecer nos traga sempre a graça da salvação, e vosso poder leve à plenitude o que realizamos nesta liturgia. Por Cristo, nosso Senhor.
Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, que reservastes para aqueles que vos temem! (Sl 30,20)
Restaurados à vossa mesa pelo pão da vida, nós vos pedimos, ó Deus, que este alimento da caridade fortifique os nossos corações e nos leve a vos servir em nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Cuidemos para que ninguém pereça de fome
“E Jesus acrescentou: ‘O Filho do Homem é senhor também do sábado’” (Lucas 6,5).
Então, se Davi fez isso para saciar a sua fome, por que é que os discípulos não podem naquele dia fazer isso para saciar a fome deles? Não tem dia, não tem hora que nós podemos ficar estagnados, sobretudo, para a prática do amor e da misericórdia.
Quando alguém bate à sua porta, quando alguém do seu lado está passando fome, passando necessidade, sacie a fome dele. Porque, se o seu filho está necessitado, seja lá o dia e a hora que for, você vai procurar saciar a fome dele, você não o deixará perecer pela falta de cuidado porque você tem outros compromissos, outras responsabilidades… Você não vai deixar os seus perecerem na fome. Como nós não podemos deixar ninguém perecer de fome ou passar necessidade, seja qual for a ocasião.
Quando alguém do seu lado está passando fome, passando necessidade, sacie a fome dele
Mas aqui é sobretudo a necessidade de libertar o coração do apego ao legalismo, porque não se serve a Deus apegado apenas às leis e aos preceitos. Queremos, muitas vezes, ainda viver uma religião de legalismos e de práticas religiosas. As práticas religiosas são importantes, elas fazem um alicerce para a nossa alma e para o nosso espírito, mas, se as práticas religiosas não nos tornam pessoas misericordiosas, amorosas, acolhedoras, se as práticas religiosas, as orações que fazemos não nos levam a viver o amor e a misericórdia, para que serve as nossas práticas? É para cultuar a Deus ou para cultuarmos a nós mesmos? É para nos tornarmos heróis da fé ou para nos tornarmos, de fato, discípulos de Jesus, praticando o que Ele praticou, vivendo o que Ele viveu, ensinando o que Ele ensinou e, acima de tudo, exercendo o amor que Ele nos ensinou a exercer?
Ele é o Senhor do sábado, Ele é o Senhor de toda a Lei, Ele é o Senhor de todo o mandamento, por isso, amemos; porque assim estaremos vivendo aquilo que o Senhor nos ensinou!
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário