28/09/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 

XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia da II Semana do Saltério)

Antífona de Entrada

Senhor, tudo o que fizestes conosco com razão o fizestes, pois pecamos contra vós e não obedecemos aos vossos mandamentos. Mas honrai o vosso nome, tratando-nos segundo vossa misericórdia (Dn 3,31.29s.43.42).

Oração do dia

Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que reservais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Zacarias 8,20-23)

Leitura da profecia de Zacarias.
20 Eis o que diz o Senhor dos exércitos: "virão ainda muitos povos e habitantes de grandes cidades:
21 os habitantes de uma cidade convidarão os habitantes de outra, dizendo: ‘Vamos e roguemos ao Senhor! Busquemos o Senhor dos exércitos! - Também eu irei’. -
22 Virão muitos povos e poderosas nações buscar o Senhor dos exércitos em Jerusalém, e implorar a face do Senhor".
23 Eis o que diz o Senhor dos exércitos: "naquele dia dez homens de todas as línguas das nações tomarão um judeu pela orla de seu manto, e dirão: ‘queremos ir convosco, porque soubemos que Deus está convosco’".
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 86/87

Nós temos ouvido que Deus está convosco.

O Senhor ama a cidade
que fundou no Monte santo; 
ama as portas de Sião 
mais que as casas de Jacó. 
Dizem coisas gloriosas
da Cidade do Senhor.

Lembro o Egito e Babilônia
entre os meus veneradores. 
Na Filistéia ou em Tiro
ou no país da Etiópia, 
este ou aquele ali nasceu. 
De Sião, porém, se diz:
“Nasceu nela todo homem;
Deus é sua segurança”.

Deus anota no seu livro,
onde inscreve os povos todos:
“Foi ali que estes nasceram”. 
E por isso todos juntos
a cantar se alegrarão; 
e, dançando, exclamarão:
“Estão em ti as nossas fontes!” 

Evangelho (Lucas 9,51-56)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Veio o Filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
51 Aproximando-se o tempo em que Jesus devia ser arrebatado deste mundo, ele resolveu dirigir-se a Jerusalém.
52 Enviou diante de si mensageiros que, tendo partido, entraram em uma povoação dos samaritanos para lhe arranjar pousada.
53 Mas não o receberam, por ele dar mostras de que ia para Jerusalém.
54 Vendo isto, Tiago e João disseram: "Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?"
55 Jesus voltou-se e repreendeu-os severamente.
56 "O Filho do Homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salvá-las". Foram então para outra povoação.
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Ó Deus de misericórdia, que esta oferenda vos seja agradável e possa abrir para nós a fonte de toda bênção. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Nisto conhecemos o amor de Deus: Jesus deu sua vida por nós; por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos irmãos (1Jo 3,16).

Depois da Comunhão

Ó Deus, que a comunhão nesta eucaristia renove a nossa vida para que, participando da paixão de Cristo neste mistério e anunciando a sua morte, sejamos herdeiros da sua glória. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

É preciso repreender a fofoca de nossa vida

“Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: ‘Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?’ Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado” (Lucas 9,54-56).

Jesus está a caminho de Jerusalém, é na cidade de Jerusalém que Ele vai ser crucificado, morto e que vai subir para a glória do Céu. Então, na verdade, Jesus está a caminho do céu.

Para ir à Jerusalém, Ele enviou mensageiros para que preparassem o seu caminho, ou seja, Ele precisaria passar em vários lugares, descansar para prosseguir a viagem. Mas, quando chegou em um povoado de samaritanos, aquele grupo de samaritanos não quis acolher Jesus, porque Ele deixava a impressão de que estava indo para Jerusalém. Para os samaritanos, o centro era ali mesmo, na Samaria, era ali que Jesus devia ficar. Então, como havia uma oposição entre samaritanos e judeus, por questões históricas, culturais e religiosas… Enfim, Jesus não para nessas divisões humanas, mas os humanos param nas suas próprias divisões; os humanos, como nós, paramos nos preceitos e nos preconceitos que nós criamos.

Porque eles não quiseram acolher Jesus é que os discípulos perguntaram: “Senhor, quer que nós mandemos fogo do céu para destruir?”, não é um milagre que eles querem, eles querem se vingar. Eles querem do Senhor a autorização para se vingarem por não serem acolhidos.

Sua vida é uma má vida se você é cercado de pessoas incendiadas pelo fogo da fofoca

Sei que esse é o sentimento que cresce também em nós quando não somos aceitos, acolhidos, quando não somos compreendidos, quando somos rejeitados. Quando o sentimento do desprezo vem em nós, um fogo se ateia dentro de nós, o fogo da raiva, da vingança, o fogo de querer desejar o mal para o outro. Nem sempre falamos, mas quase sempre desejamos, porque o fogo se acende em nós; e é com esse fogo que queremos, muitas vezes, destruir reputações e pessoas. Esse fogo, muitas vezes, se acende, é o que nós chamamos de “o fogo da maledicência” ou o “fogo da fofoca”. Quando estamos fofocando, estamos semeando o fogo da destruição, estamos falando mal das pessoas, estamos querendo mal às pessoas, é óbvio que você fala mal de quem você não quer bem, de quem na sua cabeça tem sempre a suposição que lhe fez algum mal.

É verdade que existem pessoas tão más, tão tomadas por esse fogo do inferno, esse não é do céu, pois fala mal até de quem lhe fez bem. É duro quando esse fogo sai de você, esse fogo não é do espírito, não é de Deus, mas esse fogo é o fogo do inferno.

Toda e qualquer fofoca é diabólica, toda e qualquer situação onde estamos falando mal do irmão estamos acendendo as labaredas do inferno, porque estamos semeando, às vezes, uma faisquinha é suficiente para um fogo inteiro se acender, para uma floresta toda ser incendiada.

Você falou mal de uma pessoa aqui e não vai ficar nessa pessoa, isso vai se espalhar, vai crescer; e, geralmente, você, quando acende um “foguinho”, quando você joga uma pitada de cigarro, você não assume a responsabilidade por toda a floresta que se queimou: “Só falei uma coisinha”. Desculpe, mas a coisinha que você falou incendiou uma floresta toda, por isso, Jesus está repreendendo. E você precisa repreender todos os sentimentos de fofoca, de maledicência, de falar mal, de querer mal, seja nos pensamentos, nos sentimentos e nas palavras.

Repreenda isso em você, mas repreenda isso em quem está ao seu lado. Marido, repreenda sua mulher quando ela vier trazer fofoca para você; mulher, repreenda seu marido, repreenda seus filhos e repreenda, inclusive, suas amigas e seus amigos. Sua vida é uma má vida se você é cercado de pessoas incendiadas pelo fogo da fofoca.

Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ