29/09/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
SANTOS MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL (Branco, Glória Prefácio dos Anjos Ofício da Festa)
Bendizei ao Senhor, mensageiros de Deus, heróis poderosos que cumpris suas ordens sempre atentos á sua palavra (Sl 102,20).
Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos anjos e dos homens, fazei sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura da profecia de Daniel.
7 9 Continuei a olhar, até o momento em que foram colocados os tronos e um ancião chegou e se sentou. Brancas como a neve eram suas vestes, e tal como a pura lã era sua cabeleira; seu trono era feito de chamas, com rodas de fogo ardente.
10 Saído de diante dele, corria um rio de fogo. Milhares e milhares o serviam, dezenas de milhares o assistiam! O tribunal deu audiência e os livros foram abertos.
13 Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido.
14 A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído.
Palavra do Senhor.
Perante os vossos anjos, vou cantar-vos, ó Senhor!
Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,
porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
Perante os vossos anjos vou cantar-vos
e ante o vosso templo vou prostrar-me.
Eu agradeço vosso amor, vossa verdade,
porque fizestes muito mais que prometestes;
naquele dia em que gritei, vós me escutastes
e aumentastes o vigor da minha alma.
Os reis de toda a terra hão de louvar-vos
quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa.
Hão de cantar vossos caminhos e dirão:
“Como a glória do Senhor é grandiosa!”
Aleluia, aleluia, aleluia.
Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102,21)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 1 47 Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: “Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”.
48 Natanael pergunta-lhe: “Donde me conheces?” Respondeu Jesus: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira”.
49 Falou-lhe Natanael: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”.
50 Jesus replicou-lhe: “Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta”.
51 E ajuntou: “Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Nós vos apresentamos, ó Deus, com nossas humildes preces, estas oferendas de louvor; fazei que, levadas pelos anjos à vossa presença, sejam recebidas com agrado e obtenham para nós a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
PREFÁCIO DOS ANJOS
A glória de Deus manifestada nos Anjos
Na verdade, justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em toda parte, e não cessar de engrandecer-vos, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. É a vós que glorificamos ao louvarmos os anjos, que criastes e que foram dignos do vosso amor. A admiração que eles merecem nos mostra como sois grande e como deveis ser amado acima de todas as criatura. Pelo Cristo, vosso filho e Senhor nosso, louvam os anjos a vossa glória, as dominações vos adoram e, reverentes, vos servem potestades e virtudes. Concedei-nos também a nós associar-nos à multidão dos querubins e serafins, cantando (dizendo) a uma só voz...Graças vos dou, Senhor, de todo o coração, na presença dos anjos eu vos louvo (Sl 137,1).
Alimentados na força do pão do céu, dai-nos, ó Deus, sob a proteção dos vossos anjos, progredir no caminho da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Os Anjos comunicam a graça de Deus entre nós
“Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou juntamente com os seus anjos, mas foi derrotado e não se encontrou mais o seu lugar no céu” (Ap 12,7-8).
A Igreja nos dá a graça de lembrarmos hoje dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Celebramos, na verdade, a presença angelical no meio de nós. Deus, criador de todas as coisas; Deus que criou todas as criaturas visíveis e invisíveis; e olhamos no mundo da visibilidade onde estamos e nos esquecemos que o Criador, que nos criou assim, criou também criaturas maravilhosas que estão a serviço de Deus e dos homens. Essas criaturas que nós não vemos (e não é porque não vemos, que elas não existem), e apesar de não as vermos, elas são realidades mais sublimes que Deus pode dar à nossa resistência.
São os anjos de Deus que estão a serviço do Reino de Deus, porque a própria palavra “anjo” significa “mensageiro”, é aquele que traz a mensagem, que traz o recado, mas é aquele que traz e comunica a graça de Deus no meio de nós.
Há uma legião enorme de anjos para todas as realidades, mas hoje nós queremos contemplar os principais anjos que são, na verdade, arcanjos, porque eles receberam uma missão divina, muito especial das mãos de Deus. O primeiro deles é Miguel, “Quem como Deus” é aquele que expulsa o maligno, o dragão, os anjos derrotados que quiseram confrontar Deus e foram expulsos da presença de Deus.
Deus nos ama tanto que os seus Anjos estão a Seu serviço e a nosso serviço, para vivermos a mais profunda comunhão com Ele
O diabo não tem poder sobre nós, o diabo não tem poder na nossa vida. Porque, assim como Miguel os expulsou do céu, ele também os expulsa da nossa vida, Miguel também combate os espíritos malignos e a ação do mal no meio de nós. É por isso que precisamos nos apoiar, recorrer, mas, ao mesmo tempo, colaborar com a ação de São Miguel para tirar, combater e devastar toda a ação do maligno no meio de nós.
No meio de nós está São Gabriel, o “Anjo comunicador da graça”, o mesmo anjo que comunicou a Maria, que comunicou a Zacarias a missão divina que eles recebiam. Gabriel é aquele que comanda todos os anjos que comunicam a Boa Nova de Deus, que nos envia a levarmos a Boa Nova da salvação ao coração de tantos. Muitas vezes, não sabemos como comunicar Jesus, como levar a graça da restauração e da salvação, mas, no meio de nós, está Gabriel.
Entre nós está São Rafael, “a cura divina”. Vivemos tantos períodos difíceis na história da humanidade, como precisamos da intercessão e da ação de São Rafael, a cura divina. Em meio à pandemia, endemia, em meio a tantas situações endêmicas que vivemos, precisamos da proteção de São Rafael, sobretudo no meio dessa pandemia terrível do pecado, que devasta toda a humanidade, que, muitas vezes, toma conta da sociedade e do mundo em que estamos. Como precisamos da cura de Deus! E Rafael vem ser para nós a cura das nossas emoções, dos nossos sentimentos e dos nossos afetos.
Deus nos ama tanto que os seus Anjos estão a Seu serviço e a nosso serviço, para vivermos a mais profunda comunhão com Ele. São Miguel, São Gabriel e São Rafael, protegei-nos e guardai-nos!
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário