26/09/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio – II Semana do Saltério)

Antífona de Entrada

Senhor, tudo o que fizestes conosco com razão o fizestes, pois pecamos contra vós e não obedecemos aos vossos mandamentos. Mas honrai o vosso nome, tratando-nos segundo vossa misericórdia (Dn 3,31.29s.43.42).

Oração do dia

Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que reservais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Números 11,25-29)

Leitura do livro dos Números.
11 25 O Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés; tomou uma parte do espírito que o animava e a pôs sobre os setenta anciãos. Apenas repousara o espírito sobre eles, começaram a profetizar; mas não continuaram.
26 Dois homens tinham ficado no acampamento: um chamava-se Eldad e o outro, Medad, e o espírito repousou também sobre eles, pois tinham sido alistados, mas não tinham ido à tenda; e profetizaram no acampamento.
27 Um jovem correu a dar notícias a Moisés: “Eldad e Medad, disse ele, profetizam no acampamento.”
28 Então Josué, filho de Nun, servo de Moisés desde a sua juventude, tomou a palavra: “Moisés, disse ele, meu senhor, impede-os.”
29 Moisés, porém, respondeu: “Por que és tão zeloso por mim? Prouvera a Deus que todo o povo do Senhor profetizasse, e que o Senhor lhe desse o seu espírito!”
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 18/19

A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria do coração!

A lei do Senhor Deus é perfeita,
conforto par a alma!
O testemunho do Senhor é fiel,
sabedoria dos humildes.

É puro o temor do Senhor,
imutável para sempre.
Os julgamentos do Senhor são corretos
e justos igualmente.

É vosso servo, instruído por elas,
se empenha em guardá-las.
Mas quem pode perceber suas faltas?
Perdoai as que não vejo!

E preservai o vosso servo do orgulho:
não domine sobre mim!
E assim puro eu serei preservado
dos delitos mais perversos.

Leitura (Tiago 5,1-6)

Leitura da carta de são Tiago.
1 Vós, ricos, chorai e gemei por causa das desgraças que sobre vós virão.
2 Vossas riquezas apodreceram e vossas roupas foram comidas pela traça.
3 Vosso ouro e vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e devorará vossas carnes como fogo. Entesourastes nos últimos dias!
4 Eis que o salário, que defraudastes aos trabalhadores que ceifavam os vossos campos, clama, e seus gritos de ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos.
5 Tendes vivido em delícias e em dissoluções sobre a terra, e saciastes os vossos corações para o dia da matança!
6 Condenastes e matastes o justo, e ele não vos resistiu.
Palavra do Senhor.

Evangelho (Marcos 9,38-43.45.47-48)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Vossa palavra é verdade, orienta e dá vigor; na verdade santifica vosso povo, ó Senhor! (Jo 17,17).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

Naquele tempo, 9 38 João disse-lhe: “Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos”.
39 Jesus, porém, disse-lhe: “Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim.
40 Pois quem não é contra nós, é a nosso favor.
41 E quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa.
42 Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar!
43 Se a tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a; melhor te é entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o fogo inextinguível
45 Se o teu pé for para ti ocasião de queda, corta-o fora; melhor te é entrares coxo na vida eterna do que, tendo dois pés, seres lançado à geena do fogo inextinguível
47 Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo,
48 ‘onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga’”.
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Ó Deus de misericórdia, que esta oferenda vos seja agradável e possa abrir para nós a fonte de toda bênção. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Nisto conhecemos o amor de Deus: Jesus deu sua vida por nós; por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos irmãos (1Jo 3,16).

Depois da Comunhão

Ó Deus, que a comunhão nesta eucaristia renove a nossa vida para que, participando da paixão de Cristo neste mistério e anunciando a sua morte, sejamos herdeiros da sua glória. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Blindemos o nosso corpo contra o mal

“Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga” (Marcos 9,43).

Como é importante sermos tocados pela Palavra do Senhor, mas sermos tocados na alma, no coração e no corpo, inclusive. Porque, muitas vezes, a partir do coração, o nosso corpo é inclinado para o mal e para o pecado. Todos os nossos sentidos precisam estar convertidos ao Evangelho. Não se converte apenas o coração; a conversão tem que ser plena, tem que atingir tudo aquilo que eu sou.

“Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno”. Quando escutamos Jesus falar assim, pensamos: “Nossa! Daqui a pouco, vou ficar aleijado, não vai sobrar nada de mim”. Porque, o corpo que se entrega ao pecado se inclina todo para o pecado. Mas essa é a graça, precisamos disciplinar o nosso corpo, disciplinar o nosso interior. Se nós não nos disciplinarmos, o nosso corpo nos leva a perecer.

Veja o nosso olhar, muitas vezes, olhamos para as pessoas e estamos julgando. “Eu vi”, e o que você vê, você julga, então, é melhor não ver para não julgar. Porque se tudo o que você vê, você julga, então, não veja porque julgar é pecado, condenar é pecado. Se você vê as coisas e cobiça, então, é melhor você não ver. É aquela pessoa que diz assim: “Não posso ir à loja porque é só ir; ver uma coisa e já quero comprar”, então, não vá à loja. Se você não for, não vai ver. “Toda vez que entro na internet me dá vontade de comprar aquilo lá…”, então, não “entre” na internet.

Precisamos, nos tempos em que vivemos, nos blindar do mal para que o nosso corpo não se incline para o mal

Se quando você enche os seus olhos daquilo que está à vista, aquilo te faz mal, o seu olho só vê o que você permite vê-lo. Inclusive, aquilo que você não quer que o olho veja, o olho não vai ver. “Mas eu não sou cego”, não é questão de ser cego, você precisa ser dono do seu olhar. O olho é a luz do corpo, se o seu corpo está na luz, todo o seu corpo vai estar na luz. Agora, se o seu olho estiver no pecado, se o seu olho for mal intencionado, se o seu olhar for um olhar sempre crítico, se o seu olhar foi sempre um olhar de cobiça, é hora de purificar esse olhar.

Do mesmo jeito, a mão. Hoje nós usamos muito as mãos para teclar, né!? Antigamente, usávamos só a língua para falar, hoje é um dedinho… Se a tua mão te leva a pecar, tire a mão, pare de usar as teclas do computador, do seu smartphone, seja do que for. Se as suas mãos não são usadas para operar a graça, elas são muito mais usadas para operar a desgraça, para fazer o mal para os outros, é hora de disciplinar essas mãos.

Poderia falar da língua, dos ouvidos… Precisamos, nos tempos em que vivemos, nos blindar do mal, para que o nosso corpo não se incline para o mal. “Não aguento ficar sem beber. Basta eu me juntar com quem bebe…”, então, não se junte com quem bebe, se você não quer beber. Se você não quer fumar, não não se junte com quem está fumando, não vá ao lugar onde vão te oferecer cigarro. E assim vale para todas as situações da vida.

Jesus disse que, desde João Batista, o Reino dos Céus é conquistado à força e são os violentos que o conquistam (cf. Mateus 11,12), não é quem faz violência com os outros, é quem faz violência consigo mesmo, quem se disciplina, quem põe corretivo, quem sabe se penitenciar para o corpo com o mal não se contagiar. Cuide de você para não ser escravo dos seus sentidos!

Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ