30/09/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
SÃO JERÔNIMO PRESBÍTERO E DOUTOR (Branco, Prefácio Comum ou dos Pastores Ofício da Memória)
Que as palavras da Escritura estejam sempre em teus lábios, para que, meditando-as dia e noite, te esforces para realizar tudo aquilo que ensinam, e terá sentido e valor a tua vida (Js 1,8).
Ó Deus, que destes ao presbítero são Jerônimo profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei ao vosso povo alimentar-se cada vez mais da vossa palavra e nela encontrar a fonte da vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura do livro de Neemias.
8 1 Todo o povo se reuniu então, como um só homem, na praça que ficava diante da porta da Água, e pediu a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel.
2 O sacerdote Esdras trouxe a lei diante da assembléia de homens, mulheres e de todas (as crianças) que fossem capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês.
3 Esdras fez então a leitura da lei, na praça que ficava diante da porta da Água, desde a manhã até o meio-dia, na presença dos homens, mulheres e das (crianças) capazes de compreender; todos escutavam atentamente a leitura.
4 O escriba Esdras postou-se num estrado de madeira que haviam construído para a ocasião; a seu lado encontravam-se, à direita, Matatias, Semeías, Anias, Urias, Helcias e Maasias; à esquerda, Fadaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mosolão.
5 Esdras abriu o livro à vista do povo todo; ele estava, com efeito, elevado acima da multidão. Quando o escriba abriu o livro, todo o povo levantou-se.
6 Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus; ao que todo o povo respondeu, levantando as mãos: “Amém! Amém!” Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor com a face por terra.
7 E Josué, Bani, Serebias, Jamin, Acub, Seftai, Odias, Maasias, Celita, Azarias, Josabed, Hanã, Falaías e outros levitas explicavam a lei ao povo, e cada um ficou no seu lugar.
8 Liam distintamente no livro da lei de Deus, e explicavam o sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura.
9 Depois Neemias, o governador, Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo, disseram a toda a multidão: “Este é um dia de festa consagrado ao Senhor, nosso Deus; não haja nem aflição, nem lágrimas. Porque todos choravam ao ouvir as palavras da lei”.
10 Neemias disse-lhes: “Ide para as vossas casas, fazei um bom jantar, tomai bebidas doces, e reparti com aqueles que nada têm pronto; porque este dia é um dia de festa consagrado ao nosso Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força”.
11 Os levitas acalmavam o povo. Calai-vos, diziam eles, este é um dia santo; não vos aflijais.
12 E todo o povo se foi para beber e comer, dar porções aos pobres e entregar-se a grandes alegrias. Porque haviam entendido o sentido das palavras que lhes foram explicadas.
Palavra do Senhor.
Os ensinos do Senhor são sempre retos,
alegria ao coração.
A lei do Senhor Deus é perfeita,
conforto para a alma!
O testemunho do Senhor é fiel,
sabedoria dos humildes.
Os preceitos do Senhor são precisos,
alegria ao coração.
O mandamento do Senhor é brilhante,
para os olhos é uma luz.
É puro o temor do Senhor,
imutável para sempre.
Os julgamentos do Senhor são corretos
e justos igualmente.
Mais desejáveis do que o ouro são eles,
do que o ouro refinado.
Suas palavras são mais doces que o mel,
que o mel que sai dos favos.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
10 1 Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.
2 Disse-lhes: “Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.
3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.
4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.
5 Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’
6 Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.
7 Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.
8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.
9 Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo’.
10 Mas se entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei:
11 ‘Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo’.
12 Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma”.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Concedei, Senhor nosso Deus, que, à semelhança de são Jerônimo, meditando vossa palavra em nossos corações, sejamos mais solícitos em oferecer-vos o sacrifício que nos salva. Por Cristo, nosso Senhor.
Vossas palavras foram encontradas e eu as devorei; elas se tornaram minha delícia e a alegria do meu coração; porque vosso nome, Senhor Deus, foi invocado sobre mim (Jr 15,16).
Ó Deus, aos nos alegrarmos na festa de são Jerônimo, fazei que a comunhão na eucaristia desperte os corações dos vossos fiéis, para que, sempre atentos às Sagradas Escrituras, conheçamos o caminho a seguir e cheguemos por ele à vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Operemos o Reino de Deus em nossa vida
“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos” (Lucas 10,2-3).
Estamos num mundo cercado de lobos, mas o problema não são os lobos, o problema é que as ovelhas, muitas vezes, são ingênuas e se dispersam; o problema é que as ovelhas não se unem para o combate aos lobos ferozes deste mundo. Por isso, o Reino de Deus precisa de operários, de trabalhadores, de homens e mulheres que coloquem a mão na massa para construir o Reino de Deus.
É impressionante como existem pessoas para disseminar o que é errado. O que há de pessoas para disseminar fofocas e mentiras; o que há de operários para operar o mal. Precisamos ser operários do Reino porque, muitas vezes, até quem se dispõe a ser operário do Reino trabalha para os dois reinos; está aqui servindo a Deus, mas também está operando para o mal, está semeando fofoca e discórdia, e o Reino de Deus não acontece, pois até nos dispomos a trabalhar para Deus, mas trabalhamos também para o mal.
Deus precisa de nós para que o Seu Reino aconteça; e o Reino de Deus acontece quando a Palavra é proclamada
Não podemos ser ovelhas travestidas de lobo nem lobos travestidos de ovelhas no meio de nós. Precisamos ser ovelhas, cordeiros do Reino de Deus; precisamos ser como o Cordeiro imolado, ser o cordeiro que se imola e se oferece, precisamos ser o cordeiro que se sacrifica para que o Reino de Deus aconteça na nossa casa, na nossa família, no nosso trabalho, aconteça e se realize no mundo onde nós estamos, no mundo onde nós vivemos. Precisamos anunciar o Reino de Deus.
Não basta pararmos, meditarmos, rezarmos, contemplarmos e dizermos: “Que lindo que Deus está aqui no meio de nós”. O mundo está sofrendo, está dilacerando discórdias, confusões, mentiras e maldades… Ele está precisando de operários para proclamar o Reino.
Encerrando o mês da Bíblia, que nunca se encerre em nosso coração o amor, a paixão e o ardor pela Palavra, porque é a Palavra de Deus que precisa ser proclamada e anunciada, é a Palavra de Deus que precisa entrar em nós e sair de nós para o mundo.
A Palavra de Deus tem que ser anunciada na nossa casa, em nossa família. A Palavra de Deus tem que ser anunciada no mundo em que estamos. É só a Palavra que converte, salva, cura e transforma. Por isso, Deus precisa de nós para que o Seu Reino aconteça; e o Reino de Deus acontece quando a Palavra de Deus é proclamada de cima, até dos telhados.
Usemos, por favor, o que nós temos, use suas redes sociais, suas tecnologias para o bem, para proclamar e anunciar Jesus; e, de uma vez por todas, esteja blindado contra o reino das trevas que, muitas vezes, essas redes trazem para o meio de nós. Blinde-se contra o reino de confusões, de discussões tolas e perdidas, porque não há mais tempo a perder. O tempo que temos é para anunciar e proclamar o Reino de Deus.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário