20/09/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 

SANTOS ANDRÉ KIM E PAULO CHONG MÁRTIRES COREANOS (Vermelho, Prefácio Comum ou dos Mártires – Ofício da Memória)

Antífona de Entrada

Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando este dia festivo em honra dos santos mártires. Conosco alegram-se os anjos e glorificam o Filho de Deus.

Oração do dia

Ó Deus, criador e salvador de todas as raças, pro vossa bondade, chamastes à fé a muitos irmãos na região da Coréia e os fizestes crescer pelo testemunho glorioso dos mártires André, Paulo e seus companheiros. Concedei que, pelo exemplo e intercessão deles, possamos perseverar até a morte na observância de vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Esdras 1,1-6)

Leitura do livro de Esdras.
1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a profecia posta pelo Senhor na boca de Jeremias, o Senhor suscitou o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual mandou fazer em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a proclamação seguinte: 2 "Assim fala Ciro, rei da Pérsia: o Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra, e encarregou-me de construir-lhe um templo em Jerusalém, que fica na terra de Judá. 3 Quem é dentre vós pertencente ao seu povo, que seu Deus o acompanhe, suba a Jerusalém que fica na terra de Judá e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que reside em Jerusalém. 4 Que todos os sobreviventes (de Judá) onde quer que residam, sejam providos pelos habitantes da localidade onde se encontrarem, de prata, ouro, cereais e gado, bem como de oferendas voluntárias para o templo do Deus que reside em Jerusalém".
5 Então os chefes de família de Judá e de Benjamim, bem como todos os sacerdotes e os levitas, principalmente todos aqueles cujo espírito Deus havia tocado, prepararam-se para ir reedificar o templo do Senhor em Jerusalém. 6 Todos os que habitavam pelas redondezas ajudaram-nos, dando-lhes prata, ouro, bens diversos, gado, cereais e coisas preciosas, além das outras ofertas voluntárias.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 125/126

Maravilhas fez conosco o Senhor!

Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,
parecíamos sonhar; 
encheu-se de sorriso nossa boca,
nossos lábios, de canções.

Entre os gentios se dizia: “Maravilhas
fez com eles o Senhor!” 
Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria!

Mudai a nossa sorte, ó Senhor,
como torrentes no deserto. 
Os que lançam as sementes entre lágrimas,
ceifarão com alegria.

Chorando de tristeza sairão, 
espalhando suas sementes; 
cantando de alegria voltarão,
carregando os seus feixes!

Evangelho (Lucas 8,16-18)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos a vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16)

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
16 Disse Jesus: “Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a põe sobre um castiçal, para iluminar os que entram.
17 Porque não há coisa oculta que não acabe por se manifestar, nem secreta que não venha a ser descoberta.
18 Vede, pois, como é que ouvis. Porque ao que tiver, lhe será dado; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado”.
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, com bondade, as oferendas do vosso povo e concedei, pela intercessão dos santos mártires coreanos, nos tornemos um sacrifício agradável para a salvação do mundo inteiro. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante do meu Pai, que está nos céus (Mt 10,32).

Depois da Comunhão

Nutridos pelo alimento dos fortes, na celebração dos santos mártires, nós vos pedimos, Senhor, que, seguindo fielmente a Cristo, trabalhemos na Igreja pela salvação de todos. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Multipliquemos os dons que recebemos de Deus

“Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter” (Lucas 8,18).

Quando escutamos a lógica de Jesus, vamos pensar: “Não tem lógica isso. Se Deus veio nos trazer a justiça, como é que Ele está dizendo que quem tem alguma coisa será dado ainda mais, e quem não tem será tirado até o que tem?”. Porque o que nós temos são dons e talentos, essa é a graça que todos nós temos, até quem você pensa que não tem dom nenhum… Aí o que você pensa não ter, realmente você não vai, porque até o que você imagina ter lhe será tirado, porque a vida lhe tira, o tempo lhe tira, porque a graça lhe tira. Mas o que você tem, se você usa, se você multiplica, se você faz acontecer, se você não esconde a graça, e sim a multiplica, mais graça você terá na vida.

Se você tem dons, por favor, não os enterre, não enterre a graça de Deus que está em você, não seja como aquele homem que diz: “Recebi tão pouco”, aí ele foi lá e simplesmente se acomodou. Não seja esse servo mau e preguiçoso, não seja aquela pessoa que vive a vida reclamando e se escondendo. Aqui não dá para viver uma falsa modéstia, uma falsa humildade, porque a graça que Deus nos dá é, na nossa própria indignidade, nos dar o seu espírito de criatividade.

Que beleza as pessoas que estão usando os dons que têm para fazer o bem, para se sobressair até das coisas negativas, das tragédias da vida. Porque isso é colocar para fora os dons que têm. Não é escondê-lo, não é retê-lo, não é ficar na mágoa, no ressentimento, no rancor, na tragédia. É superar, é ir para a frente, é não andar para trás.

Se você tem dons, por favor, não os enterre, não enterre a graça de Deus que está em você

E você não pode nem se limitar pelos limites. Sou um admirador das pessoas que têm limites físicos, e como elas nos surpreendem. Adoro acompanhar as Paralimpíadas para ver como aquelas pessoas que têm alguma deficiência ou passaram por algum momento na vida em que o limite físico lhes constrangeu, mas venceram. Elas fazem muito mais do que nós que temos duas pernas, dois braços e ficamos sempre com desculpas.

Se você não pode correr, você pode andar; se você não pode andar depressa, você pode andar devagar; o que você não pode é ficar só em cima da cama reclamando e lamentando: “Não sou como fulano”. A graça de Deus é para nos levantar, é para usarmos nossos dons, nossos talentos para fazer o Reino de Deus acontecer. Não podemos parar, estagnar na vida, porque sofremos um baque, porque passamos por uma decepção, porque perdi aquela pessoa que era tudo para mim.

Quem é tudo para mim é Deus, é claro que a pessoa tem a sua importância; minha mãe teve uma importância única na minha vida, mas tudo que aprendi da minha mãe foi lutar, foi ir para frente, ela não me criou para ser uma pessoa que vivesse chorando o resto da vida porque ela morreu. Ou você que ficou viúvo, viúva, ou até você que perdeu um filho… Dói demais. Mas é preciso, com a graça de Deus, superar; para não enterramos os talentos, para trazermos à luz e à graça aquilo que a graça de Deus nos deu.

Deus abençoe você!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ