18/09/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 

XXIV SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)

Antífona de Entrada

Ouvi, Senhor, as preces do vosso servo e do vosso povo eleito: dai a paz àqueles que esperam em vós, para que os vossos profetas sejam verdadeiros (Eco 36,18).

Oração do dia

Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (1 Timóteo 6,13-16)

Leitura da primeira carta de são Paulo a Timóteo.
13 Em presença de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que ante Pôncio Pilatos abertamente testemunhou a verdade,
14 recomendo-te que guardes o mandamento sem mácula, irrepreensível, até a aparição de nosso Senhor Jesus Cristo,
15 a qual a seu tempo será realizada pelo bem-aventurado e único Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores,
16 o único que possui a imortalidade e habita em luz inacessível, a quem nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno! Amém.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 99/100

Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,
ide a ele, cantando jubilosos!

Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
ele mesmo nos fez, e somos seus,
nós somos seu povo e seu rebanho.

Entrai por suas portas dando graças
e em seus átrios com hinos de louvor;
dai-lhe graças, seu nome bendizei!

Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre,
seu amor é fiel eternamente!

Evangelho (Lucas 8,4-15)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes!

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 8 4 havia se reunido uma grande multidão: eram pessoas vindas de várias cidades para junto dele. Jesus lhes disse esta parábola:
5 “Saiu o semeador a semear a sua semente. E ao semear, parte da semente caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram.
6 Outra caiu no pedregulho; e, tendo nascido, secou, por falta de umidade.
7 Outra caiu entre os espinhos; cresceram com ela os espinhos, e sufocaram-na.
8 Outra, porém, caiu em terra boa; tendo crescido, produziu fruto cem por um”. Dito isto, Jesus acrescentou alteando a voz: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”
9 Os seus discípulos perguntaram-lhe a significação desta parábola.
10 Ele respondeu: “A vós é concedido conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros se lhes fala por parábolas; de forma que vendo não vejam, e ouvindo não entendam. 11 Eis o que significa esta parábola: a semente é a palavra de Deus.
12 Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem; mas depois vem o demônio e lhes tira a palavra do coração, para que não creiam nem se salvem.
13 Aqueles que a recebem em solo pedregoso são os ouvintes da palavra de Deus que a acolhem com alegria; mas não têm raiz, porque crêem até certo tempo, e na hora da provação a abandonam.
14 A que caiu entre os espinhos, estes são os que ouvem a palavra, mas prosseguindo o caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas e prazeres da vida, e assim os seus frutos não amadurecem.
15 A que caiu na terra boa são os que ouvem a palavra com coração reto e bom, retêm-na e dão fruto pela perseverança”.
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Sede propício, ó Deus, às nossas súplicas e acolhei com bondade as oferendas dos vossos servos e servas, para que aproveite à salvação de todos o que cada um trouxe em vossa honra. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Quão preciosa é, Senhor, vossa graça! Eis que os filhos dos homens se abrigam sob a sombra das asas de Deus (Sl 35,18).

Depois da Comunhão

Ó Deus, que a ação da vossa eucaristia penetre todo o nosso ser para que não sejamos movidos por nossos impulsos, mas pela graça do vosso sacramento. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

O diabo quer remover a Palavra de Deus de nossos corações

«O que caiu em terreno fértil são os que ouvem a Palavra com coração voluntário, retêm-na e dão fruto graças à sua perseverança» (Lc 8,15).

Que bênção estar vivendo o mês da Bíblia, mas a verdade é que todo dia tem que ser para nós dias da Palavra de Deus, pois está semeado todo dia em nossos corações.

Jesus, o grande semeador do Pai, semeia Sua Palavra em nosso meio e Sua Palavra é vida, é transformação e renovação. É a Sua Palavra que cumpre o novo homem e a nova mulher. Se não somos transformados ou não nos transformamos a cada dia, é porque precisamos ter aquele coração bom e generoso que preserva com perseverança a Palavra de Deus.

Se o coração é bom, acolhe; Se ele é generoso, acolhe com intensidade, e eu falo mais, se ele guarda a palavra, se guarda a palavra, se luta para permanecer na palavra, ele dá o fruto da perseverança na palavra de Deus.

Não posso negar que o que dá sentido ao meu ministério, à minha vocação sacerdotal, à minha própria vocação cristã é a Palavra de Deus, é nela que encontro sentido, sabor. E veja que não produzo os frutos que ainda preciso produzir, veja que preciso ser mais intensa, mais dedicada, mas não posso negar os frutos que recebo na minha vida pessoal, por causa da Palavra de Deus. Sei que muitos até ouvindo a Palavra, como eu estou ouvindo agora, até refletem, mas infelizmente deixaram a palavra se espalhar.

Quando a provação e a tentação vêm, o coração segue outros caminhos

Como Jesus está nos mostrando na parábola de hoje, que não é simplesmente a parábola do semeador, mas a palavra da semente da Palavra de Deus, essa semente é lançada, mas deixamos, muitas vezes, o diabo roubar. Porque o que o diabo quer é tirar a Palavra de Deus do nosso coração, ele vem por distração, vem porque somos pessoas desatentas, distraídas, não somos pessoas que, muitas vezes, dão o valor que a Palavra tem, outras vezes até mesmo recebemos a palavra com grande alegria, mas não temos uma raiz profunda. Somos, muitas vezes, superficiais e aceitamos a Palavra de Deus superficialmente, acreditamos, vibramos com a Palavra quando ela é proclamada: “Olha, que beleza! Esta Palavra é para mim ”, mas quando vem a provação e a tentação, o coração segue outros caminhos, cedendo à tentação, para provação, ao invés de ouvir a Palavra de Deus que caiu em seu coração. Então, essa palavra morre quando eu paro de ouvir para ouvir a tentação, porque não tenho nenhuma raiz profunda no meu coração.

Outras sementes, ou a Palavra, caem no coração que é espinheiro. Escuche, acoja la Palabra de Dios, pero es tan sofocado con las preocupaciones de la vida, con las pasiones, los placeres y las riquezas de la vida que el corazón queda concentrado en estas cosas y la Palabra es sofocada por las preocupaciones y tensiones de a vida.

Peçamos realmente ter um coração bom e generoso, que preserva fielmente a Palavra de Deus, para que Nele produzamos os melhores frutos.

Deus te abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ