11/09/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 

XXIII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)

Antífona de Entrada

Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).

Oração do dia

Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (1 Timóteo 1,15-17)

Leitura da primeira carta de são Paulo a Timóteo
15 Eis uma verdade absolutamente certa e merecedora de fé: Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o primeiro.
16 Se encontrei misericórdia, foi para que em mim primeiro Jesus Cristo manifestasse toda a sua magnanimidade e eu servisse de exemplo para todos os que, a seguir, nele crerem, para a vida eterna.
17 Ao Rei dos séculos, Deus único, invisível e imortal, honra e glória pelos séculos dos séculos! Amém.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 112/113

Bendito seja o nome do Senhor
agora e para sempre!
 
Louvai, louvai, ó servos do Senhor,
louvai, louvai o nome do Senhor!
Bendito seja o nome do Senhor
agora e por toda a eternidade!
 
Do nascer do sol até o seu ocaso,
louvado seja o nome do Senhor!
O Senhor está acima das nações,
sua glória vai além dos altos céus.
 
Quem pode comparar-se ao nosso Deus,
Que se inclina para olhar o céu e a terra?
Levanta da poeira o indigente
e do lixo ele retira o pobrezinho.

Evangelho (Lucas 6,43-49)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
43 Disse Jesus aos seus discípulos: “Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto.
44 Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos.
45 O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio.
46 Por que me chamais: ‘Senhor, Senhor. e não fazeis o que digo?’
47 Todo aquele que vem a mim ouve as minhas palavras e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
48 É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou bem fundo e pôs os alicerces sobre a rocha. As águas transbordaram, precipitaram-se as torrentes contra aquela casa e não a puderam abalar, porque ela estava bem construída.
49 Mas aquele que as ouve e não as observa é semelhante ao homem que construiu a sua casa sobre a terra movediça, sem alicerces. A torrente investiu contra ela, e ela logo ruiu; e grande foi a ruína daquela casa”.
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Ó Deus, fonte da paz e da verdadeira piedade, concedei-nos, por esta oferenda, render-vos a devida homenagem e fazei que nossa participação na eucaristia reforce entre nós os laços da amizade. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor; aquele que me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida (Jô 8,12).

Depois da Comunhão

Ó Deus, que nutris e fortificais vossos fiéis com o alimento da vossa palavra e do vosso pão, concedei-nos, por estes dons do vosso Filho, viver com ele para sempre. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Produzamos os melhores frutos em nosso coração

“O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração mais um homem mau tira coisas más do seu mau tesouro pois a boca fala do que o coração está cheio” (Lucas 6,45).

Se conhece a árvore pelos frutos; os frutos que nós damos na vida começam pela nossa boca, por aquilo que nós falamos, por aquilo que nós expressamos. E aquilo que falamos é o que nós retemos, que nós guardamos, é aquilo que acumulamos dentro do nosso coração. Por isso, precisamos cuidar para que, dentro do nosso coração, sejamos homens e mulheres bons. E o que nos torna bons ou maus é o que guardamos dentro de nós.

É verdade que quem tem um bom tesouro tem sempre o bom para si e para levar para os outros, mas quem conserva coisas más, quem guarda coisas más, vai se tornando uma pessoa má também nos seus atos, nas suas atitudes, naquilo que faz e naquilo que fala. Por isso, precisamos permitir que a Palavra de Deus converta o nosso coração a cada dia, para sermos pessoas boas e para produzirmos bons frutos.

Cuide do seu coração para que ele produza os frutos mais saborosos por onde você passar

Da sua boca deve sair a palavra que edifica, que cura, que faz o bem, que renova, mas, muitas vezes, o que sai de dentro de nós são coisas negativas e destrutivas, são nossas mágoas mal resolvidas, os nossos ressentimentos acumulados, são as coisas estragadas que estão dentro de nós que colocamos para fora. Não dá para reter o que está velho e estragado, não dá para reter o que é mau e negativo, podemos até tentar esconder, mas, quando menos imaginamos, estamos colocando para fora.

Para sermos bons, temos que nos purificar do mal; para realizarmos o bem, temos que realmente arrancar o mal de dentro de nós, porque precisamos produzir bons frutos, precisamos realmente ser uma árvore que dê frutos que expressam a conversão de Deus em nossa vida.

Cuide da árvore que é você, cuide do seu coração, cuide para que ele produza os frutos mais saborosos por onde você passar. Onde você estiver: seja a presença amorosa de Deus.

Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ