17/04/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Ressuscite com Cristo e busque as coisas do Alto

 

PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO (Branco, Glória, Sequência, Creio, Prefácio da Páscoa I – I Semana do Saltério)

Antífona de Entrada

Ressuscitei, ó Pai, e sempre estou contigo: pousaste sobre mim a tua mão, tua sabedoria é admirável, aleluia! (Sl 138,18.5s)

Oração do dia

Ó Deus, por vosso filho unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concede que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Atos 10,34.37-43)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 10 34 Pedro tomou a palavra e disse: “Em verdade, reconheço que Deus não faz distinção de pessoas,

37 Vós sabeis como tudo isso aconteceu na Judéia, depois de ter começado na Galiléia, após o batismo que João pregou.

38 Vós sabeis como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com o poder, como ele andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do demônio, porque Deus estava com ele.

39 E nós somos testemunhas de tudo o que fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, suspendendo-o num madeiro.

40 Mas Deus o ressuscitou ao terceiro dia e permitiu que aparecesse,

41 não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia predestinado, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressuscitou.

42 Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que é ele quem foi constituído por Deus juiz dos vivos e dos mortos.

43 Dele todos os profetas dão testemunho, anunciando que todos os que nele crêem recebem o perdão dos pecados por meio de seu nome”.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 117/118

Este é o dia que o Senhor fez para nós:

alegremo-nos e nele exultemos!

 

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

“Eterna é a sua misericórdia!”

A casa de Israel agora o diga:

“Eterna é a sua misericórdia!”

 

A mão direita do Senhor fez maravilhas,

a mão direita do Senhor me levantou.

Não morrerei, mas, ao contrário, viverei

para cantar as grandes obras do Senhor!

 

A pedra que os pedreiros rejeitaram

tornou-se agora a pedra angular.

Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:

que maravilhas ele fez a nossos olhos!

Leitura (Colossenses 3,1-4)

Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses.

3 1 Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.

2 Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra.

3 Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

4 Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória.

Palavra do Senhor.

Sequência

Cantai, cristãos, afinal: “Salve ó vítima Pascal!” Cordeiro inocente, o Cristo abriu-nos do Pai o aprisco. Por toda ovelha imolado, do mundo lava o pecado. Duelam forte e mais forte: é a vida que enfrenta a morte. O rei da vida, cativo, é morto, mas reina vivo! Responde, pois, ó Maria: no teu caminho o que havia? “Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado. Os anjos da cor do sol, dobrado ao chão o lençol... O Cristo, que leva aos céus, caminha à frente dos seus!” Ressuscitou de verdade. Ó rei, ó Cristo, piedade!

Evangelho (João 20,1-9)

Aleluia, aleluia, aleluia.

O nosso cordeiro pascal, Jesus Cristo, já foi imolado. Celebremos, assim, esta festa na sinceridade e verdade (1Cor 5,7s).

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

20 1 No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.

2 Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!”

3 Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro.

4 Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.

5 Inclinou-se e viu ali os panos no chão, mas não entrou.

6 Chegou Simão Pedro que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos postos no chão.

7 Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte.

8 Então entrou também o discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu.

9 Em verdade, ainda não haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos.

Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Transbordando de alegria pascal, nós vos oferecemos, ó Deus, o sacrifício pelo qual a vossa Igreja maravilhosamente renasce e se alimenta. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

O Cristo, nossa Páscoa, foi imolado; celebremos a festa com pão sem fermento, o pão da retidão e da verdade, aleluia” (1Cor 5,7s).

Depois da Comunhão

Guardai, ó Deus, a vossa Igreja sob a vossa constante proteção para que, renovados pelos sacramentos pascais, cheguemos à luz da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.


                          Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Ressuscite com Cristo e busque as coisas do Alto

“No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então, ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: ‘Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram’” (João 20,1-2).

Tocador de áudio

Meus irmãos e minhas irmãs, para ela, Maria Madalena, foi muito desafiador tocar nesse mistério, pois, nós, hoje, já temos a evidência de tudo isso, mas, certamente, para ela e para os primeiros discípulos de Jesus foi um desafio acolher esta potência do amor de Deus manifestado em Jesus Ressuscitado.

Diz o Evangelho que Madalena vai ao túmulo de Jesus quando ainda era escuro. E isso não é um mero detalhe de uma temporalidade, mas é um detalhe de uma disposição interior, porque, aqui, esse escuro indica a dor, a incerteza, a dúvida; indica aquele momento em que nós precisamos buscar a Cristo, quando as luzes não se acendem; quando, talvez, a nossa experiência de fé passe pela dúvida, pelo medo, pela incerteza; passe por um momento de prova. Essa escuridão aqui reflete justamente a necessidade de buscarmos a Cristo, quando, ainda na nossa vida, existem trevas. Nós não podemos parar diante dessa escuridão; nós não podemos cessar a nossa busca — nem diante de uma situação, a mais dolorosa, talvez, uma experiência de morte que você tenha enfrentado na sua família, a perda de alguém —, nem mesmo uma experiência de morte deve cessar a nossa busca. Então, hoje, ao contemplar isso, contemple, na sua vida: quais são essas experiências de escuridão? Quais são esses momentos em que você é convidado, é convidada a buscar o coração de Cristo, no meio da incerteza, no meio do desânimo, da vontade de desistir de tudo, de deixar o seu caminho espiritual de lado?

Se nós ressuscitamos com Cristo, busquemos as coisas do Alto, onde Ele está sentado e onde nós também reinaremos com Ele para toda a eternidade

A ressurreição não é só dizer: “Façamos de conta que não aconteceu nada, vamos tocar a vida em frente”; mas é dizer: “Aconteceu tudo; aconteceu tudo porque, nesse mistério, está Cristo Ressuscitado”. E Ele é o Tudo da nossa vida! Então, as experiências de dor, as experiências de sofrimento pelas quais você passa, não faça de conta que elas não existem; elas existem e tocam a sua humanidade. Talvez, elas arranquem de você lágrimas e traga muitas dores e muitos sofrimentos, mas diga aqui, no meio dessa situação: “Aconteceu tudo porque Jesus está vivo!”. E Ele está ao teu lado.

Acontece aqui, na cena do Evangelho, um imprevisto: a pedra foi retirada. Isso aqui não estava no “script”, não era prevista essa realidade; mas ela acontece. O primeiro pensamento que Maria Madalena tem: “Roubaram o corpo”. Nós não nos acostumamos com as boas notícias; nós somos tendenciosos a pensar só nas coisas negativas, pois elas nos atraem muito (basta você perceber quando chega uma notícia ruim para você, no seu no seu WhatsApp, na sua rede social, a nossa tendência imediatamente é compartilhar, mas quando chegam as notícias boas, nós temos muita dificuldade de espalhá-las, de replicá-las, e é uma tendência do nosso coração que a ressurreição de Jesus também precisa tirar). Maria Madalena teve de se acostumar com aquela boa-nova; Maria Madalena teve de se impactar; se deixar impactar por aquela boa notícia; aquele bom imprevisto que aconteceu, pois aquela aparente ausência do corpo de Jesus indicava uma outra coisa: a Ressurreição. 

Por isso, hoje, na existência desses momentos, dessas ausências, desses vazios, atenção: Cristo está chegando com a sua ressurreição; Cristo está trazendo coisas novas! Levante o seu olhar para Cristo porque Ele faz novas todas as coisas, no poder da sua ressurreição. Então, neste dia, se nós ressuscitamos com Cristo, busquemos as coisas do Alto, onde Ele está sentado e onde nós também reinaremos com Ele para toda a eternidade.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. 

Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ