18/04/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Permita que a Ressurreição de Jesus mude a sua vida
OITAVA DA PÁSCOA (Branco, Glória, Prefácio da Páscoa I Ofício Próprio)
O Senhor vos introduziu na terra onde correm leite e mel; que sua lei esteja sempre em vossos lábios! (Ex 13,5.9)
Ó Deus, que fazeis crescer a vossa Igreja, dando-lhe sempre novos filhos e filhas, concedei que, por toda a sua vida, estes vossos servos e servas sejam fiéis ao sacramento do batismo que receberam, professando a fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
2 14 Pedro então, pondo-se de pé em companhia dos Onze, com voz forte lhes disse: “Homens da Judéia e vós todos que habitais em Jerusalém: seja-vos isto conhecido e prestai atenção às minhas palavras.
15 Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto não ser ainda a hora terceira do dia.
16 Mas cumpre-se o que foi dito pelo profeta Joel:
17 ‘Acontecerá nos últimos dias’ - é Deus quem fala -, ‘que derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo: profetizarão os vossos filhos e as vossas filhas. Os vossos jovens terão visões, e os vossos anciãos sonharão.
18 Sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei naqueles dias do meu Espírito e profetizarão.
19 Farei aparecer prodígios em cima, no céu, e milagres embaixo, na terra: sangue fogo e vapor de fumaça.
20 O sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.
21 E então todo o que invocar o nome do Senhor será salvo’.
22 Israelitas, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré, homem de quem Deus tem dado testemunho diante de vós com milagres, prodígios e sinais que Deus por ele realizou no meio de vós como vós mesmos o sabeis.
32 A este Jesus, Deus o ressuscitou: do que todos nós somos testemunhas”.
Palavra do Senhor.
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Digo ao Senhor: somente vós sois meu Senhor.
Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,
meu destino está seguro em vossas mãos!
Eu bendigo o Senhor, que me aconselha
e até de noite me adverte o coração.
Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,
pois, se o tenho a meu lado, não vacilo.
Eis por que meu coração está em festa,
minha alma rejubila de alegria
e até meu corpo no repouso está tranquilo;
pois não haveis de me deixar entregue à morte
nem vosso amigo conhecer a corrupção.
Vós me ensinais vosso caminho para a vida;
junto a vós, felicidade sem limites,
delícia eterna e alegria ao vosso lado!
Aleluia, aleluia, aleluia.
Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 28 8 as mulheres se afastaram prontamente do túmulo com certo receio, mas ao mesmo tempo com alegria, e correram a dar a boa nova aos discípulos.
9 Nesse momento, Jesus apresentou-se diante delas e disse-lhes: “Salve!” Aproximaram-se elas e, prostradas diante dele, beijaram-lhe os pés.
10 Disse-lhes Jesus: “Não temais! Ide dizer aos meus irmãos que se dirijam à Galiléia, pois é lá que eles me verão”.
11 Enquanto elas voltavam, alguns homens da guarda já estavam na cidade para anunciar o acontecimento aos príncipes dos sacerdotes.
12 Reuniram-se estes em conselho com os anciãos. Deram aos soldados uma importante soma de dinheiro, ordenando-lhes:
13 “Vós direis que seus discípulos vieram retirá-lo à noite, enquanto dormíeis.
14 Se o governador vier a sabê-lo, nós o acalmaremos e vos tiraremos de dificuldades”.
15 Os soldados receberam o dinheiro e seguiram suas instruções. E esta versão é ainda hoje espalhada entre os judeus.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, as oferendas do vosso povo para que, renovados pela profissão da fé e pelo santo batismo, consigamos a felicidade eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
O Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia! (Rm 6,9)
Transborde, ó Deus, em nossas almas a graça dos sacramentos pascais, para que, tendo-nos introduzido no caminho da salvação, nos torneis dignos dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Permita que a Ressurreição de Jesus mude a sua vida
“Naquele tempo, as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: ‘Alegrai-vos!’ As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Então, Jesus disse a elas: ‘Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão’” (Mateus 28,8-10).
Mais um relato da ressureição, pois nós estamos vivenciando, nestes dias de Oitava de Páscoa, justamente a beleza da dinâmica da ressurreição de Jesus.
Eu estive algumas vezes, na terra santa, em Israel, precisamente em Jerusalém, no Santo Sepulcro. E pude constatar com os meus olhos que o corpo de Jesus não está ali. Realmente, o túmulo está vazio! Essa é uma prova cabal; é uma prova evidente da ressurreição de Jesus; uma prova palpável da ressurreição d’Ele, e isso nem os historiadores discutem. Porém, a maior prova da ressurreição de Jesus não está só nisso, e sim na mudança na vida dos seus discípulos: a transformação da vida daqueles homens que se deixaram tocar pelo mistério da vida de Cristo.
E esta é a maior prova da ressurreição: a mudança. Porque a ressurreição é uma experiência que toca a nossa vida; que muda o nosso destino; o nosso jeito de pensar; o nosso jeito de nos comportar, porque, se nós também, um dia, seremos ressuscitados com Cristo, nós precisamos, no hoje e no agora da nossa vida, já vivermos como ressuscitados.
A maior prova da Ressurreição de Jesus é a mudança na nossa vida
Por isso, você vai perceber e tem percebido ao longo desses dias, que os evangelhos destacam mais os encontros com Ressuscitado do que o evento da ressurreição em si. Os evangelistas são muito sucintos ao falar daquele momento da ressurreição. Não existe uma coisa cinematográfica, efeitos especiais, pois o evangelho é muito sutil ao falar daquela realidade do momento da ressurreição de Jesus. Porém, os evangelhos são muito enfáticos ao falarem dos encontros com Ressuscitado, porque é justamente o encontro com o Ressuscitado que marca a vida das pessoas, que marcou a vida de Maria Madalena, a dos discípulos, que marcou a minha e a sua vida.
Aquelas mulheres, que procuravam um morto, encontraram o corpo Ressuscitado. E podem se aproximar d’Ele; tocá-Lo; se prostrarem aos seus pés; podem fazer o seu ato de fé. E a fé daquelas mulheres leva a uma experiência real; uma experiência concreta — que muda não só o conhecimento intelectual, pois isso não muda e nos ajuda a compreender, e a razão nos ajuda a dar sentido à nossa fé; a dar as razões de o porquê nós cremos —, mas é aqui, no coração, na sede da nossa vontade, que justamente acontece este movimento de graça: a experiência com Jesus Ressuscitado.
O mundo de hoje tenta reduzir, esvaziar ao máximo esse mistério porque é mais fácil criar hipóteses de que tudo seja uma invenção humana, que não tenha existido, em vez de aceitar que exista de verdade um Deus que nos ama assim; um Deus que nos ama para além da morte; um Deus que nos ama na Ressurreição do Seu Filho; é mais difícil acreditar nisso. Porém, somos chamados a mergulhar a nossa vida nesse mistério. Talvez, hoje, o seu coração esteja passando por essa experiência de aceitar definitivamente a Ressurreição de Jesus, e que ela traga algo novo para o teu coração.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém!
Comentários
Postar um comentário