29/04/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Apresente a Jesus o seu pouco e Ele realizará um milagre na sua vida!

 

SANTA CATARINA DE SENA Virgem e Doutora (Branco, Prefácio Pascal ou das Virgens – Ofício da Memória)

Antífona de Entrada

Esta é uma virgem sábia, uma das jovens prudentes, que foi ao encontro de Cristo com sua lâmpada acesa, aleluia!

Oração do dia

Ó Deus, que infamastes de amor santa Catarina de Sena na contemplação da paixão do Senhor e no serviço da igreja, concedei-nos, por sua intercessão, participar do mistério de Cristo e exultar em sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Atos 5,34-42)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
34 Levantou-se, porém, um membro do Grande Conselho. Era Gamaliel, um fariseu, doutor da lei, respeitado por todo o povo.
35 Mandou que se retirassem aqueles homens por um momento, e então lhes disse: Homens de Israel, considerai bem o que ides fazer com estes homens.
36 Faz algum tempo apareceu um certo Teudas, que se considerava um grande homem. A ele se associaram cerca de quatrocentos homens: foi morto e todos os seus partidários foram dispersados e reduzidos a nada.
37 Depois deste, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e arrastou o povo consigo, mas também ele pereceu e todos quantos o seguiam foram dispersados.
38 Agora, pois, eu vos aconselho: não vos metais com estes homens. Deixai-os! Se o seu projeto ou a sua obra provém de homens, por si mesma se destruirá;
39 mas se provier de Deus, não podereis desfazê-la. Vós vos arriscaríeis a entrar em luta contra o próprio Deus. Aceitaram o seu conselho.
40 Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Ordenaram-lhes então que não pregassem mais em nome de Jesus, e os soltaram.
41 Eles saíram da sala do Grande Conselho, cheios de alegria, por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo nome de Jesus.
42 E todos os dias não cessavam de ensinar e de pregar o Evangelho de Jesus Cristo no templo e pelas casas.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 26/27

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa:
habitar no santuário do Senhor.

O Senhor é minha luz e salvação;
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;
perante quem eu tremerei?

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa
e é só isto que eu desejo:
habitar no santuário do Senhor
por toda a minha vida;
saborear a suavidade do Senhor
e contemplá-lo no seu templo.

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.
Espera no Senhor e tem coragem,
espera no Senhor!

Evangelho (João 6,1-15)

Aleluia, aleluia, aleluia.

O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da toda de Deus (Mt 4,4)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
1 Depois disso, atravessou Jesus o lago da Galiléia (que é o de Tiberíades.)
2 Seguia-o uma grande multidão, porque via os milagres que fazia em beneficio dos enfermos.
3 Jesus subiu a um monte e ali se sentou com seus discípulos.
4 Aproximava-se a Páscoa, festa dos judeus.
5 Jesus levantou os olhos sobre aquela grande multidão que vinha ter com ele e disse a Filipe: Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?
6 Falava assim para o experimentar, pois bem sabia o que havia de fazer.
7 Filipe respondeu-lhe: Duzentos denários de pão não lhes bastam, para que cada um receba um pedaço.
8 Um dos seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:
9 Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes... mas que é isto para tanta gente?
10 Disse Jesus: Fazei-os assentar. Ora, havia naquele lugar muita relva. Sentaram-se aqueles homens em número de uns cinco mil.
11 Jesus tomou os pães e rendeu graças. Em seguida, distribuiu-os às pessoas que estavam sentadas, e igualmente dos peixes lhes deu quanto queriam.
12 Estando eles saciados, disse aos discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.
13 Eles os recolheram e, dos pedaços dos cinco pães de cevada que sobraram, encheram doze cestos.
14 À vista desse milagre de Jesus, aquela gente dizia: Este é verdadeiramente o profeta que há de vir ao mundo.
15 Jesus, percebendo que queriam arrebatá-lo e fazê-lo rei, tornou a retirar-se sozinho para o monte.
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Recebei, ó Pai, o sacrifício da salvação que vos apresentamos na festa de santa Catarina, para que, instruídos por seus ensinamentos, possamos render-vos graças com maior fervor, ó Deus vivo e verdadeiro. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Antífona da Comunhão

Deus é luz. Se andamos na luz, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado, aleluia! (1Jo 1,7)

Depois da Comunhão

Ó Deus, que a participação na vossa mesa, onde santa Catarina encontrava alimento até mesmo para a vida do corpo, conceda ao vosso povo a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Santo do Dia / Comemoração (Catarina de Sena)

Catarina de Sena nasceu em 1347 na Itália e lá faleceu em 1380. Aos 16 anos, foi admitida na Ordem Terceira Dominicana, conciliando a vida contemplativa com intensa atividade junto aos doentes e encarcerados. Exerceu importante papel diplomático a favor da unidade da Igreja. Ditou inúmeras cartas, repletas de sabedoria espiritual. A seu exemplo, apliquemos nossas energias a serviço do Reino de Deus.

                          Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Apresente a Jesus o seu pouco e Ele realizará um milagre na sua vida!

“Naquele tempo, Jesus disse a Filipe: ‘Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?’. Disse isso para pô-lo à prova, pois Ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: ‘Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um’. Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: ‘Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?’. Jesus disse: ‘Fazei sentar as pessoas’. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes” (João 6, 5b-11).

Tocador de áudio

 

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, temos o relato da multiplicação dos pães e dos peixes: o milagre que Jesus realizou. Partiremos do lugar: “Tiberíades”. Jesus está nesta cidade de Tiberíades, que representa o mundo pagão, poderíamos dizer que essa cidade representa o mundo sem Deus, mas diríamos que é um mundo que não quer Deus ou ainda não provou do amor d’Ele. Um mundo pagão é aquilo que está à nossa volta, mas também o que está dentro de nós, aquela parte de nós que ainda não acolheu e aderiu a Deus. É essa realidade dentro de nós, que ainda não acolheu a Jesus, que precisa ser alimentada e receber a graça da intervenção de Jesus.

Tenha coragem de apresentar o seu pouco para Jesus, porque Ele pode realizar um milagre; pode realizar uma grande graça

Certamente, à sua volta, existem muitas pessoas que ainda vivem em Tiberíades, que ainda vivem com esta necessidade de experimentar o Pão do céu; o Pão verdadeiro que alimenta a nossa alma. Quantas pessoas precisam experimentar isso! E é nesta ocasião, neste lugar, nesta situação que Jesus faz uma pergunta — e a pergunta que Jesus dirige a Filipe, na verdade, é uma pergunta dirigida a todos nós: “Como achar uma saída onde não parece ter saída? Como dar uma resposta, quando nós estamos mergulhados na dúvida? O que fazer?”. A força de uma situação que nos supera só em Jesus a resposta para ela pode ser encontrada. Só Jesus é a resposta nesses momentos nos quais as situações parecem ser maiores do que nós. 

Filipe viu uma grande multidão: cinco mil homens. “Como dar pão para toda essa gente?”. Certamente, você já fez uma experiência assim: diante de um fato, de uma situação, você se espantou; e também se perguntou: “Como é que eu vou resolver isso?”; “Como é que eu vou sair dessa situação?”; Como é que eu vou dar uma resposta a essa situação?”. A realidade, muitas vezes, é desproporcional: o que que eu devo enfrentar e como eu estou por dentro? O que eu tenho de capacidade, de força, e o que se apresenta diante de mim?

Diante da situação que você pensou, você poderia dizer: “Agora, só um milagre, só uma intervenção divina; só Jesus pode me ajudar nesta causa”. Nós dizemos assim: “Só Jesus na causa’’. E é só Jesus quem pode me dar uma resposta diante desse fato. Só Jesus quem pode me Salvar. Esse é o momento em que requer de nós uma grande humildade de saber reconhecer o que que eu posso oferecer: “Eu tenho isso, Senhor”. Na verdade, os discípulos apontam para Jesus: “Tem aqui essa criança, esses pedaços de pães, esses peixes, mas o que é isso para tanta gente?”. Porém, é o pouco; pois não pense que o pouco não valha nada, porque, se o teu pouco é com Jesus Cristo, ele pode valer um milagre, pode mudar todas as coisas.

Hoje, tenha coragem de apresentar o seu pouco para Jesus, porque Ele pode realizar um milagre; pode realizar uma grande graça. 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. 

Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ