25/04/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Anunciai o Evangelho a toda criatura!
SÃO MARCOS EVANGELISTA (Vermelho, Glória, Prefácio dos Apóstolos II Ofício da Festa)
Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a todas as criaturas, aleluia! (Mc 16,15)
Ó Deus, que concedestes a são Marcos, vosso evangelista, a glória de proclamar a boa nova, dai-nos assimilar de tal modo seus ensinamentos, que sigamos fielmente os caminhos de Cristo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura da primeira carta de são Pedro.
5 4 E, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de glória.
5 Semelhantemente, vós outros que sois mais jovens, sede submissos aos anciãos. Todos vós, em vosso mútuo tratamento, revesti-vos de humildade; porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes.
6 Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno.
7 Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós.
8 Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar.
9 Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós.
10 O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará.
11 A ele o poder na eternidade! Amém.
12 Por meio de Silvano, que estimo como a um irmão fiel, vos escrevi essas poucas palavras. Minha intenção é de admoestar-vos e assegurar-vos que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.
13 A igreja escolhida de Babilônia saúda-vos, assim como também Marcos, meu filho.
14 Saudai-vos uns aos outros com o ósculo afetuoso. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo.
Palavra do Senhor.
Ó Senhor, eu cantarei, eternamente, o vosso amor.
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor,
de geração em geração eu cantarei vossa verdade!
Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!”
E a vossa lealdade é tão firma como os céus.
Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas,
e o vosso amor fiel, a assembleia dos eleitos,
pois quem pode, lá nas nuvens, ao Senhor se comparar
e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante?
Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria;
seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face!
Exultará de alegria em vosso nome dia a dia
e, com grande entusiasmo, exaltará vossa justiça.
Aleluia, aleluia, aleluia.
É Cristo que anunciamos, Jesus Cristo, o crucificado, poder e sabedoria de Deus (1Cor 1,23s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 16 15 disse Jesus aos seus onze discípulos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
17 Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,
18 manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados”.
19 Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus.
20 Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Nós vos oferecemos, ó Deus, este sacrifício de louvor ao celebrarmos a glória de são Marcos, pedindo que sempre floresça em vossa Igreja a pregação do Evangelho. Por Cristo, nosso Senhor.
Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos, diz o Senhor, aleluia! (Mt 28,20)
Ó Deus todo-poderoso, o vosso dom que recebemos no altar nos santifique e nos faça crer mais firmemente no Evangelho anunciado por são Marcos. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Anunciai o Evangelho a toda criatura!
“Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: ‘Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!’. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao Céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos, então, saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam” (Mateus 16, 15; 19-20).
Palavra da Salvação! Porque essa Palavra chegou aos nossos ouvidos — fiz questão de dizer aquilo que o padre, ou diácono, diz ao final da leitura do Evangelho—, porque essa Palavra nos salvou, ela chegou aos nossos corações.
Hoje, na festa do evangelista São Marcos, nós temos a oportunidade de tocar neste Evangelho da saída: a saída dos discípulos para anunciar a Palavra do Senhor. Porém, os discípulos podem sair porque Deus saiu primeiro de Si; porque Deus, em primeiro lugar, fez esse movimento de sair de Si para ir ao encontro de cada ser humano, de cada criatura.
Fale do amor de Cristo; leve essa experiência do amor d’Ele a tantos corações que precisam dessa Palavra; anuncie o Evangelho!
Ao nos criar, Deus Pai saiu de Si; contemplava o Filho; e criava, no poder do Espírito Santo, todas as coisas, inclusive o ser humano. Depois, Jesus, ao sair de Si, também deu o Seu “sim” diante do Pai e encarnou-Se, por amor a mim e a você. Depois, ao sair de Si, o Espírito Santo desceu sobre Maria e os apóstolos, no cenáculo, e sobre cada um de nós, derramando sobre nós a Sua força e o Seu poder.
Por isso, a nossa experiência de fé precisa se tornar uma missão, uma saída. Aquela experiência que fazemos precisa também chegar à vida dos outros. A fé não pode ser para nós somente um anestésico para alguns momentos de dor, de dificuldade; a nossa fé precisa se tornar missão; a pessoa deve manifestar o bem que ela sente pela outra pessoa. É assim nas nossas relações humanas: quando você diz que ama alguém, você precisa manifestar o bem que você sente por ela em atos concretos.
Então, nós também precisamos manifestar a nossa fé concretamente, partilhando com o outro aquilo que nós recebemos. E isso nós precisamos vivenciar todos os dias da nossa vida. Em todas as oportunidades que tivermos no nosso dia a dia: no trabalho, na faculdade, na escola, com os companheiros de trabalho, na família, nós precisamos ser evangelizadores, anunciadores da Palavra do Senhor; alguém que realmente saiu de si para partilhar com o outro aquilo que recebeu.
Na festa do evangelista São Marcos, nós precisamos nos alegrar porque ele testemunhou os grandes feitos do Senhor, e ele também partilhou conosco. E, por ele ter dividido essa experiência de fé, essa Palavra — que acabei de ler para todos vocês —, chegou até mim e até você. Então, façamos o mesmo, saiamos de nós mesmos e anunciemos a Palavra do Senhor a toda criatura e em qualquer oportunidade que Deus nos der. Em todas as oportunidades que o Senhor nos der, falemos do amor de Cristo; levemos essa experiência do amor d’Ele a tantos corações que precisam dessa Palavra.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém!
Comentários
Postar um comentário