28/04/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Peça a Jesus a graça de ter a visão do Alto
II SEMANA DA PÁSCOA - MEMÓRIA FACULTATIVA SÃO PEDRO CHANEL
Antífona da entrada: Ó Deus, quando saístes à frente do vosso povo, abrindo-lhe o caminho e habitando entre eles, a terra estremeceu, fundiram-se os céus, aleluia! (Sl 67,8s.20)
Ó Deus, que, para expandir a vossa Igreja, coroastes são Pedro Chanel com o martírio, concedei-nos, neste tempo de alegria pascal, celebrar de tal modo a morte e ressurreição de Cristo, que nos tornemos testemunhas de uma nova vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
27 Trouxeram-nos e os introduziram no Grande Conselho, onde o sumo sacerdote os interrogou, dizendo:
28 Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome. Não obstante isso, tendes enchido Jerusalém de vossa doutrina! Quereis fazer recair sobre nós o sangue deste homem!
29 Pedro e os apóstolos replicaram: Importa obedecer antes a Deus do que aos homens.
30 O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o num madeiro.
31 Deus elevou-o pela mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.
32 Deste fato nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus deu a todos aqueles que lhe obedecem.
33 Ao ouvirem essas palavras, enfureceram-se e resolveram matá-los.
Palavra do Senhor.
Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
seu louvor estará sempre em minha boca.
Provai e vede quão suave é o Senhor!
Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
Ma ele volta a sua face contra os maus
para da terra apagar sua lembrança.
Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta
e de todas as angústias os liberta.
Do coração atribulado ele está perto
e conforta os de espírito abatido.
Muitos males se abatem sobre os justos,
mas o Senhor de todos eles os liberta.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Acreditastes, Tomé, porque me viste. Felizes os que crêem sem ter visto (Jo 20,29).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
31 Aquele que vem de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do céu é superior a todos.
32 Ele testemunha as coisas que viu e ouviu, mas ninguém recebe o seu testemunho.
33 Aquele que recebe o seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro.
34 Com efeito, aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas.
35 O Pai ama o Filho e confiou-lhe todas as coisas.
36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Atendei, ó Deus, as nossas preces e livrai-nos de toda a culpa, para que vossa graça nos purifique pelos mistérios que celebramos. Por Cristo, nosso Senhor.
Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos, aleluia! (Mt 28,20)
Que os sacramentos que recebemos, Senhor nosso Deus, alimentem em nós a mesma fé transmitida pela pregação dos apóstolos e conservada pela solicitude de são Pedro Chanel. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Peça a Jesus a graça de ter a visão do Alto
“Aquele que vem do Alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. De fato, Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida” (João 3,31-34).
Meus irmãos e minhas irmãs, nós estamos caminhando neste tempo pascal. E nós somos impulsionados, a partir da leitura do novo testamento, no Domingo de Páscoa: “Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do Alto. E, hoje, essa temática “coisas do Alto” volta aqui no evangelho que nós meditamos, porque Jesus está falando aos seus discípulos, e também a cada um de nós, da necessidade de termos esta visão do Alto, que se contrapõe à visão de baixo, à visão da terra, a uma visão carnal. E nós podemos ver a vida, os fatos e a nossa realidade espiritual sob estas duas perspectivas: a visão do Alto e a de baixo.
Nós nos acostumamos muito com a segunda, nos acostumamos muito em ver a vida a partir das coisas de baixo, sem ver o significado profundo das coisas; sem, muitas vezes, dar um sentido espiritual às coisas que nós vivemos. Mas nós estamos aqui, hoje, diante da afirmação de Jesus, de que Ele sim tem a visão do Alto; Ele nos traz, verdadeiramente, as coisas do Pai, as coisas que se referem a Deus, as coisas espirituais.
Peçamos ao Senhor a graça de termos a Sua visão, a visão do Alto, a visão espiritual sobre todas as realidades
Uma vez que o Filho de Deus se encarnou, uma vez que o Filho de Deus se colocou no meio de nós, Ele traz essa visão diferente. A visão de Jesus não é fragmentada, e sim uma visão de conjunto; não é uma visão minimalista das coisas, não é casuística, pois a visão de Jesus é um todo. Jesus vê, por exemplo, o ser humano em todos os seus aspectos, e não simplesmente no aspecto espiritual ou biológico, mas Jesus nos olha com uma capacidade imensa; e nós somos chamados a entrar nessa visão de Jesus. Por isso, Ele nos dá o Seu espírito; Ele disse: “Dá o espírito sem medida”.
Nós estamos caminhando, neste tempo pascal, mas não nos esqueçamos que também estamos caminhando para a celebração de Pentecostes: cinquenta dias após a Páscoa, nós celebraremos Pentecostes. E esse Espírito que Jesus nos dá, que é enviado sobre todos nós, pelo Pai e pelo Filho, nos traz outras medidas. O Espírito Santo nos traz outras modalidades de ver a vida, outro modo de enxergar a nossa vida, a do outro; de enxergar a vida de Deus, as coisas de Deus. Por isso, há a necessidade de nos aproximar da graça de Deus manifestada em Jesus Cristo, o Senhor; graça de Deus manifestada no Espírito Santo, que é Senhor e dá vida, para que nós aprendamos, de fato, a enxergar as coisas com a visão do Alto.
Os fatos que nos acontecem, por exemplo, as realidades do nosso dia a dia, as mínimas coisas que nos acontecem precisam ter uma visão espiritual, uma visão do Alto, porque todos os fatos, tudo o que nos circunda, tudo aquilo que nos acontece precisa concorrer para o nosso bem, para a salvação da nossa alma, para nos levar para Deus. São Paulo nos garante isto: “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”.
Peçamos, hoje, ao Senhor, a graça de termos a Sua visão, a visão do Alto, a visão espiritual sobre todas as realidades!
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém!
Comentários
Postar um comentário