28/04/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Peça a Jesus a graça de ter a visão do Alto

 

II SEMANA DA PÁSCOA - MEMÓRIA FACULTATIVA SÃO PEDRO CHANEL

Antífona de Entrada

Antífona da entrada: Ó Deus, quando saístes à frente do vosso povo, abrindo-lhe o caminho e habitando entre eles, a terra estremeceu, fundiram-se os céus, aleluia! (Sl 67,8s.20)

Oração do dia

Ó Deus, que, para expandir a vossa Igreja, coroastes são Pedro Chanel com o martírio, concedei-nos, neste tempo de alegria pascal, celebrar de tal modo a morte e ressurreição de Cristo, que nos tornemos testemunhas de uma nova vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Atos 5,27-33)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
27 Trouxeram-nos e os introduziram no Grande Conselho, onde o sumo sacerdote os interrogou, dizendo:
28 Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome. Não obstante isso, tendes enchido Jerusalém de vossa doutrina! Quereis fazer recair sobre nós o sangue deste homem!
29 Pedro e os apóstolos replicaram: Importa obedecer antes a Deus do que aos homens.
30 O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o num madeiro.
31 Deus elevou-o pela mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.
32 Deste fato nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus deu a todos aqueles que lhe obedecem.
33 Ao ouvirem essas palavras, enfureceram-se e resolveram matá-los.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 33/34

Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
seu louvor estará sempre em minha boca.
Provai e vede quão suave é o Senhor!
Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

Ma ele volta a sua face contra os maus
para da terra apagar sua lembrança.
Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta
e de todas as angústias os liberta.

Do coração atribulado ele está perto
e conforta os de espírito abatido.
Muitos males se abatem sobre os justos,
mas o Senhor de todos eles os liberta.

Evangelho (João 3,31-36)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Acreditastes, Tomé, porque me viste. Felizes os que crêem sem ter visto (Jo 20,29).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
31 Aquele que vem de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do céu é superior a todos.
32 Ele testemunha as coisas que viu e ouviu, mas ninguém recebe o seu testemunho.
33 Aquele que recebe o seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro.
34 Com efeito, aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas.
35 O Pai ama o Filho e confiou-lhe todas as coisas.
36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Atendei, ó Deus, as nossas preces e livrai-nos de toda a culpa, para que vossa graça nos purifique pelos mistérios que celebramos. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos, aleluia! (Mt 28,20)

Depois da Comunhão

Que os sacramentos que recebemos, Senhor nosso Deus, alimentem em nós a mesma fé transmitida pela pregação dos apóstolos e conservada pela solicitude de são Pedro Chanel. Por Cristo, nosso Senhor.

                          Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Peça a Jesus a graça de ter a visão do Alto

“Aquele que vem do Alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. De fato, Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida” (João 3,31-34).

Tocador de áudio

Meus irmãos e minhas irmãs, nós estamos caminhando neste tempo pascal. E nós somos impulsionados, a partir da leitura do novo testamento, no Domingo de Páscoa: “Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do Alto. E, hoje, essa temática “coisas do Alto” volta aqui no evangelho que nós meditamos, porque Jesus está falando aos seus discípulos, e também a cada um de nós, da necessidade de termos esta visão do Alto, que se contrapõe à visão de baixo, à visão da terra, a uma visão carnal. E nós podemos ver a vida, os fatos e a nossa realidade espiritual sob estas duas perspectivas: a visão do Alto e a de baixo.

Nós nos acostumamos muito com a segunda, nos acostumamos muito em ver a vida a partir das coisas de baixo, sem ver o significado profundo das coisas; sem, muitas vezes, dar um sentido espiritual às coisas que nós vivemos. Mas nós estamos aqui, hoje, diante da afirmação de Jesus, de que Ele sim tem a visão do Alto; Ele nos traz, verdadeiramente, as coisas do Pai, as coisas que se referem a Deus, as coisas espirituais. 

Peçamos ao Senhor a graça de termos a Sua visão, a visão do Alto, a visão espiritual sobre todas as realidades

Uma vez que o Filho de Deus se encarnou, uma vez que o Filho de Deus se colocou no meio de nós, Ele traz essa visão diferente. A visão de Jesus não é fragmentada, e sim uma visão de conjunto; não é uma visão minimalista das coisas, não é casuística, pois a visão de Jesus é um todo. Jesus vê, por exemplo, o ser humano em todos os seus aspectos, e não simplesmente no aspecto espiritual ou biológico, mas Jesus nos olha com uma capacidade imensa; e nós somos chamados a entrar nessa visão de Jesus. Por isso, Ele nos dá o Seu espírito; Ele disse: “Dá o espírito sem medida”. 

Nós estamos caminhando, neste tempo pascal, mas não nos esqueçamos que também estamos caminhando para a celebração de Pentecostes: cinquenta dias após a Páscoa, nós celebraremos Pentecostes. E esse Espírito que Jesus nos dá, que é enviado sobre todos nós, pelo Pai e pelo Filho, nos traz outras medidas. O Espírito Santo nos traz outras modalidades de ver a vida, outro modo de enxergar a nossa vida, a do outro; de enxergar a vida de Deus, as coisas de Deus. Por isso, há a necessidade de nos aproximar da graça de Deus manifestada em Jesus Cristo, o Senhor; graça de Deus manifestada no Espírito Santo, que é Senhor e dá vida, para que nós aprendamos, de fato, a enxergar as coisas com a visão do Alto.

Os fatos que nos acontecem, por exemplo, as realidades do nosso dia a dia, as mínimas coisas que nos acontecem precisam ter uma visão espiritual, uma visão do Alto, porque todos os fatos, tudo o que nos circunda, tudo aquilo que nos acontece precisa concorrer para o nosso bem, para a salvação da nossa alma, para nos levar para Deus. São Paulo nos garante isto: “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”.

Peçamos, hoje, ao Senhor, a graça de termos a Sua visão, a visão do Alto, a visão espiritual sobre todas as realidades!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. 

Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ