19/04/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - O Senhor permanece com você porque está vivo!

 

OITAVA DA PÁSCOA (Branco, Glória, Prefácio da Páscoa I – Ofício Próprio)

Antífona de Entrada

Deu-lhes a água da sabedoria, tornou-se a sua força, e não vacilam; vai exaltá-los para sempre, aleluia! (Eclo 15,3s)

Oração do dia

Ó Deus, que nos concedestes a salvação pascal, acompanhais o vosso povo com vossos dons celestes, para que, tendo conseguido a verdadeira liberdade, possa um dia alegrar-se no céu, como exulta agora na terra. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Atos 2,36-41)

Leitura dos Atos Apóstolos.

2 36 “Que toda a casa de Israel saiba, portanto, com a maior certeza de que este Jesus, que vós crucificastes, Deus o constituiu Senhor e Cristo”.

37 Ao ouvirem essas coisas, ficaram compungidos no íntimo do coração e indagaram de Pedro e dos demais apóstolos: “Que devemos fazer, irmãos?”

38 Pedro lhes respondeu: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

39 Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus”.

40 Ainda com muitas outras palavras exortava-os, dizendo: “Salvai-vos do meio dessa geração perversa!”

4l Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 32/33

Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

 

Reta é a palavra do Senhor,

e tudo o que ele faz merece fé.

Deus ama o direito e a justiça,

transborda em toda a terra a sua graça.

 

Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem

e que confiam, esperando em seu amor,

pra da morte libertar as suas vidas

e alimentá-los quando é tempo de penúria.

 

No Senhor nós esperamos confiantes,

porque ele é nosso auxílio e proteção!

Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,

da mesma forma que em vós nós esperamos!

Evangelho (João 20,11-18)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117)

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, 20 11 entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro.

12 Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

13 Eles lhe perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”.

14 Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu.

15 Perguntou-lhe Jesus: “Mulher, por que choras? Quem procuras?” Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: “Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar”.

16 Disse-lhe Jesus: “Maria!” Voltando-se ela, exclamou em hebraico: “Rabôni!” (que quer dizer Mestre).

17 Disse-lhe Jesus: “Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.

18 Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.

Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, com bondade, as oferendas da vossa família e concedei-nos, com o auxílio da vossa proteção, sem perder o que nos destes, alcançar os bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus: tende gosto pelas coisas do alto, aleluia! (Cl 3,1s)

Depois da Comunhão

Ouvi-nos, ó Deus todo-poderoso, e preparai os corações de vossos filhos e filhas que enriquecestes com a graça do batismo, para que possa merecer a felicidade eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

                          Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

O Senhor permanece com você porque está vivo!

“Naquele tempo, os anjos perguntaram: ‘Mulher, por que choras?’ Ela respondeu: ‘Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram’. Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: ‘Mulher, por que choras? A quem procuras?’. Pensando que era o jardineiro, Maria disse: ‘Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar’. Então, Jesus disse: ‘Maria!’ Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: ‘Rabuni’ (que quer dizer: Mestre)’’ (João 20, 13-16).

Tocador de áudio

 

É um belíssimo encontro de Jesus com Maria Madalena, em mais um relato desse encontro dela com o Ressuscitado. Encontro que selou aquele outro precedente de Jesus com ela e que transformou a vida dela. E veja no diálogo de Jesus que: quando Ele diz o seu nome “Maria”, ela se recorda de todo o percurso, de todo o caminho de amor que ela havia feito com Ele. E precisa ser assim também na nossa vida. Hoje, o Ressuscitado também quer profetizar, quer proclamar, quer dizer o meu e o teu nome, para experimentarmos, no nosso coração, a força do amor d’Ele que vence até mesmo a morte. Eu acredito que faltava esse passo para que Jesus pudesse colocar, no meu e no teu coração, uma certeza de que não dá mais espaço para duvidar do quanto ele nos ama. E, se você ainda tinha, no seu coração, alguma dúvida, que essa cesse definitivamente.

O Senhor está com você; Ele permanece porque está vivo no meio de nós

A Páscoa começa sempre com o mal entendido: se pensava uma coisa, mas era outra totalmente diferente; se pensava que fosse o fim, mas era só o começo. Maria Madalena estava ali aos prantos, mas a boa nova iria chegar aos seus ouvidos, aos seus olhos; e ela poderia contemplar de muito perto a ressurreição de Jesus. Ela não poderia imaginar que: aquele sepulcro vazio se tornaria para sempre um sinal palpável da ressurreição. Eu falei disto numa homilia precedente: a mudança no coração dessas pessoas se tornou a prova mais evidente da ressurreição. Pois, ao lado desse testemunho do sepulcro vazio, do corpo do ressuscitado, está a mudança nos corações. 

Para Maria, aquele túmulo ali era só mais um lugar onde ela podia derramar as suas lágrimas. Talvez, nós também vivenciamos, na nossa vida, esses lugares de pranto, onde você está escondido com Cristo, onde só você tem acesso; onde ninguém veja. No silêncio do seu quarto, talvez, você esteja vivendo um drama hoje, uma situação que tem trazido muitas lágrimas à tona. Que, hoje, o Ressuscitado te faça companhia; que Ele possa te dar a força de permanecer com Ele, mesmo no meio dessa tribulação!

Maria permanece, mesmo naquele aparente vazio, ela está ali perto do túmulo de Jesus porque ela permanece no amor. E não é permanecer num luto vazio — porque a nossa vida espiritual passa por um deserto —, mas é aprender a habitar no vazio; a permanecer nesse vazio; a habitar no amor de Cristo que supera até mesmo os vazios da nossa vida. Maria não está ali simplesmente fazendo um ato de velar Jesus, e sim permanecendo com Jesus. E isto é o mais importante: na sua dor, na sua situação concreta e real, permaneça com Jesus; Ele está com você; Ele permanece porque está vivo no meio de nós. E que a ressurreição do Senhor traga, para o teu coração, essa certeza!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ