21/04/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Faça uma experiência com Cristo Ressuscitado!
OITAVA DA PÁSCOA (Branco, Glória, Prefácio da Páscoa I Ofício Próprio)
Senhor, todos louvaram, unânimes, a vossa mão vitoriosa, pois a vossa sabedoria abriu os lábios dos mudos e tornou eloquente a língua das crianças, aleluia! (Sb 10,20s)
Ó Deus, que reunistes povos tão diversos no louvor do vosso nome, concedei aos que renasceram nas águas do batismo ter no coração a mesma fé e na vida a mesma caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
3 11 Como ele se conservava perto de Pedro e João, uma multidão de curiosos afluiu a eles no pórtico chamado Salomão.
12 À vista disso, falou Pedro ao povo: “Homens de Israel, por que vos admirais assim? Ou por que fitais os olhos em nós, como se por nossa própria virtude ou piedade tivéssemos feito este homem andar?
13 O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos pais glorificou seu servo Jesus, que vós entregastes e negastes perante Pilatos, quando este resolvera soltá-lo.
14 Mas vós renegastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homicida.
15 Matastes o Príncipe da vida, mas Deus o ressuscitou dentre os mortos: disso nós somos testemunhas.
16 Em virtude da fé em seu nome foi que esse mesmo nome consolidou este homem, que vedes e conheceis. Foi a fé em Jesus que lhe deu essa cura perfeita, à vista de todos vós.
17 Agora, irmãos, sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos chefes.
18 Deus, porém, assim cumpriu o que já antes anunciara pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo devia padecer.
19 Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos para serem apagados os vossos pecados.
20 Virão, assim, da parte do Senhor os tempos de refrigério, e ele enviará aquele que vos é destinado: Cristo Jesus.
21 É necessário, porém, que o céu o receba até os tempos da restauração universal, da qual falou Deus outrora pela boca dos seus santos profetas.
22 Já dissera Moisés: ‘O Senhor, nosso Deus, vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim: a este ouvireis em tudo o que ele vos disser.
23 Todo aquele que não ouvir esse profeta será exterminado do meio do povo’.
24 Todos os profetas, que têm falado sucessivamente desde Samuel, anunciaram estes dias.
25 Vós sois filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com os nossos pais, quando disse a Abraão: ‘Na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra’.
26 Foi em primeiro lugar para vós que Deus suscitou o seu servo, para vos abençoar, a fim de que cada um se aparte da sua iniquidade”.
Palavra do Senhor.
Ó Senhor, nosso Deus, como é grande
vosso nome por todo o universo!
Ó Senhor, nosso Deus, como é grande
vosso nome por todo o universo!
Perguntamos: “Senhor, que é o homem,
para dele assim vos lembrardes
e o tratardes com tanto carinho?”
Pouco abaixo de Deus o fizestes,
coroando-os de glória e esplendor;
vós lhe destes poder sobre tudo,
vossas obras aos pés lhe pusestes.
As ovelhas, os bois, os rebanhos,
todo o gado e as feras da mata;
passarinhos e peixes dos mares,
todo ser que se move nas águas.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 24 35 Os discípulos, por sua parte, contaram o que lhes havia acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão.
36 Enquanto ainda falavam dessas coisas, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: “A paz esteja convosco!”
37 Perturbados e espantados, pensaram estar vendo um espírito.
38 Mas ele lhes disse: “Por que estais perturbados, e por que essas dúvidas nos vossos corações?
39 Vede minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo; apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho”.
40 E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.
41 Mas, vacilando eles ainda e estando transportados de alegria, perguntou: “Tendes aqui alguma coisa para comer?”
42 Então ofereceram-lhe um pedaço de peixe assado.
43 Ele tomou e comeu à vista deles.
44 Depois lhes disse: “Isto é o que vos dizia quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos”.
45 Abriu-lhes então o espírito, para que compreendessem as Escrituras, dizendo:
46 “Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia.
47 E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
48 Vós sois as testemunhas de tudo isso”.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, as oferendas que vos apresentamos com alegria. Que elas sejam úteis aos que foram batizados e apressem o vosso auxílio para nós. Por Cristo, nosso Senhor.
Povo resgatado por Deus, proclamai suas maravilhas: ele vos chamou das trevas à sua luz admirável, aleluia (1Pd 2,9)
Ouvi, ó Deus, as nossas preces, para que este convívio redentor nos seja um auxílio na vida presente e penhor da eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor
Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Faça uma experiência com Cristo Ressuscitado!
“Naquele tempo, os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”. Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. Mas Jesus disse: ‘Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho’. E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos” (Lucas 24, 35-41).
Vejam: Jesus está no meio de nós, Ele está no meio dos Seus discípulos. Jesus está conosco! O Ressuscitado quer se fazer enxergar, Ele quer se fazer sentir. Jesus quer que os seus discípulos experimentem a força da sua ressurreição. E essa realidade não pode ser teórica, pois precisa ser experiencial: eu e você precisamos fazer a nossa experiência com o Ressuscitado.
Eu e você somos capazes, pela força do Ressuscitado, de ler e compreender o mistério da sua ressurreição
O espanto é a primeira reação diante da ressurreição: os discípulos experimentaram isso na carne, eles pensaram que Jesus fosse um fantasma, ou seja, uma criação da mente. Nós sabemos muito bem o que é um fantasma porque a nossa mente é muito criativa. E nós, desde a nossa infância, temos os nossos medos interiores, os nossos terrores, os nossos assombros. Somos capazes de criarmos os nossos “fantasmas”. E os discípulos também criaram esse fantasma: imaginaram Jesus de uma maneira totalmente diferente daquela que estavam acostumados a conviver.
A vida quando é repleta de alegrias, de coisas boas, muitas vezes, nos causa espanto, porque nós, infelizmente, nos acostumamos muito com as notícias ruins, com a vida dura, aquela vida pesada, aquele fardo… E, assim, somos habituados a reproduzir isso. Então, quando a alegria bate à nossa porta, sobretudo uma alegria gratuita, uma alegria ao improviso, ela nos causa esse incômodo.
Agora, Jesus quer mostrar como é concreto o que nós vivemos no Domingo da Ressurreição, Ele quer mostrar aos seus discípulos a concretude realmente daquilo que aconteceu no Domingo de Páscoa. E o que que Ele faz? Ele quer comer com seus discípulos; Ele se deixa tocar pelos seus discípulos para mostrar que a alegria da ressurreição tem uma consistência factual, aquilo não é criação da mente deles, não é imaginação, não é uma coisa qualquer (como muitos dizem por aí), mas é um evento, tem uma consistência, é possível tocar em Jesus. Ele está no meio dos seus discípulos, Ele come com os seus discípulos. Não é apenas sentimento, não é apenas imaginação.
A pessoa precisa receber Jesus Cristo na sua totalidade, a pessoa, enquanto ser humano, filho de Deus, precisa tocar na experiência do Ressuscitado. A Páscoa não é imaginar algo bom, e sim encontrar o Cristo; a Páscoa não é só desejar coisas boas para as pessoas, é encontrar o Cristo e partilhar a vida d’Ele com os nossos irmãos.
Diz a Palavra que Jesus abriu a inteligência dos seus discípulos para que compreendessem. E Jesus, na verdade, faz isso, pois Ele abre a nossa inteligência. A palavra inteligência vem de “intus legere”, que quer dizer: “ler dentro”. Eu e você somos capazes, pela força do Ressuscitado, de ler e compreender o mistério da Sua ressurreição, a partir de dentro do nosso coração, pois aí está Cristo Ressuscitado.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém!
Comentários
Postar um comentário