02/07/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Acolha a novidade do Pai em seu coração
XIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde Ofício do Dia)
Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2).
Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura do livro de Amós.
9 11 “Naquele dia, levantarei a cabana arruinada de Davi, repararei as suas brechas, levantarei as suas ruínas, e a reconstruirei como nos dias antigos, 12 para que herdem o que resta de Edom, e de todas as nações sobre as quais o meu nome foi invocado – oráculo do Senhor, que executará estas coisas.
13 Eis que vêm dias – oráculo do Senhor – em que seguirão de perto o que planta e o que colhe, o que pisa os cachos e o que semeia; o mosto correrá pelas montanhas, todas as colinas se derreterão.
14 Restaurarei então o meu povo de Israel; reconstruirão as cidades devastadas e as habitarão; plantarão vinhas e beberão o seu vinho, cultivarão pomares e comerão os seus frutos.
15 Implantá-los-ei no seu solo, e não serão mais arrancados da terra que lhes dei” – oráculo do Senhor, teu Deus.
Palavra do Senhor.
O Senhor anunciará a paz para o seu povo!
Quero ouvir o que o Senhor irá falar:
É a paz que ele vai anunciar;
A paz para o seu povo e seus amigos,
Para os que voltam ao Senhor seu coração.
A verdade e o amor se encontrarão,
A justiça e a paz se abraçarão;
Da terra brotará a fidelidade,
E a justiça olhará dos altos céus.
O Senhor nos dará tudo o que é bom,
E a nossa terra nos dará suas colheitas;
A justiça andará na sua frente
E a salvação há de seguir os passos seus.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
9 14 Então os discípulos de João, dirigindo-se a ele, perguntaram: "Por que jejuamos nós e os fariseus, e os teus discípulos não?"
15 Jesus respondeu: “Podem os amigos do esposo afligir-se enquanto o esposo está com eles? Dias virão em que lhes será tirado o esposo. Então eles jejuarão.
16 Ninguém põe um remendo de pano novo numa veste velha, porque arrancaria uma parte da veste e o rasgão ficaria pior.
17 Não se coloca tampouco vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conservam”.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Ó Deus, que nos assegurais os frutos dos vossos sacramentos, concedei que o povo reunido para vos servir corresponda à santidade dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor e todo meu ser, seu santo nome! (Sl 102,1).
Ó Deus, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, que oferecemos em sacrifício e recebemos em comunhão, nos transmitam uma vida nova, para que, unidos a vós pela caridade que não passa, possamos produzir frutos que permaneçam. Por Cristo, nosso Senhor.
(vermelho, glória, creio, prefácio próprio – ofício da solenidade)
Nesta vigília da solenidade de Pedro e Paulo, em comunhão com o bispo de Roma, agradeçamos ao Senhor a vocação e a missão desses dois apóstolos, que pregaram o Evangelho, sem temer as dificuldades, e seguiram com amor o caminho de Jesus.
Primeira Leitura: Atos 3,1-10
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 1Pedro e João subiram ao templo para a oração das três horas da tarde. 2Então trouxeram um homem, coxo de nascença, que costumavam colocar todos os dias na porta do templo, chamada Formosa, a fim de que pedisse esmolas aos que entravam. 3Quando viu Pedro e João entrando no templo, o homem pediu uma esmola. 4Os dois olharam bem para ele, e Pedro disse: “Olha para nós!” 5O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa. 6Pedro então lhe disse: “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!” 7E, pegando-lhe a mão direita, Pedro o levantou. Na mesma hora, os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. 8Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. E entrou no templo junto com Pedro e João, andando, pulando e louvando a Deus. 9O povo todo viu o homem andando e louvando a Deus. 10E reconheceram que era ele o mesmo que pedia esmolas, sentado na porta Formosa do templo. E ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido com ele.
Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: 18A(19)
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
Os céus proclamam a glória do Senhor,
e o firmamento, a obra de suas mãos;
o dia ao dia transmite essa mensagem,
a noite à noite publica essa notícia.
Não são discursos nem frases ou palavras,
nem são vozes que possam ser ouvidas;
seu som ressoa e se espalha em toda a terra,
hega aos confins do universo a sua voz.
Segunda Leitura: Gálatas 1,11-20
Leitura da carta de São Paulo aos Gálatas.
Irmãos, 11asseguro-vos que o Evangelho pregado por mim não é conforme a critérios humanos. 12Com efeito, não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo. 13Certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus 14e como progredia no judaísmo mais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas. 15Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça 16se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue 17nem subi, logo, a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco. 18Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. 19E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. 20Escrevendo estas coisas, afirmo, diante de Deus, que não estou mentindo.
Palavra do Senhor.
Evangelho: João 21,15-19
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó Senhor, tu sabes tudo, tu bem sabes que eu te amo! (Jo 21,17)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Jesus se manifestou aos seus discípulos 15e, depois de comer com eles, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo, quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.
Palavra da salvação.
Antífona de entrada:
O apóstolo Pedro, e Paulo, o doutor das nações, nos ensinaram, Senhor, a vossa lei.
Oração do dia:
Senhor nosso Deus, concedei-nos os auxílios necessários à salvação pela intercessão dos apóstolos São Pedro e São Paulo, pelos quais destes à vossa Igreja os primeiros benefícios da fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Sobre as oferendas:
Ó Deus, trazemos ao altar as nossas oferendas, alegrando-nos pela festa de São Pedro e São Pulo; certos de que nada merecemos, só de vossa bondade esperamos a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de comunhão:
Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes? Senhor, tu sabes tudo: tu sabes que eu te amo! (Jo 21,15.17)
Depois da comunhão:
Fortalecei, ó Deus, com o vosso sacramento os fiéis que iluminastes com o ensinamento dos apóstolos. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Acolha a novidade do Pai em seu coração
“Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam” (Mateus 9,16-17).
Querido irmão e querida irmã, o Evangelho de hoje nos aponta para este coração que eu devo ter, que você deve ter para acolher Jesus. Um coração novo, um coração aberto à novidade que é Ele: Jesus.
O Senhor enfrentava aqui alguns fariseus, alguns que se opunham a Ele, porque estavam muito presos ali à regra, mas se esqueceram de ler as profecias e entendê-las. E eles não entendiam que a profecia se cumpriria em Nosso Senhor, em Jesus Cristo. E por isso eles desconfiavam do Senhor, por isso eles questionavam o Senhor. Ainda estavam fechados.
E na verdade, meu irmão e minha irmã, quem tem um coração em Deus, tem um coração aberto às novidades de Deus. E o Senhor então queria entrar naqueles corações, mas o coração que não se abre, não consegue acolher a Deus, não consegue acolher a Jesus Cristo. Por isso Nosso Senhor, que é a novidade, apresenta aqui essa pequena parábola: “Não se coloca um remendo novo em roupa velha”.
Jesus é a novidade do Pai, Ele é a bênção do Pai, Ele é a nossa salvação
A roupa velha é essa mentalidade velha, é a prisão, a lei pela lei que, infelizmente, os fariseus e os mestres da Lei estavam. Esses odres velhos também são representados, aqui, através desses fariseus que não estavam acolhendo a novidade, o vinho novo que é Nosso Senhor Jesus Cristo.
Por isso o Senhor dizia que não combina, não dá certo o remendo novo em roupa velha, porque repuxa, rasga, o estrago fica maior ainda. Por isso o vinho novo deve ser colocado em odres novos. Ou seja, o recipiente novo, a pessoa deve ser nova para receber Nosso Senhor Jesus Cristo.
Os fariseus e os mestres da Lei precisavam fazer essa leitura: o novo (Jesus), n’Ele conseguimos enxergar que se cumpre a Sagrada Escritura, mas o coração fechado infelizmente não consegue reconhecer.
Meus irmãos, Nosso Senhor, hoje, nos chama a abrir a nossa mente e o nosso coração a Ele; Ele é a novidade do Pai, Ele é a bênção do Pai, Ele é a nossa salvação. Que o nosso coração esteja dilatado e aberto a Jesus, porque acolhendo-O, acolhemos a salvação.
E acolhendo Ele (a salvação), que também nos tornemos instrumentos de salvação na vida dos nossos. Levamos também a novidade, Jesus Cristo, aos nossos!
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Comentários
Postar um comentário