25/07/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Alcance o seu lugar servindo e amando o Senhor

 

SÃO TIAGO MAIOR APÓSTOLO E EVANGELIZADOR (Vermelho, Glória, Prefácio dos Apóstolos – Ofício da Festa)

Antífona de Entrada

Andando ao longo do mar da Galiléia, Jesus viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que consertavam suas redes. E ele os chamou (Mt 4,18.21).

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, que, pelo sangue de são Tiago, consagrastes as primícias dos trabalhos dos apóstolos, concedei que a vossa Igreja seja confirmada pelo seu testemunho e sustentada pela sua proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (2 Coríntios 4,7-15)

Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 4 7 temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós.

8 Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos.

9 Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos.

10 Trazemos sempre em nosso corpo os traços da morte de Jesus para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo.

11 Estando embora vivos, somos a toda hora entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus apareça em nossa carne mortal.

12 Assim em nós opera a morte, e em vós a vida.

13 Animados deste espírito de fé, conforme está escrito: "Eu cri, por isto falei", também nós cremos, e por isso falamos.

14 Pois sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará também a nós com Jesus e nos fará comparecer diante dele convosco.

15 E tudo isso se faz por vossa causa, para que a graça se torne copiosa entre muitos e redunde o sentimento de gratidão, para glória de Deus.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 125/126

Os que lançam as sementes entre lágrimas

ceifarão com alegria.

 

Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,

parecíamos sonhar;

encheu-se de sorriso nossa boca,

nossos lábios, de canções.

 

Entre os gentios se dizia: “Maravilhas

fez com eles o Senhor!”

Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,

exultemos de alegria!

 

Mudai a nossa sorte, ó Senhor,

como torrentes no deserto.

Os que lançam as sementes entre lágrimas

ceifarão com alegria.

 

Chorando de tristeza sairão,

espalhando suas sementes;

cantando de alegria voltarão,

carregando os seus feixes!

Evangelho (Mateus 20,20-28)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor (Jo 15,16).

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 20 20 aproximou-se a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e prostrou-se diante de Jesus para lhe fazer uma súplica.

21 Perguntou-lhe ele: "Que queres?" Ela respondeu: "Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda".

22 Jesus disse: "Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu devo beber?" "Sim", disseram-lhe.

23 "De fato, bebereis meu cálice. Quanto, porém, ao sentar-vos à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim vo-lo conceder. Esses lugares cabem àqueles aos quais meu Pai os reservou".

24 Os dez outros, que haviam ouvido tudo, indignaram-se contra os dois irmãos.

25 Jesus, porém, os chamou e lhes disse: "Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade.

26 Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo.

27 E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo.

28 Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão".

Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Purificai-nos, ó Deus, pela participação na paixão do vosso filho, para que, na festa de são Tiago, o primeiro dos apóstolos a beber o cálice do Senhor, ofereçamos um sacrifício que vos agrade. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus (Mt 20,22s).

Depois da Comunhão

Ajudai-nos, Senhor nosso Deus, pela intercessão do apóstolo São Tiago, em cuja festa recebemos com alegria os vossos dons sagrados. Por Cristo, nosso Senhor.

                          Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Marcio Prado - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Alcance o seu lugar servindo e amando o Senhor

“Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos” (Mateus 20,27-28).

 

Hoje, comemoramos a festa de São Tiago Maior, apóstolo do Senhor. Ele foi um daqueles primeiros discípulos que o Senhor chamou para trabalhar na Sua vinha, para trabalhar para o Reino, para anunciar a Boa Nova por este mundo. São Tiago Maior também foi mártir.

E o episódio do Evangelho que nós escutamos é um tanto engraçado, cômico, mas também muito sério. Aqueles dois discípulos, filhos de Zebedeu, pediram para a mãe falar com Jesus que eles queriam um lugar no Reino. Jesus, que falava a respeito da Sua Paixão, da Sua Morte, da Sua Ressurreição, um assunto tão sério, e aqueles dois discípulos pareciam que estavam voando — vamos dizer assim — estavam em outra órbita e foram pedir para ter um lugar no Reino.

E Jesus, por isso, disse a eles: “Mas vocês estão cientes do que estão pedindo? Vocês podem beber do cálice que eu vou beber?”. E eles prontamente disseram “Sim!”. Eles não sabiam ainda que cálice era. Era o cálice da Paixão, era o cálice da perseguição, era o cálice da entrega; era esse o cálice que Nosso Senhor estava dizendo.

O nosso lugar é servir e amar Nosso Senhor. Não status, não fama, não likes

Mas, de fato, a resposta deles, embora eles não tivessem tanta noção, eles responderam corretamente. De fato, eles depois puderam dar um testemunho do Senhor, eles puderam dar a vida por causa de Nosso Senhor, mas Jesus aproveitou a oportunidade. Porque eles pediram um lugar no Reino à direita, à esquerda, e Jesus aproveitou para dar essa lição: “Olha, no mundo há uma competição, no mundo busca-se o primeiro lugar, busca-se a fama, o status, mas entre vocês, meus discípulos, não deve ser assim. O primeiro deve ser o último e aquele que serve”.

Jesus aproveitou a situação para dizer para aqueles discípulos e para dizer para nós: “Não busque fama, não busque status, busque me servir”. A nossa felicidade, a nossa alegria, o nosso verdadeiro lugar, desculpe, não é à direita ou à esquerda. O nosso lugar é servir, esse é o nosso lugar, esse é o seu lugar!

São Tiago Maior e os demais Apóstolos aprenderam que não era necessário buscar um lugar, não era necessário buscar status, mas era necessário servir a Nosso Senhor.

Meus irmãos, a fama não salva ninguém, aliás, através da fama muitos se perderam. Quem salva é Cristo. E quem se coloca ao Seu serviço, muitas vezes, não terá palmas do mundo, mas quem serve por amor a Ele terá a palma da vitória, terá a coroa da vitória. É esse o nosso lugar: servir e amar Nosso Senhor! Não status, não fama, não likes, não, não, não… O nosso lugar é o serviço.

Sirvamos ao Senhor, que Ele cresça e nós diminuamos!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ