14/07/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Busque no Senhor o descanso necessário
XV SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória (Sl 16,15).
Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno desse nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura do livro do profeta Isaías.
26 7 O caminho do justo é reto; vós aplanais a senda do justo.
8 Seguindo a vereda de vossos juízos, Senhor, nós vos esperamos; por vosso nome e vossa memória nossa alma aspira.
9 Minha alma vos deseja durante a noite e meu espírito vos procura desde a manhã. Quando vossos juízos se exercem sobre a terra, os habitantes do mundo aprendem a justiça.
12 Senhor, proporcionai-nos a paz! Pois vós nos tendes tratado segundo o nosso procedimento.
16 Senhor, na tribulação, nós vos buscamos, e clamamos a vós na angústia em que vosso castigo nos abate.
17 Como uma mulher grávida, prestes a dar à luz, se retorce e grita em suas dores, assim estamos diante de vós, Senhor:
18 nós concebemos e sofremos para dar à luz (o vento), sem poder dar a salvação à nossa terra; não nasceram novos habitantes no mundo.
19 Que os vossos mortos revivam! Que seus cadáveres ressuscitem! Que despertem e cantem aqueles que jazem sepultos, porque vosso orvalho é um orvalho de luz e a terra restituirá o dia às sombras.
Palavra do Senhor.
O Senhor olhou a terra do alto céu.
Vós, Senhor, permaneceis eternamente,
de geração em geração sereis lembrado!
Levantai-vos, tende pena de Sião,
já é tempo de mostrar misericórdia!
Pois vossos servos têm amor aos seus escombros
e sentem compaixão de sua ruína.
As nações respeitarão o vosso nome,
e os reis de toda a terra, a vossa glória;
quando o Senhor reconstruir Jerusalém
e aparecer com gloriosa majestade,
ele ouvirá a oração dos oprimidos
e não desprezará a sua prece.
Para as futuras gerações se escreva isto,
e um povo novo a ser criado louve a Deus.
ele inclinou-se de seu templo nas alturas,
e o Senhor olhou a terra do alto céu,
para os gemidos dos cativos escutar
e da morte libertar os condenados.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
11 28 Disse Jesus: "Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.
29 Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.
30 Porque meu jugo é suave e meu peso é leve."
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, as oferendas da vossa Igreja em oração e fazei crescer em santidade os fiéis que participam deste sacrifício. Por Cristo, nosso Senhor.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele, diz o Senhor (Jo 6,56).
Alimentados pela vossa eucaristia, nós vos pedimos, ó Deus, que cresça em nós a vossa salvação cada vez que celebramos este mistério. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Marcio Prado - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Busque no Senhor o descanso necessário
“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso” (Mateus 11,28-29).
Estamos vivendo um tempo de muitos cansaços, porque trabalhamos — e, graças a Deus, trabalhamos bastante –, mas um cansaço que vai além do cansaço físico. É um cansaço mental, é um cansaço psíquico, é um cansaço diante de tantas informações e informações que, infelizmente, deformam ao invés de formar, informações que nos desviam ao invés de nos encaminhar. E isso cansa!
Assim como os discípulos, também o povo de Deus que estava ali escutando Nosso Senhor também estavam cansados, porque desejavam ver o Messias, desejavam o Salvador. E tinham tantos pseudomessias, tinham tantos que se levantavam naquele tempo como os salvadores, mas que não organizavam nada, que não davam conta de assistir o povo de Deus, eles estavam cansados.
E o verdadeiro pastor não larga as suas ovelhas, mas as acolhe, cuida das suas ovelhas. O verdadeiro pastor não terceiriza o seu serviço — “Que outros cuidem” ou então “Se virem, ovelhas”. Não! Mas Ele chama para si.
Achegue-se até Deus, é Ele quem pode lhe dar o verdadeiro descanso
E o Senhor chamou para si os Seus discípulos, chamou para si o povo de Deus. Ele também chama você para estar com Ele: “Vinde a mim”.
Você está cansado? Cansado do trabalho? Cansado dos seus relacionamentos? Cansado porque tem que dar conta e usa muito a mente? Cansado de tantas coisas? Descanse no Senhor. O Senhor, de braços abertos, quer acolher você: “Vinde a mim”. Vamos até Ele!
Filho e filha de Deus, não vá atrás das drogas, não vá atrás de relacionamentos que não sejam o seu relacionamento com a sua esposa, com o seu cônjuge. Não busque refúgio em coisas ou em pessoas, achegue-se até Deus, é Ele quem pode lhe dar o verdadeiro descanso, é Ele quem pode lhe dar a verdadeira alegria. Não vá aos outros, vá ao Outro, com “o” maiúsculo, o Outro, o Cristo, que pode lhe dar o descanso, que pode refazer as suas forças.
Descanse n’Ele, em Cristo Jesus, e tome o fardo d’Ele. Nosso Senhor garantiu aqui que o fardo d’Ele é leve, o fardo d’Ele que é o Seu amor, que é a Sua misericórdia, é leve. Tomemos a misericórdia d’Ele, tomemos o amor d’Ele sobre nós, descansemos n’Ele diante de tudo que estamos vivendo. E aí, descansando n’Ele, temos forças para prosseguir na nossa caminhada rumo ao Céu.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Comentários
Postar um comentário