16/07/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Escolha realizar a vontade do Pai em sua vida
NOSSA SENHORA DO CARMO (Branco, Glória, Prefácio de Maria Ofício da Festa)
Salve, ó santa mãe de Deus, vós destes à luz o rei, que governa o céu e a terra pelos séculos eternos.
Venha, ó Deus, em nosso auxílio a gloriosa intercessão de Nossa Senhora do Carmo para que possamos, sob sua proteção, subir ao monte que é Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Leitura da profecia de Zacarias.
2 14 “Solta gritos de alegria, regozija-te, filha de Sião. Eis que venho residir no meio de ti - oráculo do Senhor.
15 Naquele dia se achegarão muitas nações ao Senhor, e se tornarão o meu povo: habitarei no meio de ti, e saberás que fui enviado a ti pelo Senhor dos exércitos.
16 O Senhor possuirá Judá como seu domínio, e Jerusalém será de novo (sua cidade) escolhida.
17 Toda criatura esteja em silêncio diante do Senhor: ei-lo que surge de sua santa morada”. Palavra do Senhor.
O Poderoso fez por mim maravilhas
e santo é o seu nome.
A minha alma engrandece ao Senhor
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador.
Pois ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez por mim maravilhas
e santo é o seu nome!
Seu amor, de geração em geração,
chega a todos os que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada, os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.
Mateus 12,46-50
Aleluia, aleluia, aleluia.
Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
12 46 Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar.
47 Disse-lhe alguém: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te”.
48 Jesus respondeu-lhe: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”
49 E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
50 Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Socorra-nos, ó Pai, a humanidade do vosso Filho, que, ao nascer da virgem mãe, não diminuiu, mas consagrou a sua integridade. E fazei que ele, apagando os nossos pecados, vos torne agradáveis nossas oferendas. Por Cristo, nosso Senhor.
Feliz o seio da virgem Maria que trouxe o filho do eterno Pai (Lc 11,27).
Recebemos, ó Deus, o sacramento celeste, alegrando-nos nesta festa da virgem Maria. Concedei-nos a graça de imitá-la, servindo ao mistério da nossa redenção. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Marcio Prado - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Escolha realizar a vontade do Pai em sua vida
“E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: ‘Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe’” (Mateus 12,49-50).
Hoje, estamos em festa porque comemoramos Nossa Senhora do Carmo. No Evangelho de hoje, alguém disse a Jesus que Sua mãe e Seus irmãos estavam ali à Sua procura. E Jesus, então, respondeu apontando para os Seus discípulos que aquele que é Seu parente (pai, mãe e irmãos) é aquele que faz a vontade do Pai.
E é claro que a Virgem Maria, Nossa Senhora, fez em tudo a vontade do Pai, por isso que ela — podemos dizer — é duplamente Mãe de Jesus, duplamente parente de Jesus. Mãe, porque gerou; e Mãe também porque foi discípula do Pai, porque fez em tudo a vontade do Pai.
Maria já tinha uma sintonia com Deus, por isso Ele também a escolheu para ser a Mãe do Salvador, para ser a Mãe do Senhor. Maria fez a vontade do Pai, Maria se disponibilizou a acolher Jesus.
Deus não usou Maria como uma barriga de aluguel para gerar o Seu Filho. Maria era uma mulher virtuosa, e por isso ela foi escolhida para gerar o Santo. O Santo veio também de um ventre santo: o ventre de Nossa Senhora, da Virgem Maria.
Maria não emprestou o seu corpo, ela foi a escolhida porque ela era a Cheia de Graça, e assim o Anjo a saudou: “Ave, Cheia de Graça”. Até mudou o nome de Maria para “a Cheia de Graça” com aquela saudação.
Maria fez a vontade do Pai, Maria se disponibilizou a acolher Jesus
Maria foi a escolhida para ser a Mãe do Senhor. Maria apresentou ao mundo o Salvador, Maria fazia parte, então, sim, da família de Jesus, porque gerou no ventre, mas porque também gerou no coração Nosso Senhor e apresentou-O ao mundo.
Nesta festa de Nossa Senhora do Carmo, também precisamos gerar Nosso Senhor dentro do nosso coração e apresentá-Lo ao mundo. Essa festa e esse título de Nossa Senhora do Carmo, surgiu lá por volta do século XII, quando um grupo de eremitas foi buscar um refúgio contra a perseguição dos muçulmanos e encontraram este Carmelo, montaram esse Carmelo na Palestina, no monte onde Elias havia ali feito o seu contato com Deus.
Naquele tempo, os eremitas, um dos eremitas: Simão Stock, pediu um sinal para a proteção diante da investida dos inimigos, diante da perseguição, e Nossa Senhora apareceu e disse: “Recebe, filho amado, este escapulário de tua Ordem como um sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para os filhos do Carmelo. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo do inferno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e uma proteção sempiterna!”.
A Virgem Maria deu o sinal, então, a Simão Stock e à Comunidade Carmelita, quem fosse revestido daquele sinal, receberia a proteção. Meus irmãos, é claro que não é simplesmente um sinal externo, mas um compromisso interno, uma adesão a Nosso Senhor que nos dá a verdadeira e a plena proteção.
Revistamo-nos do escapulário de Nossa Senhora do Carmo, revistamo-nos de Cristo, Ele nos protege e salva-nos.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Comentários
Postar um comentário