27/07/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Busque, com alegria, o tesouro do Reino dos Céus

 

XVII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia)

Antífona de Entrada

Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo (Sl 67,6s.36)

Oração do dia

Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Jeremias 15,10.16-21)

Leitura do livro do profeta Jeremias.

15 10 “Ai de mim, ó minha mãe, que me geraste, para tornar-se objeto de disputa e de discórdia em toda a terra! Não sou credor nem devedor, e, no entanto, todos me maldizem.

16 Vede: é por vós que sofro ultrajes da parte daqueles que desprezam vossas palavras. Aniquilai-os. Vossa palavra constitui minha alegria e as delícias do meu coração, porque trago o vosso nome, ó Senhor, Deus dos exércitos!

17 Não me assentei entre os escarnecedores, para entre eles encontrar o meu prazer. Apoiado em vossa mão, assentei-me à parte, porque me havíeis enchido de indignação.

18 Por que não tem fim a minha dor, e não cicatriza a minha chaga, rebelde ao tratamento? Ai! Sereis para mim qual riacho enganador, fonte de água com que não se pode contar?

19 Eis a razão pela qual diz o Senhor: Se voltares, farei de ti o servo que está a meu serviço. Se apartares o precioso do que é vil serás como a minha boca. Serão eles, então, que virão a ti, e não tu que irás a eles.

20 Então, erguerei ante esse povo sólida muralha como o bronze. Será atacada, mas não conseguirão vencê-la, pois estarei a teu lado para proteger-te e te livrar - oráculo do Senhor. 21 Arrebatar-te-ei da mão dos maus e te libertarei do poder dos violentos”.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 58/59

Sois meu refúgio no dia da aflição.

 

Libertai-me do inimigo, ó meu Deus,

e protegei-me contra os meus perseguidores!

Libertai-me dos obreiros da maldade,

defendei-me desses homens sanguinários!

 

Eis que ficam espreitando a minha vida,

poderosos armam tramas contra mim.

Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime.

 

Minha força, é a vós que me dirijo,

porque sois o meu refúgio e proteção,

Deus clemente e compassivo, meu amor!

Deus virá com seu amor ao meu encontro,

e hei de ver meus inimigos humilhados.

 

Eu, então, hei de cantar vosso poder

e de manhã celebrarei vossa bondade,

porque fostes para mim o meu abrigo,

o meu refúgio no dia da aflição.

 

Minha força, cantarei vossos louvores,

porque sois o meu refúgio e proteção,

Deus clemente e compassivo, meu amor!

Evangelho (Mateus 13,44-46)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15).

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 13 44 “O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.

45 O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.

46 Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra".

Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Pai, os dons que recebemos da vossa bondade e trazemos a este altar. Fazei que estes sagrados mistérios, pela força da vossa graça, nos santifiquem na vida presente e nos conduzam à eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não esqueças nenhum de seus favores! (Sl 102,2)

Depois da Comunhão

Recebemos, ó Deus, este sacramento, memorial permanente da paixão do vosso filho; fazei que o dom da vossa inefável caridade possa servir à nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

                          Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Marcio Prado - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Busque, com alegria, o tesouro do Reino dos Céus

“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo” (Mateus 13,44).

 

Meus irmãos, estamos diante de uma parábola onde o Senhor fala a respeito do Reino e daquele que encontra o Reino, daquele que encontra a Palavra de Deus, daquele que encontra o Cristo e troca tudo por causa d’Ele.

Se nós, quando encontramos um produto, um objeto que nos é essencial, que vai nos ajudar na nossa vida, fazemos questão de adquiri-lo, quanto mais as coisas de Deus! Devemos também trocar tudo por causa d’Ele.

O Reino dos Céus — e o Senhor falando da eternidade, das coisas do Alto — o Reino dos Céus é como um tesouro escondido. Mas por que o tesouro não é logo apresentado, padre? Porque ele deve ser buscado. Tudo que vem fácil, vai fácil, não é assim? O tesouro precisa ser buscado, precisa ser conquistado. Porque, geralmente, quando ganhamos algumas coisas, nem damos valor. Mas quando conquistamos, damos valor.

Precisamos deixar aquilo que não nos faz bem por causa do tesouro, que é o Cristo

O Reino dos Céus, minha gente, é assim também! Fazemos um encontro, ouvimos a Palavra e fomos e somos despertados — “Eu preciso buscar mais o Reino”, “Preciso buscar mais Jesus, através da leitura da Palavra, através da visita ao Senhor no Santíssimo”. Encontramos o tesouro e Ele precisa ser buscado, é preciso haver um esforço.

E, aqui, o Senhor nos diz isso: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido. Um homem o encontra, vende todos os seus bens por causa daquele tesouro…” É isso que nós precisamos fazer: trocar tudo, deixar tudo e, principalmente, aquilo que não nos faz bem por causa do tesouro, que é o Cristo.

“Cheio de alegria, ele vendeu todos os seus bens para comprar aquele campo.” Meus irmãos, o campo também é a nossa Igreja; trocamos tudo por causa de Jesus, que está na Igreja; e, é claro, que nesse campo nós vamos encontrar os irmãozinhos que talvez não nos damos tão bem assim, mas ele está presente naquele campo, ele também está em busca daquele tesouro.

Por isso o tesouro, a busca pelo tesouro e o contato com ele também melhora todos aqueles que estão no campo, aqueles que estão na sua comunidade, aqueles que estão na sua igreja, na capela que você frequenta, no grupo que você frequenta. Trocamos tudo por causa do tesouro, o grande bem. E que este grande bem possa contagiar também todos aqueles que estão conosco neste campo!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ