17/07/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Procure estar sempre na presença do Senhor

 

XVI DOMINGO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio – IV Semana do Saltério)

Antífona de Entrada

É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).

Oração do dia

Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Gênesis 18,1-10)

Leitura do livro do Gênesis.

Naqueles dias, 1o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor do dia. 2Levantando os olhos, Abraão viu três homens de pé, perto dele. Assim que os viu, correu ao seu encontro e prostrou-se por terra. 3E disse: “Meu Senhor, se ganhei tua amizade, peço-te que não prossigas viagem sem parar junto a mim, teu servo. 4Mandarei trazer um pouco de água para vos lavar os pés, e descansareis debaixo da árvore. 5Farei servir um pouco de pão para refazerdes vossas forças, antes de continuar a viagem. Pois foi para isso mesmo que vos aproximastes do vosso servo”. Eles responderam: “Faze como disseste”. 6Abraão entrou logo na tenda, onde estava Sara, e lhe disse: “Toma depressa três medidas da mais fina farinha, amassa alguns pães e assa-os”. 7Depois, Abraão correu até o rebanho, pegou um bezerro dos mais tenros e melhores e deu-o a um criado, para que o preparasse sem demora. 8A seguir, foi buscar coalhada, leite e o bezerro assado e pôs tudo diante deles. Abraão, porém, permaneceu de pé, junto deles, debaixo da árvore, enquanto comiam. 9E eles lhe perguntaram: “Onde está Sara, tua mulher?” “Está na tenda”, respondeu ele. 10E um deles disse: “Voltarei, sem falta, no ano que vem, por este tempo, e Sara, tua mulher, já terá um filho”.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 14/15

Senhor, quem morará em vossa casa?

 

É aquele que caminha sem pecado

e pratica a justiça fielmente;

que pensa a verdade no seu íntimo

e não solta em calúnias sua língua.

 

Que em nada prejudica o seu irmão

nem cobre de insultos seu vizinho;

que não dá valor algum ao homem ímpio,

mas honra os que respeitam o Senhor.

 

Não empresta o seu dinheiro com usura

† nem se deixa subornar contra o inocente.

Jamais vacilará quem vive assim!

Leitura (Colossenses 1,24-28)

Leitura da carta de São Paulo aos Colossenses.

Irmãos, 24alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja. 25A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de vos transmitir a Palavra de Deus em sua plenitude: 26o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos. 27A estes Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória. 28Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo.

Palavra do Senhor.

Evangelho (Lucas 10,38-42)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Felizes os que observam a Palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15)

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”.

Palavra da salvação.


Sobre as Oferendas

Ó Deus, que no sacrifício da cruz, único e perfeito, levastes á plenitude os sacrifícios da antiga aliança, santificai, como o de Abel, o nosso sacrifício, para que os dons que cada um trouxe em vossa honra possam servir para a salvação de todos. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas. Ele dá o alimento aos que o temem (Sl 110,4s).

Depois da Comunhão

Ó Deus, permanecei junto ao povo que iniciastes nos sacramentos do vosso reino, para que, despojando-nos do velho homem, passemos a uma vida nova. Por Cristo, nosso Senhor.

                          Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Marcio Prado - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Procure estar sempre na presença do Senhor

“Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: ‘Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!’ O Senhor, porém, lhe respondeu: ‘Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada’” (Lucas 10,40-42).

 

Hoje, domingo, dia do Senhor, e somos presenteados por este Evangelho, meus irmãos. Estamos num mundo que corre, corre, corre… num mundo que é agitado por tantas informações, onde as pessoas acabam se deformando, são desinformadas, tantas informações, tanta correria. “E corre tanto para quê, padre?” Corre para ganhar tempo, para ter tempo para isso e para aquilo.

Mas, meus irmãos, aí perguntamos para aqueles que fazem tantas coisas e ganham tempo com aplicativos, com o carro, com isso, com aquilo: “Você ganhou tempo?”. “Não! Ainda não deu tempo de fazer o que gostaria”. Corre tanto e acaba não ganhando o tempo que gostaria.

O Evangelho de hoje, meus irmãos, ensina-nos que devemos “perder tempo” com coisas boas, “perder tempo” com aquilo que é essencial.

Maria quis estar com o Senhor, e Maria hoje é um sinal para mim e para você

Meus irmãos, quem se enfia demais no serviço, quem se aprofunda demais no fazer, no fazer… Faz loucuras e deixa aquilo que é essencial. Maria escolheu a melhor parte, precisamos escolher também a melhor parte!

Tem gente que tem coragem ainda de faltar à Missa de domingo, porque diz que não tem tempo. Faz tantas coisas durante a semana, mas quando é para agradecer a Deus, quando é para estar com o Senhor —  vou chutar aqui —, duas horas para se organizar, para tomar um banho, para chegar na paróquia com tempo, tal, beleza! Participa da Santa Missa, uma hora de Missa e pronto. Não tem coragem de perder tempo com o Autor do tempo, não tem coragem de dedicar tempo Àquele que é o Doador do tempo. Se nós soubéssemos, Aquele que nos dá o tempo e nos dá as Suas graças, estaríamos mais com Ele.

Maria quis estar com o Senhor, e Maria hoje é um sinal para mim e para você. Esteja com o Senhor, procure estar com Ele sempre. Sabe por quê? Porque o Senhor está sempre com você, Ele está sempre comigo. Dediquemos tempo a Ele, não nos deixemos envolver pela correria, mas corramos atrás de Cristo, estejamos aos pés d’Ele.

Precisamos de sabedoria, não precisamos? Precisamos de discernimento em várias situações. Sabe quem dá o discernimento? O Cristo. Estejamos aos Seus pés para que n’Ele nos abasteçamos e possamos, sim, trabalhar. E mesmo que tenhamos tantas atividades, façamos as nossas atividades sabendo que o Senhor está conosco. Que a consciência de que Deus está conosco, ajude-nos a encarar as coisas com mais tranquilidade. O Senhor está comigo, mas que eu esteja também sempre com Ele. Que você esteja sempre com Ele!

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ