22/07/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Que seu coração seja sensível à ação do Senhor

 

SANTA MARIA MADALENA - DISCÍPULA DE JESUS (Branco, Prefácio Comum ou dos Santos – Ofício da Memória)

Antífona de Entrada

O Senhor disse a Maria Madalena: Vai a meus irmãos e anuncia-lhes: subo a meu Pai e vosso Pai a meu Deus e vosso Deus (Jo 20,17).

Oração do dia

Ó Deus, o vosso filho confiou a Maria Madalena o primeiro anúncio da alegria pascal; dai-nos, por suas preces e a seu exemplo, anunciar também que Cristo vive e contemplá-lo na glória de seu reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Cântico 3,1-4)

Leitura do livro do Cântico dos Cânticos.

3 1 "Durante as noites, no meu leito, busquei aquele que meu coração ama; procurei-o, sem o encontrar.

2 Vou levantar-me e percorrer a cidade, as ruas e as praças, em busca daquele que meu coração ama; procurei-o, sem o encontrar.

3 Os guardas encontraram-me quando faziam sua ronda na cidade. ‘Vistes acaso aquele que meu coração ama?’

4 Mal passara por eles, encontrei aquele que meu coração ama. Segurei-o, e não o largarei antes que o tenha introduzido na casa de minha mãe, no quarto daquela que me concebeu".

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 62/63

A minha alma tem sede de vós, Senhor!

 

Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!

Desde a aurora ansioso vos busco!

A minha alma tem sede de vós,

minha carne também vos deseja

como terra sedenta e sem água!

 

Venho, assim, contemplar-vos no templo

para ver vossa glória e poder.

vosso amor vale mais do que a vida,

e por isso meus lábios vos louvam.

 

Quero, pois, vos louvar pela vida

e elevar para vós minhas mãos!

A minha alma será saciada

como em grande banquete de festa;

cantará a alegria em meus lábios

ao cantar para vós meu louvor!

 

Para mim fostes sempre um socorro;

de vossas asas à sombra eu exulto!

Minha alma se agarra em vós;

com poder vossa mão me sustenta.

Evangelho (João 20,1-2.11-18)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Responde-nos, ó Maria, no teu caminho o que havia? Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado!

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

20 1 No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.

2 Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!"

11 Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro.

12 Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

13 Eles lhe perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram".

14 Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu.

15 Perguntou-lhe Jesus: "Mulher, por que choras? Quem procuras?" Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: "Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar".

16 Disse-lhe Jesus: "Maria!" Voltando-se ela, exclamou em hebraico: "Rabôni!" (que quer dizer Mestre).

17 Disse-lhe Jesus: "Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: ‘Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus’".

18 Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.

Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Recebei, ó Pai, as oferendas que vos apresentamos na festa de santa Maria Madalena, cuja demonstração de amor vosso Filho acolheu com misericordiosa bondade. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

O amor de Cristo nos impele, para que os que vivem já não vivam para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou (2Cor 5,14s).

Depois da Comunhão

Ó Deus, a comunhão nos vossos mistérios infunda em nós aquele amor perseverantes que levou Maria Madalena a jamais separar-se do Mestre. Que vive e reina para sempre.

                          Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Marcio Prado - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Que seu coração seja sensível à ação do Senhor

“Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito” (João 20,18).

 

Meus irmãos, na comemoração, hoje, de Santa Maria Madalena, percebemos duas situações de muita tristeza, e a tristeza que cegou os olhos de Maria Madalena. Ela foi até o sepulcro, ela teve contato com Nosso Senhor, mas não percebeu que era o Senhor. Ela amava muito Nosso Senhor, mas a decepção também foi muito grande, e por isso que ela não enxergava.

Meus irmãos, quando a decepção é grande ou quando a tristeza é grande, e damos muito valor aos sofrimentos, não conseguimos, de fato, também enxergar.

Maria Madalena percebeu que era o Senhor, não quando O viu com seus olhos, mas quando O ouviu. Quando Jesus pronunciou o seu nome, ela percebeu que era o Senhor.  Precisamos também dessa sensibilidade!

No mundo que nos apresenta várias imagens, as imagens muitas vezes nos enganam. E é preciso enxergar, na verdade, com o coração. É necessário, na verdade, perceber as coisas com os ouvidos da fé, com o coração cheio de fé. Ter essa sensibilidade.

Peçamos essa graça ao Senhor, neste dia, de sermos sensíveis, de enxergarmos com o coração

Maria Madalena estava triste, ela estava ali entregue. Entregue à tristeza, não conseguia perceber o Senhor, mas quando ouviu a Sua voz — “É o Senhor! Mestre!”. E depois que Maria Madalena percebeu que era o Senhor, aí sim ela voltou para anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”.

Meus irmãos, hoje, são muitos os que precisam também do nosso testemunho. Por isso peçamos essa graça ao Senhor, neste dia, nesta festa, de sermos sensíveis, de enxergarmos com o coração, de fazermos o nosso contato de amor com o Senhor, mas também vamos sair por este mundo testemunhando: “Eu vi o Senhor”, para que mais pessoas, que também estão tristes e também estão aí entregues ao mal, voltem-se para o Senhor e sejam também sensíveis a este amor.

Que eu e você sejamos apóstolos, e sejamos apóstolos que tenham essa sensibilidade para perceber o Senhor e para testemunhá-Lo neste mundo.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ