08/07/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Persevere até o fim para alcançar o Céu
XIV SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde Ofício do Dia)
Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).
Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura da profecia de Oseias.
Assim fala o Senhor: 14 2 “Muni-vos de palavras (de súplicas) e voltai ao Senhor. Dizei-lhe: ‘Perdoai todos os nossos pecados, acolhei-nos favoravelmente. Queremos oferecer em sacrifício a homenagem de nossos lábios.
3 O assírio não nos salvará, não mais montaremos nossos cavalos, e não mais teremos como Deus obra alguma de nossas mãos, porque só junto de vós encontra o órfão compaixão’.
4 Curarei a sua infidelidade, amá-los-ei de todo o coração, (porque minha cólera apartou-se deles)’.
5 Serei para Israel como o orvalho; ele florescerá como o lírio, e lançará raízes como o álamo.
6 Seus galhos estender-se-ão ao longe, sua opulência igualará à da oliveira e seu perfume será como o odor do Líbano.
7 (Os de Efraim) virão sentar-se à sua sombra. Cultivarão o trigo. Crescerão com a vinha. E serão famosos como o vinho do Líbano.
8 Que terá ainda Efraim de comum com os ídolos? Eu mesmo, que o afligi, torná-lo-ei feliz. Eu sou como o cipreste sempre verde: graças a mim é que produzes fruto.
9 Quem é sábio atenda a estas coisas! Que o homem inteligente reflita nelas, porque os caminhos do Senhor são retos. Os justos andam por eles, mas os pecadores neles tropeçam”.
Palavra do Senhor.
Minha boca anunciará vosso louvor!
Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
Lavai-me todo inteiro do pecado
e apagai completamente a minha culpa!
Mas vós amais os corações que são sinceros,
Na intimidade me ensinais sabedoria.
Aspergi-me e serei puro do pecado,
E mais branco do que a neve ficarei.
Criai em mim um coração que seja puro,
Dai-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face
Nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
Dai-me de novo a alegria de ser salvo
E confirmai-me com espírito generoso!
Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,
e minha boca anunciará vosso louvor!
Aleluia, aleluia, aleluia.
Quando o paráclito vier, o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a toda a verdade, lembrar-vos-á de tudo o que eu tenho falado (Jo 16,13; 14,26).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10 16 "Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas.
17 Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas.
18 Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos.
19 Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer.
20 Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós.
21 O irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e os matarão.
22 Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
23 Se vos perseguirem numa cidade, fugi para uma outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que volte o Filho do Homem".
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Possamos, ó Deus, ser purificados pela oferenda que vos consagramos; que ela nos leve, cada vez mais, a viver a vida do vosso reino. Por Cristo, nosso Senhor.
Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! (Sl 33,9)
Nós vos pedimos, ó Deus, que, enriquecidos por essa tão grande dádiva, possamos colher os frutos da salvação sem jamais cessar vosso louvor. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Marcio Prado - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Persevere até o fim para alcançar o Céu
“O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo” (Mateus 10,21-22).
O Evangelho de hoje apresenta a perseguição anunciada por Jesus, em que os Seus discípulos passariam e aqueles que seguissem a Nosso Senhor também passariam, passaram, passam e passarão.
Aqueles que seguem a Nosso Senhor Jesus Cristo, trazem a marca do Cristo e buscam viver a vontade d’Ele, por isso nem sempre são entendidos, até mesmo pelos de sua casa. Talvez você já tenha escutado alguns sacerdotes dizendo: “Meu pai e minha mãe não concordaram com a minha vocação”; alguns religiosos dizendo: “Que loucura! É perda de tempo!”, mas quem encontrou um grande amor, sabe que seguir a Nosso Senhor não é perda de tempo, mas é ganhar tempo, é ganhar o Reino dos Céus.
Aqueles que dão o passo para seguir Nosso Senhor e servir-Lhe ganham o Céu com a graça e com a misericórdia de Deus, mas ganham também muitos inimigos, porque a proposta do Evangelho, a Palavra que Jesus ensinou, os Seus mandamentos, nem sempre são agradáveis: “Amar o inimigo”, “Rezar por aqueles que me perseguem”, “Dar o perdão”. São palavras que o mundo nem sempre gosta de ouvir, nem gosta, principalmente, de praticar de jeito nenhum.
O Evangelho é duro até mesmo com os de casa, diz aqui Nosso Senhor. Haveria, então, conflito entre as pessoas da própria casa, mas Nosso Senhor fez essa observação, fez essa profecia para que nós nos acalmássemos.
Por causa do Céu, vale a pena passar por qualquer prova, por qualquer dificuldade
Se, hoje, você vive conflitos dentro da sua casa, não estranhe, é assim mesmo, é por causa da Palavra de Deus, é por causa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas o Senhor finalizou aqui este versículo — melhor dizendo, que eu disse aqui para você — dizendo: “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”.
Quem perseverar até o fim no amor a Deus, no amor ao próximo, quem perseverar até o fim no perdão, quem perseverar até o fim, buscando a santidade, buscando sempre fazer a vontade do Senhor; quem perseverar até o fim, mesmo diante do ódio das pessoas em volta, das pessoas até mesmo de casa, quem perseverar até o fim, esse será salvo. Que o Senhor nos ajude a fazer esse caminho de perseverança.
Persevere! Mesmo que as pessoas ao seu lado não estejam seguindo Nosso Senhor, a resposta é pessoal, diga a Nosso Senhor: “Eu o sigo, Senhor”, “Eu lhe sirvo, Senhor”, “Eu o amo, Senhor”. Não se importe tanto se as pessoas ao seu lado não vão acolher o Evangelho. Acolha-o você e, consequentemente, que elas sejam atingidas pelo seu testemunho, mas principalmente elas sejam atingidas pela graça de Deus. Não é pelo seu esforço, é pela graça do Senhor.
Quanto a mim e quanto a você, perseveremos até o fim. E por causa do Céu, vale a pena passar por qualquer prova, por qualquer dificuldade, até mesmo dentro de casa, mas em vista do Céu, perseveremos até o fim.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Comentários
Postar um comentário