28/07/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Lance suas redes e selecione bons peixes para o Reino
XVII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde Ofício do Dia)
Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo (Sl 67,6s.36)
Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura da profecia de Jeremias.
18 1 Foi dirigida a Jeremias a palavra do Senhor nestes termos:
2 “Vai e desce à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minha palavra”.
3 Desci, então, à casa do oleiro, e o encontrei ocupado a trabalhar no torno.
4 Quando o vaso que estava a modelar não lhe saía bem, como sói acontecer nos trabalhos de cerâmica, punha-se a trabalhar em outro à sua maneira.
5 Foi esta, então, a linguagem do Senhor: “casa de Israel, não poderei fazer de vós o que faz esse oleiro?” - oráculo do Senhor.
6 “O que é a argila em suas mãos, assim sois vós nas minhas, Casa de Israel”.
Palavra do Senhor.
Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!
Bendize, minha alma, ao Senhor!
Bendize, minha alma, ao Senhor!
Bendirei ao Senhor toda a vida,
Cantarei ao meu Deus sem cessar!
Não ponhais vossa fé nos que mandam,
Não há homem que possa salvar.
Ao faltar-lhe o respiro, ele volta
Para a terra de onde saiu;
Nesses dias seus planos perecem.
É feliz todo homem que busca
Seu auxílio no Deus de Jacó
E que põe no Senhor a esperança.
O Senhor fez o céu e a terra,
fez o mar e o que neles existe.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Abre-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
13 47 “O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie.
48 Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta.
49 Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meio dos justos
50 e os arrojarão na fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes.
51 Compreendestes tudo isto? Sim, Senhor, responderam eles.
52 Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos céus é comparado a um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas”.
53 Após ter exposto as parábolas, Jesus partiu.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Pai, os dons que recebemos da vossa bondade e trazemos a este altar. Fazei que estes sagrados mistérios, pela força da vossa graça, nos santifiquem na vida presente e nos conduzam à eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não esqueças nenhum de seus favores! (Sl 102,2)
Recebemos, ó Deus, este sacramento, memorial permanente da paixão do vosso filho; fazei que o dom da vossa inefável caridade possa servir à nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Marcio Prado - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Lance suas redes e selecione bons peixes para o Reino
“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam” (Mateus 13,47-48).
Jesus, aqui, continua a contar as Suas parábolas, continua a ensinar os Seus discípulos e a nos ensinar. Ele diz aqui, então, que o Reino é como a rede que é lançada e que recolhe todo tipo de peixe; vários peixes, peixes bons e peixes não bons. Os pescadores puxam e depois selecionam aqueles bons peixes.
Meus irmãos, na nossa caminhada de fé, na barca da vida, na nossa caminhada cristã, é esta experiência que nós fazemos. Como evangelizadores, lançamos as redes; como peixes que também fomos ou somos, um dia nós também fomos pescados, fomos chamados por Nosso Senhor e, agora, somos chamados a lançar as redes.
Não se decepcione se, na sua rede, vierem peixes ruins, é assim mesmo! Nem sempre nós teremos êxito na nossa pescaria, nem sempre tudo vai dar certo. Quem o enganou, dizendo que tudo vai dar certo na vida? Nosso Senhor nos ensina, na Sua Palavra e com a Sua vida, que nem tudo, aparentemente, vai dar certo.
Um dia, nós também fomos pescados, fomos chamados por Nosso Senhor; agora, somos chamados a lançar as redes
A vida do próprio Jesus foi um aparente fracasso. Ele foi deixado, Ele foi crucificado, mas Ele tirou boas lições daquilo que foi ruim. Também nós, na nossa caminhada, podemos tirar e devemos tirar boas lições daquilo que foi ruim na nossa vida.
O Reino dos Céus vai ser assim: haverá o lançamento das redes e virão peixes de tudo quanto é tipo, mas, aí, depois, vem a seleção. Na sua caminhada de fé, na minha caminhada de fé, também assim aconteceu. Colhemos de tudo, mas depois fomos selecionando o que é bom, o que é essencial.
Jesus é o essencial! Que nós fiquemos com aquilo que é essencial na nossa vida. Busquemos o Senhor em primeiro lugar e estejamos a serviço do Seu Reino, sabendo que teremos derrotas e vitórias, teremos coisas boas e ruins, mas, no final, é Ele que sempre vence.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Comentários
Postar um comentário