23/08/2018 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA


SANTA ROSA DE LIMA PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA (Branco, Glória, Prefácio das Virgens Ofício da Festa)
Antífona de entrada
Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando este dia festivo em honra da virgem santa Rosa de Lima. Conosco alegram-se os anjos e glorificam o Filho de Deus.
Oração do Dia 23/08/2018
Ó Deus, que inspirastes santa Rosa de Lima, inflamada de amor, a deixar o mundo, a servir os pobres e a viver em austera penitência, concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e gozar no céu as vossas delícias. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - 2 Coríntios 10,17-11,2
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 10 17 quem se gloria, glorie-se no Senhor.
18 Pois merece a aprovação não aquele que se recomenda a si mesmo, mas aquele que o Senhor recomenda.
11 1 Oxalá suportásseis um pouco de loucura de minha parte! Oh, sim! Tolerai-me.
2 Eu vos consagro um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura.
Palavra do Senhor.
Salmo – 148
Vós, jovens, vós, moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor! 

Louvai o Senhor Deus nos altos céus,
Louvai-o no excelso firmamento!
Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o,
Louvai-o, legiões celestiais.

Reis da terra, povos todos, bendizei-o,
E vós, príncipes e todos os juízes;
E vós, jovens, e vós, moças e rapazes,
Anciãos e criancinhas, bendizei-o!
Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.

A majestade e esplendor de sua glória
Ultrapassam em grandeza o céu e a terra.
Ele exaltou seu povo eleito em poderio,
Ele é o motivo de louvor para os seus santos.
É um hino para os filhos de Israel,
Este povo que ele ama e lhe pertence.

Evangelho – Mateus 13,44-46
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ficai em meu amor, assim fala o Senhor; quem em mim permanece e no qual permaneço, esse dá muito fruto! (Jo 15,9.5)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 13 44 disse Jesus: “O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.
45 O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.
46 Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra”.
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Ó Pai celeste, recebei os dons que vos apresentamos ao celebrar a festa da virgem santa Rosa de Lima e, por este sacrifício, concedei que a nossa vida, como oferenda permanente, seja agradável aos vossos olhos. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Considero perda todas as coisas, comparadas com o valor insuperável do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e considero lixo a fim de ganhar a Cristo e estar com ele (Fl 3,8s).
Depois da Comunhão
Senhor, nosso Deus, pela participação no Corpo e no Sangue do vosso Filho, concedei-nos apreciar de tal modo os bens que perecem, que, a exemplo de santa Rosa Lima, cresçamos na caridade e alcancemos os bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Encontremos o tesouro do Reino de Deus em nosso coração

É preciso que, no encontro pessoal com Deus, o nosso coração esteja envolvido e tomado pela presença do Senhor

O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo (Mateus 13,44).
Hoje, celebramos a Virgem Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina. Uma jovem terceira dominicana, filha de imigrantes espanhóis que, na sua juventude, uma beleza esplêndida, consagrou toda a sua vida a Deus.
Sabe por que Santa Rosa consagrou sua vida a Deus? Pela paixão que ela descobriu, no seu coração, pelo Reino de Deus, um amor excelso pelas coisas do Céu. Rosa foi a jovem que encontrou esse campo, onde está o tesouro mais precioso. Ela encontrou o Reino dos Céus, por isso abriu mão de todas as outras coisas, para dedicar-se, exclusivamente, a esse tesouro.
Você precisa descobrir qual é o tesouro da sua vida, precisa descobrir o que, de fato, dá sentido a sua vida e sua existência. Ao descobrir esse tesouro, você vai dedicar-se a ele, vai deixar que ele ilumine e direcione todos os passos da sua vida.
Podemos nos encontrar com Jesus, mas não basta nos encontrarmos com Ele, é preciso nos enamorarmos pelo Senhor e por Seu Reino. É preciso que, nesse encontro pessoal com Deus, o nosso coração e os nossos afetos estejam todos envolvidos e tomados pela presença do Senhor. Você pode ser um jovem solteiro, pode ser uma pessoa já casada, não importa, o importante é que encontremos esse tesouro e nele o nosso coração.
Nesse tesouro, estará a nossa motivação, a nossa razão de viver, alegria e contentamento a cada dia. Passamos pelas decepções e pelas dificuldades da vida, mas não nos prostramos, porque temos uma razão maior de viver. Essa razão maior de viver, essa paixão da nossa vida não nos deixa prostrados, mesmo diante das decepções que temos com os amores deste mundo, com as situações que nos decepcionam com essa ou aquela situação.
O nosso tesouro maior não é essa pessoa nem esse bem, o nosso tesouro maior é Jesus, é n’Ele que colocamos o nosso coração, é n’Ele que colocamos a nossa vida, a razão do nosso viver, da nossa existência, daquilo que fazemos. Busque esse tesouro, entregue o seu coração para ele, coloque em Jesus a sua razão de viver.
Rosa tinha uma paixão extraordinária pela Virgem Maria e por Jesus na Eucaristia. Quando nós descobrimos o tesouro escondido por trás da Eucaristia, o nosso coração se rejubila e se deixa consumir pela presença real e amorosa de Jesus no meio de nós.
Deus abençoe você! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ