São Pio X - Papa


Seu nome de batismo era José Melquior Sarto, oriundo de família humilde e numerosa. Nasceu numa pequena aldeia italiana no dia 02 de junho de 1835. Desde cedo, José demonstrava ser muito inteligente e, por causa disso, seus pais fizeram grande esforço para que ele estudasse. Todos os dias, durante quatro anos, o menino caminhava com os pés descalços por quilômetros a fio, tendo no bolso apenas um pedaço de pão para o almoço. Desde cedo manifestou a vontade de ser padre.
Mesmo com a morte do pai, o menino entrou no seminário e aos vinte e três anos recebeu a ordenação sacerdotal. Teve uma rápida ascensão dentro da Igreja. Primeiro foi vice-vigário em uma pequena aldeia, depois vigário de uma importante paróquia, cônego, cardeal de Veneza e, após a morte do grande Papa Leão XIII, ele foi eleito seu sucessor, com o nome de Papa Pio X, em 1903.
No Vaticano, José Sarto continuou sua vida no rigor da simplicidade, modéstia e pobreza. Surpreendeu o mundo católico quando adotou como lema de seu pontificado "restaurar as coisas em Cristo". Realizou algumas renovações dentro da Igreja, criando bibliotecas eclesiásticas e reformas nos seminários.
Sua intensa devoção à Eucaristia permitiu que os fiéis pudessem receber a comunhão diária e que a Primeira Comunhão fosse ministrada às crianças a partir dos sete anos de idade. Instituiu o ensino do Catecismo em todas as paróquias e para todas as idades, como caminho para recuperar a fé.

Padre Pio imergiu na oração para aderir, sempre mais, aos desígnios divinos” e “por meio da celebração da Santa Missa – que era o coração do seu dia e a plenitude da sua espiritualidade –, atingiu um elevado nível de união com Deus.
Além disso, destacou como nesse mesmo período “recebeu dons místicos especiais, que precederam os sinais da Paixão de Cristo em sua carne”.

Com 31 anos de idade, um fato extraordinário e sobrenatural (estigmas) marcou a vida do padre italiano, na manhã do dia 20 de setembro de 1918.
Pio estava rezando ajoelhado diante do crucifixo do coro de uma pequena igreja, quando misteriosamente partes do seu corpo começaram a sangrar. As marcas profundas eram semelhantes às marcas do corpo de Cristo quando foi crucificado.
As feridas estavam nas mãos e nos pés, que foram pregados na cruz; nas costas, por causa das chibatadas; e na cabeça, em razão da coroa de espinhos. Elas representavam uma maneira de os fiéis se identificarem com o sofrimento de Jesus.
Este fenômeno extraordinário atraiu a atenção de médicos, estudiosos, jornalistas, e pessoas de todas as partes do mundo. O padre Pio foi o primeiro sacerdote estigmatizado na história da igreja e então santo pela Igreja Católica e conviveu com as chagas durante o resto de sua vida. Morreu no dia 20 de agosto de 1914, aos setenta e nove anos e só em 1954 ele foi oficialmente canonizado.
O corpo de São Pio foi sepultado no porão sob a estrutura da igreja de Umm al-Naam, onde as marcas das feridas de Cristo desapareceram em seu corpo na véspera de sua morte. Um cirurgião ficou encarregado pelo santo durante meio século e viu sua incapacidade de um dos melhores médicos para analisar, tratar e substituir qualquer coisa nele. No corpo de São Pio, ainda bombeia sangue na cintura.
É um grande mistério para a ciência explicar. Todos os estudos realizados ao seu corpo concluíram que não há explicação científica ou médica para o que está acontecendo…

Corpo do Santo Padre Pio continua ainda está preservado em San Giovanni Rotondo, na Itália.
Reflexão Pio X não foi apenas um teólogo. Foi um pastor dedicado e, sobretudo, extremamente devoto, que sentia satisfação em se definir como "um simples pároco do campo". Em seu sepulcro está escrito: Pio Décimo, pobre e rico, suave e humilde, de coração forte, lutador em prol dos direitos da Igreja, esforçado na tarefa de restaurar em Cristo todas as coisas.
O grande ministério do Padre Pio foi o de atender confissões. Ele dedicava horas diárias a este ministério de cura e libertação e era favorecido com dons extraordinários, que ajudavam os fiéis a confessarem os pecados mais escondidos. 
Oração: Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Pio X governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ