COMO VENCER O PECADO - Formação continuada da FÉ


O pecado escraviza (Rm 7,21-23). É por isso que é tão difícil vencer o pecado, contudo, é possível vencer o pecado com a ajuda de Jesus e viver de forma diferente.
Algumas pessoas pensam que a partir do momento em que o homem pratica o sacramento da confissão e é convertido a Cristo, instantaneamente ele vence o pecado e deixa de estar sujeito a ele.
Não é bem assim, a Bíblia dá conselhos práticos para vencer o pecado.
O apóstolo Paulo reprovou esse ensino severamente durante o seu ministério. Ele escreveu que “aonde abundou o pecado superabundou a graça (Rm 5:20). Mas imediatamente ele tratou de garantir que nenhuma interpretação equivocada sobre isso prevalecesse na Igreja. Ele deixou claro que o cristão precisa vencer o pecado em sua vida, isto é, não se conformar com a prática do pecado. (Rm 5-6).
Jesus veio para nos libertar dessa escravidão. Com sua vida, morte e ressurreição, Jesus mostrou que é possível vencer o pecado e viver de forma diferente. Sozinhos, não conseguimos, mas com Jesus podemos vencer!
A Bíblia ensina que, para vencer o pecado, você precisa:

Se arrepender, esse é o primeiro passo – reconhecer o erro, aceitar que é errado e decidir mudar, contudo, sozinho você não consegue mudar a situação, mas Deus está pronto para perdoar e lhe ajudar a mudar.

Foi por isso que Jesus veio. Ele levou o castigo pelos seus pecados lá na cruz. Agora, se você reconhece que errou e quer mudar, você pode pedir perdão a Deus e crer que Jesus vai lhe salvar do pecado e do castigo (Rm 10, 9-10).
Quando você declara Jesus como seu salvador, ele entra em seu coração e muda sua vida.
A grande dificuldade em vencer o pecado é a falta de força e motivação. Você precisa de ajuda. Na fraqueza, Deus tem a força que você precisa para vencer. Peça Sua ajuda. Nada é impossível para Deus (Mt 19, 26). 
Não desista. Ser salvo não significa que agora você nunca mais vai tropeçar. Vencer o pecado pode levar tempo mas Deus lhe ama e está sempre pronto para lhe perdoar quando você reconhece seu erro e pede perdão. Continue lutando e Ele vai lhe ajudar a vencer o pecado!
Jesus disse que todo pecado começa por dentro (Mc 7, 21-23). Por isso, é muito importante atacar a raiz do problema: a tentação.
Quais são os pensamentos, as atitudes, os lugares ou as situações que despertam seu pecado? Evite-os, lute contra eles. Combata os pensamentos e atitudes erradas com a palavra de Deus.
Você pode mudar seus pensamentos (Rm 12,1-2). Procure encher seus pensamentos mais com as coisas de Deus, orando, lendo a Bíblia, refletindo em coisas boas e indo para a igreja. Pense nas consequências de seu pecado e, se você machucou alguém, vá e peça perdão. Pense em outras atitudes que você pode ter em vez de pecar. E confie sempre em Jesus.
Atenção! Os pecados mais difíceis de combater são os que se tornaram um hábito.
Portanto, mesmo ainda possuindo a velha natureza pecaminosa, o cristão genuíno não deve viver uma vida segundo os padrões do pecado. Isto acontece porque ele está despido do velho homem e vestido do novo homem (Efésios 4:22-24).
Logo, será conhecido por ter uma vida caracterizada pelas virtudes do fruto do Espírito Santo, refletindo em sua conduta o caráter de Cristo. Assim, o cristão verdadeiro que vence o pecado é conhecido por ser diferente. Ele reconhecido como alguém longânimo, bondoso, fiel, temperado etc.
A graça de Deus é infinitamente maior e mais poderosa, a ponto de não apenas perdoar e anular o pecado daqueles que são vestidos de justiça pelos méritos de Cristo, mas de superá-lo de forma transbordante trazendo vida eterna (Rm 5:21).
Acompanhe os post´s para fortalecer-se na FÉ, com ESPERANÇA e vivendo o AMOR - 1Cor 13,13. :)

A paz de Cristo e até breve!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ