PERDÃO - Formação continuada da FÉ


A Bíblia ensina que Jesus morreu na cruz para pagar o preço total; o perdão de Deus é de graça (Efésios 2:8-9). Todos nós pecamos e precisamos de perdão. Perdoar significa não cobrar mais as ofensas.

Para quem aceita Jesus como seu salvador e se arrepende, todos os seus pecados são perdoados, não precisa viver com culpa (Romanos 8:1-2).

Deus se alegra quando alguém se arrepende dos seus pecados (Lucas 15:10), porque quem está arrependido está pronto a mudar de vida, de atitude, rejeitando o pecado e se voltando para Deus para abraça-lo.

Quem se arrepende e aceita Jesus como seu salvador recebe o perdão total de Deus (Atos dos Apóstolos 2:38).
Tal como Deus nos perdoou, nós também devemos perdoar quem nos ofende. Quando você perdoa alguém, você reflete o perdão de Deus, que lhe ama tanto que decidiu não exigir punição pelos pecados que você cometeu.
Em Mateus 18:23-35, Jesus contou uma parábola sobre um homem que devia muito dinheiro ao seu senhor. O senhor perdoou sua dívida mas depois esse homem não perdoou uma dívida muito menor ao seu companheiro. Quando soube disso, seu senhor ficou muito zangado, porque ele recebeu perdão mas não quis oferecer perdão.
Nossas ofensas contra Deus são muito maiores que as ofensas que outros cometem contra nós. Mesmo assim, Deus nos perdoa. Nós também devemos seguir o exemplo de Deus e perdoar quem nos ofende. Se não perdoamos, mostramos que não entendemos o perdão de Deus.
Perdoar é uma decisão que tomamos, que depois tem efeitos em seus sentimentos. Se você tem dificuldade em perdoar alguém, peça ajuda a Deus para perdoar.

Passos para perdoar:

Enfrentar o problema

Há coisas pequenas que podemos ignorar, porque não são um problema. Mas há coisas erradas que não podemos ignorar. Fazer de conta que não há um problema não vai ajudar, só vai piorar as coisas a longo prazo. Você precisa aceitar que há um problema e decidir resolvê-lo com a ajuda de Deus.

Reconhecer seus sentimentos

É natural sentir zangado, frustrado, triste, machucado, quando alguém peca contra você. Fingir que você não sentiu nada, que está tudo bem, é engano. Conte para Deus o que você sentiu e sente sobre a situação. Deus entende.
Com o tempo, a dor deve diminuir. Se não diminuir, peça para Deus te ajudar a não ficar preso nesses sentimentos (Mateus 11:28). É importante aprender a lidar com os sentimentos de uma forma saudável.

Declarar o perdão

Decida perdoar a pessoa que machucou você. Tente compreender que Jesus já pagou o preço pelos pecados dessa pessoa, tal como pelos seus (Colossenses 3:13). Perdoar não é dizer que não tem problema o que essa pessoa fez. Perdoar é viver sem deixar que as consequências do pecado te destruam.
Diga para Deus que você perdoa essa pessoa. Diga os pecados que você perdoa dessa pessoa. Decida largar o ressentimento. Entregue tudo a Deus, deixe Ele lidar com a outra pessoa. Se a pessoa vier pedir perdão, diga-lhe que você a perdoa.
E é ainda possível que você precise se perdoar a si mesmo. Se Deus perdoa, então você também deve.

Renunciar o pecado

Quando alguém peca contra nós, é fácil retrucar pecando também. Se você pecou, peça perdão a Deus por sua atitude e peça Sua ajuda para não voltar a fazer o mesmo no futuro. Procure formas de expressar seus sentimentos de maneira santa. Os sentimentos não são o problema, é o que fazemos com eles que pode ser mau (Efésios 4:26).
Muitas vezes, quando alguém nos machuca deixa marcas (depressão, ideias erradas sobre si, medo...). Peça a Deus para sarar suas feridas. Se você deixar, Sua verdade restaurará você. Não deixe o pecado vencer.

Quantas vezes devo perdoar?

Jesus disse que devemos perdoar muitas vezes (Mateus 18:21-22). Não devemos guardar conta do número de vezes que perdoamos. Lembre-se, Deus perdoou você por todos seus pecados. Você também deve perdoar os pecados dos outros, mesmo se não pedirem perdão.
Só porque você perdoa não significa que essa pessoa merece sua confiança. Isso vai ter de ser conquistado de volta aos poucos. Também não significa sempre voltar a ter um relacionamento com a pessoa. Há casos em que é melhor ficar afastado de outra pessoa, mesmo tendo perdoado, para seu próprio bem e segurança.

Arrependi-me e pedi perdão, mas ainda me sinto culpado. Deus me perdoou?

Sim, mas o diabo tenta te acusar, para que você sinta que não está perdoado e cair (Apocalipse 12:10). Quando você se arrepende mas ainda se sente culpado, você deve rejeitar esse sentimento, porque é enganador (Romanos 8:33-34). 
Acompanhe os post´s para fortalecer-se na FÉ, com ESPERANÇA e vivendo o AMOR - 1Cor 13,13. :)

Fiquem com Deus e até breve!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ